sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Alguém usa Mac OS X Server?


Toda a gente só fala em Leopard mas andam todos calados sobre um outro produto.
Ando recentemente muito interessado na outra versão do recente Mac OS X, o Leopard Server.

A razão surge de, que eu e mais 3 utilizadores formamos uma pequena equipa no tratamento dos trabalhos gráficos de pré-impressão (e design) lá na empresa. Os tais tipos dos Macs, os tipos que têm sempre a mania de questionar tudo e que fogem do Windows.

São diversos os factores que me têm feito pensar cada vez mais numa solução que ultrapasse e agilize certas situações que requerem grande controlo e disciplina.

Posso dar alguns exemplos de necessidades:
- a quantidade de trabalhos em mãos que cada um tem a tratar e a sua partilha pelos outros utilizadores;
- a necessidade de ter modelos templates da base de vários projectos como um só disponível a cada utilizador (e não cada um ter uma cópia dos ficheiros no seu Mac que por vezes acaba por não ter a mais recente versão no momento);
- a necessidade de ter as várias agendas de cada do iCal disponíveis em todos os utilizadores;
- ter um arquivo único dos trabalhos finalizados;
- cópias de segurança dos projectos em curso (tipo programadas diáriamente e até recorrendo a algum software extra como o Retrozpect);
- atribuir a um só Mac os serviços de gestão de RIPs e impressoras;
- solucionar os ataques ao tráfego internacional aquando de cada "Software Update" (é incrível ver a mesma coisa ser descarregada em multiplicação);
- a opção da gestão do e-mail das várias contas da Telepac (tipo unificar num server todas as contas mas cada um continuar a ter no seu Mac o e-mail -assim quando um deles não está o e-mail urgente é consultado na mesma podendo ser atendido por outro utilizador);
- por fim, manter em aberto a ideia de ter quando algum Mac precisa de assistência ou algo do género, uma espécie de posto de trabalho temporário (para desenrrascar só);

É uma lista de tarefas que poderá não ser propriamente os propósitos de ter um server mas mesmo assim acho que poderia se enquadrar.

Não me tem agradado as formas que a Microsoft tem com servidores. Funciona perfeitamente bem no grupo PC (gestão, dados, etc) mas quando se escolhe mal a versão operativa de servidor Windows sente-se que algo anda impedido.
Num certo sentido, a adição do Leopard Server, era ter uma espécie de "cavalo de tróia" progressivo. Começar com poucas tarefas e com o à vontade que o tempo nos dá em experiência, ir mostrando que poderia ser o Leopard Server um novo caminho capaz de ajudar em diversas necessidades.


No entanto, tenho imensas dúvidas se a escolha para estes princípios que enumerei, é uma escolha exagerada. Pois parece-me que a versão do Leopard normal será capaz de fazer quase tudo isso, excepto o iCal Server.
O Mac OS X Server seria instalado num PowerMac G5 2x 2,5Ghz.

Gostaria de obter um vosso feedback, nomeadamente de situações como esta ou de outras que conheçam. Adoraria receber as vossas recomendações, conselhos e dicas sobre este enquadramento. no fundo partilhar experiências. Este repto que aqui lanço deve-se ao facto de verificar que este tipo de informação não é discutida e partilhada, não se encontram artigos (inclusive na net) que discutam estas situações. Usem os comentários deste post, deixando lá o que pensam sobre isto. As opiniões podem ser sobre qualquer versão do Mac OS Server (quando falo neste SO é em termos globais e a razão de citar a Leopard 10.5 é por ser a última versão).
Partilhem sem medos!

Acrescento que há algum tempo atrás dediquei um artigo ao Mac OS X Server Leopard, onde podem verificar o meu despertar para com este Mac OS. Cliquem aqui.

7 comentários:

Carlos Martins disse...

Infelizmente... não estou mesmo por dentro de nada relativo ao OSX. Sorry.

Toni disse...

Fala com o carlos serrão que ele é "menino" de dar a sua opinião...
Também é dos fanáticos da apple :D

http://carlosserrao.allofads.com/

Luís Miguel Silva disse...

Também não tenho experiência com Mac OS (sem ser numa reduzida óptica de utilizador enquanto tive um iBook g4).

Quanto a servidores, lembro-me de um amigo ter instalado um Mac OS Server numa Lan Party (a Gigabit Lan Party) no Porto.

Lembro-me que foi complicado porque, na altura, não arranjavamos nenhuma placa PCI Xpress compatível e, se não estou em erro, ele teve que fazer uma instalação remota do servidor.

De qualquer forma, qual é a dúvida? ;o)

Se queres Mac, opta pela compra do sistema operativo e ve se serve. Se quiseres poupar dinheiro e tiveres tempo para ir experimentando, suponho que um servidor baseado em Linux, BSD ou Solaris não seriam uma má opção?

Hugz,
Luís

Anónimo disse...

Oi Paulo,

Aqui na minha empresa, usamos Mac OS X Server para servidor de arquivos, VPN, banco de dados e intranet. Somos um Centro de Serviço Autorizado Apple, e nada mais natural do que usarmos um Mac como servidor...

Ainda não conheço profundamente o Leopard Server, mas em janeiro migrarei nosso servidor atual para o Leopard. Acompanhe o nosso blog, que eu colocarei as novidades em breve.

http://blog.mbeinformatica.com.br

Unknown disse...

Acho a ideia interessante.
Confesso que ainda não usei nenhum servidor OSX, mas acho a ideia de recolha de informação sobre o OSX server muito interessante.
A questão é que há que perceber quais são as vantagens de um servidor OSX quando comparadas com as de outro servidor Linux-based.
Tvz se considerarmos um ambiente all-Mac. Mas mesmo assim há que ponderar os prós e contras, sendo para já um contra, o preço.
Btw, a culpa de toda a gente falar mais do Leopard do que do OSX server, tb é da própria Apple.
Um abraço.

@toni
Negativo. Fanático, só do Benfica, e mesmo assim não muito. Detesto fanatismos, ainda por cima relativo a tecnologia. Gosto de todos os bons produtos, sejam eles da Apple, da Microsoft, do mundo Linux, ou qualquer outra organização ou companhia.

Toni disse...

@Carlos S,
just kidding :)

Só disse isso porque penso que os mac users são bastante "vincados" com as escolhas deles e normalmente dizem sempre que mac é o melhor SO do mundo, etc etc... Assim como os linux users (como o @RedTux e o @Bruno :D) vendem incondicionalmente o peixe deles.
Eu não sou um defensor da microsoft, até porque pelo preço qualidade fica a anos luz de qualquer SO da apple, mas a pirataria sempre foi a salvação do windows. :D

Cumprimentos a todos

ArmPauloFerreira disse...

Para todos o meu agradecimento pelos comentários e pela tentativa de querer ajudar.
É saboroso ver que aqueles que mesmo não podendo contribuir por a questão os ultrapassar mas mesmo assim aparecerem e se incomodarem a dar o seu apoio.

@Luís Silva:
Agradeço o feedback pelo exemplo pratico que contas e pelo apoio na decisão. Não posso ter receios e não tenho, preocupa-me é fazer um investimento e não ser o correcto ou o desnecessário. Quero o sector a funcionar cada vez mais fluido e sem nada a atrapalhar os processos.

@Carlos Serrão:
Contactei-o pela sugestão do Toni (obrigado Toni).
Noto que concorda com a minha visão.
Quanto a Linux, ainda pior para mim por nada conhecer desse sistema.
Considero-me neste momento numa situação semelhante a aqueles que usaram sempre Windows e não sabem se podem passar para um Mac e se isso lhes vai ser negativo.
A questão do preço não é assim nada assustador se formos equacionar um qualquer server Microsoft (até nisso são complicados nas versões). E de Leopard normal a server (10 users) não vai assim muita distância no valor.

@Rodrigo:
Depois de consultar o vosso blog, deposito imensa expectativa nos vossos artigos. É uma oportunidade que têm pela experiência de desmistificar esta tecnologia, de a tornar comum e lhe dar sentido. Talvez com uma outra abertura e perspectiva muito mais grupos de utilizadores pudessem beneficiar dum Mac OS X Server. O que é preciso é atribuir-lhe um sentido e uma missão, que nesta perspectiva, seja interessante e objectivamente simples para iniciar.
Noto que têm alguma informação no vosso blog. Era muito positivo se conseguissem ter artigos em que o ponto de vista é igual ao do comum user e apartir desse ponto elaborar e dirigir artigos que levem o comum user a ponderar o OS X Server como uma mais valia. Existem muitas empresas que têm o parque informático apenas ligado a hubs mas que não imaginam sequer o que lhes pode dar um server (seja Window, Mac ou Linux). Na minha empresa detecto que o grande parque Windows com um Server incluido não tem sequer um dominio e serviços de server. Não tenho sabedoria nesta área mas acho que anda a faltar imensa coisa . Contudo, não é comigo e sim como o pseudo-responsável (não percebe nadinha) e a sua assistência TI (só querem vender).
Eu quero acordar para isso e perceber. Acredito no Mac OS X Server e quero fazer dele, pela facilidade em podermos evoluir com ele (aprendendo muito com ele) e abrir um caminho que espero poder ser "viral" (no bom sentido) que é iniciar só para Macs e evoluir para incluir os PCs também. Neste momento vou passar toda a rede Mac a Gigabit ethernet. A inicio o G5 que referi serve mas mais tarde um equipamento com Intel poderá dar mais voos, em caso da necessidade juntar sistemas Windows server virtualizados também por um Parallels ou VMware, para pequenas coisas. Quem sabe se no futuro...