quarta-feira, 14 de novembro de 2007

À sombra da bananeira... ou seja, ao jeito tuga!

No blog "Phil's Mind Spot", Phil tenta iniciar uma consciencialização sobre aquele que será um tema quente que diversas vezes deveria ser analizado: o acesso á internet e os fornecedores dos serviços de comunicações.

Actualmente estamos a viver uma inflexão para os serviços triple-play mas ainda não é para todos pois a rede de cobre e cabo não chega ainda a todo o lado infelizmente. E a maioria das ofertas são destinadas unicamente ainda a certas zonas geográficas.

Phil começa por referir assim:
"Já há vários anos que a PC Guia se dá "ao trabalho" de oferecer o prémio de melhor ISP à Netcabo, o ISP da futura ex-PT Multimédia. Bom, se é ou não merecido, não sei responder, mas pessoalmente, enquanto cliente Netcabo, nunca tive problemas ou quando os tive, foram resolvidos de forma bastante eficaz pela assistência técnica da Netcabo. O que me fez mudar então?

Claro que é o preço, é sempre o preço como factor fundamental.
"

e avança para:

"Mas, nas últimas semanas, a moda tem sido a Internet Móvel "oferecida" pelos ISPs como serviço complementar, exclusivo para os seus clientes. Meus senhores...exclusivo para clientes? Então oferece-se um serviço semelhante aos serviços já oferecidos pelas operadoras móveis e sobretudo, nas mesmas condições e preços. Então qual é a vantagem?"

Leia todo o interesante artigo do Phil, clicando aqui.



O que eu penso sobre isto

Sem dúvida que o nosso cenário a este nível do acesso à rede não tem conhecido mudanças significativas.
Contudo acho que tem acontecido ligeiras melhorias, em especial no caso de acesso triplo. Nesse aspecto a própria TV Cabo, tem evoluído muito se relacionarmos com aquilo que já foi em tempos.
Se repararmos bem na oferta da TV Cabo no que toca ao 3Play, torna-se bastante competitiva, pois podes ter tudo de um só operador e a preços que acho hoje muito interessantes. O problema é a escalada... Queremos sempre mais! E mais significa pagar muito.

Repara, um TV Cabo 3Play assim:
Caso1
- serviço clássico 40canais
- Netcabo Mega (4mb)
- Telefone pacote 200min
= 53,97 euro mensais

Caso2
- serviço Funtastic Life >65canais
- Netcabo Mega Plus (12mb)
- Telefone ilimitado
= 76,32 euro mensais

Apreciando as configurações dos dois casos, obtemos preços interessantes, aos quais ainda podemos afiná-los melhor com a escolha de pacote de net inferior ou então aderindo pelas campanhas e ter o 3Play desejado em preços promocionais mais baixos durante alguns meses.
Hoje em dia, e a julgar pela qualidade da Netcabo que tenho tido e sem falhas, considero a TVCabo como o mais interessante operador quando se junta tudo, uma vez que a cobertura do seu serviço é a nivel nacional enorme, cobrindo quase todo o país. As rivais com triple-play como a Cabovisão, TvTel, etc, são muito competitivas mas só funcionam em zonas muito reduzidas do país e a um nível local.

No trabalho temos net profissional via ADSL da Telepac, bem paga, e na maior parte do tempo andamos em velocidades deploráveis. É um mau serviço na minha opinião mas que a concorrência também pouco melhor faz...

Agora a nível caseiro talvez mesmo a ideia mais interessante esteja a chegar, admirem-se, da PT Telecom com o produto Meo. Este sim tráz um valor mensal de cerca de 55 euro para um triple-play promissor.

A minha esperança reside aqui: o Meo vai ser o ponto de comparação para a concorrência e quem sabe isso não dará os seus bons frutos. E como a TV Cabo já está livre da PT poderá finalmente pôr em practica os pacotes mais interessantes por aí.
E obviamente que a clix/Novis não vai ficar a dormir.
Espero que seja assim...


Quanto ao futuro, para mim, o triple-play necessita de evoluir para uma espécie de quintuple-play (que palavrão), baseado em 5 serviços integrados de comunicações: TV + Telefone fixo+ Net fixa + telemóvel + Net sem fios via Wi-fi/3G.
Quando o mercado inflectir decisivamente para isto, o mercado vai mudar.

A TV Cabo, anda actualmente a tratar de ser o quarto operador móvel no país, desde que isso foi tornado possivel pelos reguladores. Isso fará dotar a TVCabo do acréscimo do 3G (voz e dados... móveis) ao cabo fixo. Será um sonho. Aí se calhar ficarei encantado de trocar de operador móvel (Vodafone) para um único prestador de serviços.

A ver vamos...

Sem comentários: