quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O que procuram os portugueses na net?


Segundo o Portugal Diário, "Os hábitos de pesquisa dos portugueses na Internet parecem estar a mudar. A palavra mais pesquisada nos primeiros nove meses do ano foi «Youtube». A expressão «sexo» já nem aparece nas 10 mais procuradas. Os dados foram revelados esta terça-feira pela Marktest.

O termo «Youtube» foi pesquisado por cerca de 683 mil portugueses, com mais de quatro anos de idade, o que equivale a 22,6 por cento dos internautas nacionais. Ou seja, um em cada cinco utilizadores usou a expressão. A segunda palavra mais procurada foi «hi5», com 529 mil internautas e «gmail» foi a terceira (417 mil utilizadores).

Mas na lista das 10 palavras mais pesquisadas encontramos ainda: «wikipedia», «jogos», «sapo», «Hotmail», «google», «meteorologia» e «fnac».

Os dados apurados entre Janeiro e Setembro de 2007 revelam ainda que a expressão «sexo» deixou o topo das pesquisas, ocupando agora o 14º lugar. Recorde-se que o primeiro lugar foi seu até ao primeiro semestre de 2006. Aliás, antes de «sexo» os portugueses procuraram «páginas amarelas», «CP» e «Vodafone».

A Fnac, a Vodafone e a CP foram as empresas mais procuradas na internet, logo seguidas pela TMN e pela Worten. Quanto aos órgãos de comunicação social a RTP surge em primeiro lugar seguida de SIC, TVI, TV Cabo e Correio Manhã.

Personalidades

Já em relação às personalidades mais pesquisadas na Internet pelos portugueses «Ana Malhoa» tem lugar de destaque. Na lista total ocupa o 143º lugar, chutando «Cristiano Ronaldo» para a 157ª posição. No entanto, o jogador de futebol é o homem mais procurado.

Mais longe temos os «Gato Fedorento» (167º lugar), Nelly Furtado (em 192º) e Shakira (em 229º).

Curiosamente, o nome de Madeleine McCann, a menina britânica desaparecida no Algarve, está na 230ª posição e a pouca distância, no 246º posto, surge o poeta «Fernando Pessoa»."

Sem comentários: