sábado, 8 de dezembro de 2007

Macbook e o seu comando

Um destes dias estive a instalar num Macbook (dos primeiros) de um parente, o Mac OS X Leopard.

Na verdade até foi mais que a simples instalação do sistema operativo. Aproveitamos a oportunidade para corrigir aquela que era a característica mais pobrezinha do Macbook: o espaço do disco. Os mais recentes melhoraram mas mesmo assim em relação à concorrência fica aquém.  Compramos um disco-duro de 2,5" 5400rpm SATA, retiramos o anterior e trocamos pelo novo.
A melhoria foi bem significativa: passou dos anorécticos 60Gb para... 160Gb! Uau!

Que diferença foi para o Macbook, esta "assistência" técnica caseira. Instalação e formatação de novo disco 160Gb, upgrade para Mac OS X Leopard e ainda o upgrade para iLife '08. Mais tarde foi só resgatar do meu disco externo todos os dados que tinha. Com alguns truques bem pensados (não é fácil de explicar como se recupera), Mail, Agenda, Safari, iTunes, iPhoto, regressaram ao ponto em que estavam em 10.4, sem faltar nadinha.
O MacBook ficou a funcionar muito bem e parecia uma máquina nova.

Na volta deste processo, ficou a ganhar num pormenor: com o disco retirado, comprou-se uma caixa externa USB2 auto-alimentável de energia da Conceptronic, salvo erro, baratinha mesmo (cerca de €20) e ganhou armazenamento extra bastante útil.
Como os antigos diziam: por vezes à males que vêm por bem...


Porque não aderir o comando ao MacBook?

Enquanto esperávamos pela completa instalação do Leopard, andavamos a mexer no comando, a comparar a possibilidade que o meu iMac G5 (iSight) tem de colocar o comando "colado" por magnetismo na lateral e por fim a imaginar que o MacBook logicamente não poderia ter de lado o comando.
Eis que o meu parente exclama:
Não... também dá para aderir o comando ao MacBook. Tem que estar assim aberto como agora e colocar... aqui... no monitor!
Fiquei espantado e tirei as fotos publicadas aqui neste post, como podem ver.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vou experimentar isso!

Jorge disse...

(Era eu)

Anónimo disse...

E não é q dá mesmo...isto vai merecer um post...quando tiver um tempinho...que isto anda apertado...