sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Então, vai uma Francesinha?

História das francesinhas...

As francesinhas nasceram no Porto, “inventadas” na década de sessenta por um emigrante regressado de França.

Ele decidiu dar um toque especial a uma receita tipicamente francesa, chamada "croque-monsieur". Esta especialidade típica é um snack muito apreciado nos restaurantes e cafés franceses.

Este iluminado homem teve a feliz ideia de improvisar e adaptar este prato aos nossos ingredientes e à nossa cultura, adicionando ao nosso paladar a magia de um molho que é a alma da receita.

Transformou um “simples” "croque-monsieur" em algo com mais alma, a transbordar de vida e de substância. Algo que qualquer português ou portuense nunca teria imaginado ser possível comer até à altura.

Depois do caldo verde, das tripas, da broa e do bacalhau à Gomes de Sá, eis então que nasce a única receita gastronómica original portuense do século XX. A Francesinha.

Este “estrondoso” prato é hoje em dia uma das mais apreciadas iguarias da cidade, e é a especialidade de vários restaurantes locais dos mais chiques aos mais populistas.

A francesinha é portanto um prato do povo, para o povo comer, e presentemente com imensas variantes de receitas, (com variantes inclusivamente vegetarianas imagine-se) mas sempre com o mesmo espírito, de maneira a satisfazer todos os diferentes gostos das nossas gentes.

A que patamar de popularidade nacional chegará esta receita será algo difícil de prever. Aquilo que de facto se pode dizer é que quem cá vem e prova, geralmente regressa.

Já inclusivamente houve um projecto de transformar a francesinha numa espécie de “pizza-hut” especializada, com entregas ao domicílio, projecto o qual parecia uma ideia fantástica, mas que não vingou, assim como a criação da cadeia de restaurantes “Francesinhas & Companhia”, que também já fechou as suas portas.

Poderá dizer-se que a francesinha pertence apenas aos restaurantes e cafés mais tradicionais do Porto ou sofrerá uma globalização ao país?

O futuro nunca se sabe, e uma coisa é certa: Cá estaremos nós a provar muitas e suculentas francesinhas, no restaurante ou em casa, no Porto ou em outro lado qualquer.

In "Francesinhas"



Recomendações...

Para terminar, deixo algumas receitas para fazer em sua casa uma Francesinha gostosa pelas sugestões dos blogs "Jotacapa" e "As minhas Receitas".

Se não tem coragem de a fazer e, pior ainda, se nunca provou, recomendo que vá a um restaurante/snack-bar/café do grande Porto para comer uma. Recomendo comer a francesinha em vários lugares diferentes, pois cada qual faz à sua moda (maiores ou com muito queijo ou no forno a lenha ou com gambas ou demasiado picantes, etc.). Comece pelo restaurante Alicantina...

Vá acompanhado e passe um bom bocado.
Goze a vida!

1 comentário:

Anónimo disse...

as francesinhas são muito boas, quem quiser provar vá a espinho q la é são boas!!!!lool