domingo, 19 de agosto de 2007

iMovie '08 review: nova versão não será propriamente um sucesso...


A equipa do iClub publicou um artigo sobre o iMovie'08 não ser propriamente um sucesso

Acresce ainda de o americano David Pogue, jornalista e critico informático do New York Times, ter publicado no seu artigo "Apple Takes a Step Back With iMovie ’08" aquilo que lhe pareceu a nova versão do editor de video iMovie'08.

E não teve meias-medidas,  deixando alguns comentários que de certeza traduzirão bem o estado de alma dos mac users de anteriores iMovie:
"But honestly. To rephrase (and sanitize) the wailing on the discussion boards: What the [bleep]! What was Apple thinking?"

"I can't remember any software company pulling a stunt like this before: throwing away a fully developed, mature, popular program and substituting a bare-bones, differently focused program under the same name.

I've used the real iMovie to edit my Times videos for three years now. The results are perfectly convincing as professional video blog work. But the new version is totally unusable for that purpose. It's unusable, in fact, for anyone doing professional work that requires any degree of precision."

Pois é mesmo assim a mais recente versão. Andou para trás na sua essência. Assino por baixo de tudo que o David Pogue refere e deste artigo e digo: este novo iMovie '08 é um extraterrestre.
A Apple, mais uma vez, está borrifar-se para os clientes, especificamente os utilizadores de iMovie de longa data.

A Apple na sua longa tradição de rápida adopção de novas tecnologias e novos métodos informáticos, deu aqui um salto rápido demais para o futuro do iMovie.
A Apple este ano renovou o seu nome, e aquando da transição para processadores Intel renovou o nome de todo o seu hardware Mac (todos passaram a ter a palavra Mac presente) e deveria fazer uma reposição do iLife e dos nomes das suas aplicações. Deveria retirar o "i" aos programas não destinados à net (como o iDVD) e colocar o "i" naqueles claramente vocacionados.

Quando há 10 anos atrás lançou o iMac (bondi blue), com ele a Apple lançou a toda a comunidade informática o conceito da integração com a internet. Essa era a razão do iMac original não ter leitor de disquete pois o total do seu conteúdo (1,4Mb) poderia ser enviado pela internet facilmente. Por isso se chamava iMac (internet Mac).

A razão de evocar este argumento é que o mesmo conceito de internet foi agora adaptado ao iMovie '08, ou seja ao internet movie e agora devemos pensar neste editor de video como aplicação orientada para a publicação de conteúdos na internet e dispositivos portáteis. Este tipo de video não é para se perder imenso tempo com preciosismos mas sim com a facilidade com que se pode publicar algo na net (blog, site, YouTube, etc) ou tê-lo no mais curto espaço de tempo num iPod, iPhone (e telemóveis), TV, etc.
A quem já está mais orientado assim, para o mundo mais virtual da web, o iMovie '08 será um produto natural e dedicado.
Para quem, como eu, ainda se encontrar ligado a um mundo mais físico como o do DVD, este iMovie é um completo disparate. Repito: Disparate!

iMovie '08 para o publico DVD:
- não tem timeline (embora seja um problema menor com a nova solução);
- não permite intervenções ou manipulação no audio e na dobragem do som de fundo adicionado (não permite as misturas entre duas músicas, não é possivel reduzir o som em apenas parte da música para para melhor audição das falas, etc). Também o conceito da dobragem integrada com o GarageBand foi removido.
- efeitos de video: nenhuns. Nada de preto-e-branco, efeitos de chuva... nada!
- efeitos de som: nada!
- não permite a colocação dos capítulos no filme para fácil selecção no leitor de DVD (a razão obvia é que na Web não precisamos dos marcadores);
- não tem ligação para o iDVD sequer. Tem uma nova abordagem onde os conteúdos são preparados para um esquema de compatibilidade. Aqui o filme para poder aparecer no iDVD'08 tem de ser publicado para o Media Browser (para aparecer como filme nas janelas de Media) ou exportado para movie ou exportado para QuickTime Movie;
- e faltam ainda tantas outras coisas dos iMovie anteriores que se resume a isto: de iMovie apenas conservou o nome, tudo o resto desapareceu e "deram-nos outra coisita" com propósito muito diferente.

iMovie'08 para os restantes:
Tem imensas boas funções, é mais ágil com video, não tem processamento quando se aplicam transições ou títulos ou fotos, método da não-destruição, qualquer video pode ser cortado de 16:9 a 4:3 a 3:2 no instante sem processar com possibilidade do enquadramento ajustável.
Tem o conceito de Publicar. Publica directo para YouTube, iTunes, Galeria .Mac (por exemplo se escolher iTunes, ajusta-se a finalidade desde pequeno a grande ou a IPhone, iPod, TV que vai parar aos movies do iTunes).
Tem um novo conceito de arquivo por projectos dentro do iMovie não tem "Save" e nunca se salva nada. Tem uma biblioteca de video tipo iTunes e iPhoto (até com os eventos). A biblioteca lista todos os videos presentes no iPhoto. Um video importado fica sempre na biblioteca, sendo os clips que são usados no projecto uma espécie de clones sem peso de video. Etc, etc...

No iLife'08, o parente pobrezinho é agora o iDVD pois está fora do conceito web e perdeu o seu melhor parceiro que era o anterior iMovie. O iDVD ganhou a opção de Professional encoding mas a matéria prima do iMovie é agora tudo menos profissional. O iDVD perde imenso porque o mercado do video ainda não resolveu a questão HD (alta-definição). Afinal para que é necessário o iDVD se vamos produzir um filme em HD e não ficará gravado em suporte fisico? Passando para dispositivos tipo AppleTV, deixamos de precisar dele e esta frustração da Apple com o HD (a sua bandeira nos últimos anos) ressentiu-se na keynote de Steve Jobs ao praticamente não abordar o iDVD.

Até o próprio GarageBand perdeu a função de Movie scoring introduzida na versão anterior, que agora sim faria muito sentido e seria muito útil a este iMovie, visto não ter a timeline e não permitir afinar as faixas de som. Se calhar era desta que muitos usariam o GarageBand para fazer as fusões com música às imagens do filme com precisão e que, tal como eu, não faziam qualquer uso do GarageBand...

Também penso que a Apple, ganhou receio do crescimento do iMovie na conjuntura Final Cut e assim fez algo mais descartado de tudo o que seja precisão, elaboração rica e outros atributos mais avançados.
Talvez tenhamos de pensar que um upgrade ao iMovie HD '06 seja o Final Cut Express que faz mais e melhor e tem uma vocação definida que não são uns simples filmes para pôr num site ou telemóvel.

O iMovie'08 é novo mas não é o upgrade do iMovie HD'06. O iMovie tal como sempre conhecemos acabou e no seu lugar a Apple desenvolveu um novíssimo programa destinada a uma nova geração que não quer andar a perder tempo a arranjar a filmagem e a passar a DVD como até aqui. Esta solução que a Apple tomou é justificável com a tendência do mercado que corrompeu as pessoas.

Afinal, não anda para aí imensa gente que aderiu às cameras de mini-dvd especialmente porque fica logo o DVD pronto e não passam pelo PC. E outros que filmam com ou sem cassete, ligam logo à TV e já chega. E as filmagens oriundas dos telemóveis...
Por outro lado, como o suporte para a alta-definição não se decide, a Apple jogou pelo principio da internet. Com o seu novo método de fazer filmes não se parte para um fim mas sim para dar em qualquer fim, e se for HD vai parar à Apple TV com toda a glória ou à net se der, visto em HD não haver ainda suporte para gravação.

5 comentários:

Anónimo disse...

Embora não tenha ainda experimentado o iMovie 08, sei que pelo preço do pacote e a minha mania Mac, que vou instalar o novo iLife. Mas, de acordo com os tutoriais que li, e as reviews online, se quiser mesmo um upgrade, tenho de pensar no FCE...

Adorei o texto, parabéns

Unknown disse...

Concordo plenamente com o amigo Ecos, instalei o iLife 8, e levei um susto quando abri o imov, cortaram efeitos, titulos, capitulos e transferencia para iDVD,a sorte que salvei o Imov antigo , porque que a Apple não manteve o antigo Imov com mais qualidade e acrescentou mais pistas de audio, ef. cortes, etc...,
sou fã da apple mas terei mais cuidado ao instalar um novo pacóte, e como o amigo sou fã do CD, tem muito mais qualidade que os MP3 e MP4, tenho um studio e a antiga GRAV. em fita rolo tb tinha o seu valor, principalmente na grav. de bateria e baixo, SDS Sis Brasil.

ArmPauloFerreira disse...

Obrigado pelo seu comentário sis (e tufas também já agora).
É realmente diferente a nova abordagem do iMovie. De certa forma acabo a concordar com a Apple na questão do iMovie pois para se fazer um filme baseado em muitas filmagens (várias miniDV por exemplo) este iMovie '08 é uma estrela.
Uma melhor ajuda sim... pela a sua biblioteca de filmagens, a possibilidade de juntar video de diferentes fontes (e formatos) rodar o video (portrait para landscape por ex) e etc... fazem dele uma grande e séria opção. Agora para fazer edições e transformações com efeitos de estilo etc... não. Existe para isso a versão seguinte: Final Cut EXPRESS.

Anónimo disse...

Olá.
Comprei meu primeiro MAC há três meses e também fiquei decepcionado com o iMovie.
Usava o Video Maker e tinha a expectativa de melhorar meus vídeos pessoais no MAC.
Sis comentou que tem uma versão anterior do iMovie.
Como posso conseguir isso?

ArmPauloFerreira disse...

Procure o iMovie HD 06 na pagina de downloads da Apple ou na pagina do iMovie 08.