sábado, 8 de dezembro de 2007

Retribuições e o meu blogroll na barra lateral

Alguém tem prestado atenção ao meu blogroll na barra lateral?

Aquilo a que chamo de "Ecos Interessantes de Outros", está repleto de muitos e bem interessantes blogues. São blogues de gente que, na minha apreciação têm produzido bons posts e animado bastante blogoesfera (mesmo que restrita apenas a quem os conhece), pelo menos "a minha".

Muitos destes blogues têm aparecido por aqui no meu espaço e praticado o gesto amigável de deixar umas palavrinhas simpáticas nos comentários. É o que mais aprecio e no fundo é a recompensa de quem mantém um blogue, pois obter o feedback seja de quem for é uma espécie de alimento e um barómetro.

No sentido inverso outros nunca dizem nada, permanecem ausentes e levam uma vida autista. Parece que nem gostam de perder tempo com este cantinho (alguns até já perderam o destaque aqui... como um de cinema e especialmente esses da macacada -já foram à vida e eles como moderadores dos seus cantinhos sabem bem porquê).

Tenho de destacar o Jorge do blog "2 Magic Minds" (e também do "Metal Polido"), aquele a quem já apelido simpaticamente do meu comentador-mor. É aquele a quem devo destacar mais pois é o meu melhor amigo blogger (e nem o conheço e nem nunca vi uma foto). No fundo este post tem origem no trabalho dele para com o "Ecos Imprevistos", que tem feito imenso promovendo vários destaques a este meu cantinho, o que tem ajudado a espalhar as minhas mensagens e a trazer alguma da pouca audiência que tenho.
Deixa-me muito contente!

Muitos outros têm sido uma surpresa positiva para mim pela acessibilidade que revelam. E lembrem-se que ser blogger tem de ser reciproco: além de mantermos o nosso espaço, devemos visitar os outros e quando nos deparamos com algo interessante deixar um comentário. É uma das minhas regras nisto, tal como apregoa o kanhas (que tem publicado excelentes artigos sobre esta arte). Ás vezes há blogues que recebem os meus comentários diariamente. Mas não tem sido reciproco...

Também devo referir os blogues por aí que me dão uma referência nos seus respectivos blogrolls. É outra alegria ver esses destaques. Pena é serem tão poucos (contam-se pelos dedos de uma mão no momento) Podem os descobrir pelos blogs "Eterno Silêncio", "Vitamina Y", "As minhas paranóias", o "Lopaulos" e o já referido "2 Magic Minds". Não conheço mais nenhuns que o façam mas avisem.

É por tudo isso que hoje revi a minha blogroll na barra lateral e geri os destaques. Adicionei uns e outros saíram. Sorry folks, that's life! 


Origens da criação deste blogue e o futuro

- Este meu weblog nasceu por várias razões e uma delas partiu da ideia de fazer chegar informação diversa a todos aqueles com quem me relaciono. Evitava assim o envio de tantos e-mails aos meus contactos.
Constatava que imensa gente com quem me relaciono se sente alheia a muitos assuntos da actualidade. Apesar de usarem os seus computadores pareceu-me sempre que estavam a leste de tudo o que se passa por aí.
Uma das minhas intenções era dar-lhes algo que ajudasse a reduzir o desconhecimento, ao mesmo tempo que teriam um objectivo para justificar frases como "Nem me lembra de ir à net... não tenho nada especial para ir ver."
Ao longo deste meio ano a postar imenso, fui reparando que são esses mesmo que menos aparecem neste blogue (os próprios me dizem que não se lembram de cá passar), pelo que deverei fazer um inflexão para outros objectivos ou temas. No fundo adicionar outro tipo de artigos e tentando manter na mesma os géneros que tem sido até aqui.
Aceito que este blogue não é nada de especial e que poderá ser algo desinteressante -a razão para quem já não liga nenhuma a nada, não ter qualquer interesse para alimentar por aqui.


- A outra razão principal que motivou a criação de um blogue foi ter percebido que tinha informações e pontos de vista que não conseguia partilhar e pouca gente com quem as revelar ou debater.

Estava submisso ao que a net me mostrava e não sabia como participar além de comentar onde era possível e participar em mailig lists como "O Correio dos Outros", moderado por Pedro Aniceto, que me desanimou pois por lá ou não era publicada por vezes o contributo ou então sofria as "pancadas" injustas de alguns palermas que não percebem a generosidade de quem quer contribuir (mesmo quando a critica é negativa ou não lambe as botas de quem gosta). A sinceridade por vezes não agrada...

Ser blogger revelou-se para mim algo positivo. Gasto imenso tempo consultando diariamente imensos sites/blogues (é às dezenas ao dia). É uma agitação na alma, que me faz transbordar em posts por aqui.
E admito que tenho muito de geek.


- Por fim, tenho também de arranjar um melhor aspecto a este sitio para ser mais interessante visualmente. Tenho poucos conhecimentos de html pelo que terei de arranjar um template já pré-concebido. Sobre este aspecto o blog que sempre adorei visualmente é o "LIWL" da Isa, de interessante e invulgar o estilo.
Espero até ao final do ano me decidir por um template porreiro e começar o ano já renovado.

Digam coisas. Comentem.


Actualização:
Ao Fábio Paulos, desculpa a injustiça de não te ter incluído inicialmente a tua referência neste post. Eu já sabia do teu empenho e destaque, pelo que está agora corrigido.

4 comentários:

Jorge disse...

Olá Paulo. Também te considero uma grande amigo blogger. :)
Fotos? Um dia destes.
Em relação ao theme novo, aqui podes encontrar alguns grátis:
http://www.temas.burajiru.blog.br/2007/10/mind-break-para-blogger-novo-tema.html

ArmPauloFerreira disse...

Jorge,
Obrigado pela dica dos templates. Vou investigar esses também (já reuni alguns...).

Anónimo disse...

Olá. Primeiro de tudo, se podes usar o technorati para saber quantas referências há por aí ao teu blog:

http://www.technorati.com/blogs/armpauloferreira.blogspot.com/?reactions

Quanto à temática do post, concordo com algumas coisas e discordo de outras. Também não gosto quando faço um comentário a um blog e não me dizem nada, principalmente quando faço alguma pergunta. No meu, procuro tanto quanto possível responder ao comentário de todos. Acho que é importante essa interacção para com quem nos lê.

Não fico no entanto nada chateado se vou comentar a um blog e depois eles não vêm ao meu. São coisas distintas. Nem gosto que me venham comentar só porque eu fiz o mesmo com eles. São coisas diferentes. Tenho vindo bastantes vezes aqui ao teu espaço, que gosto. Mas nem sempre me apetece comentar. O que não quer dizer que não leia as coisas com atenção.

O meu critério nos meus links é muito simples: se leio um blog durante uns tempos e o considero interessante ao longo de um certo período, linko-o. Alguns consultam-me, outros não. Há uns em que nem eu fiz alguma vez um comentário.

Abraço,

Hugo
http://dottoratoamilano.blogs.sapo.pt

ArmPauloFerreira disse...

@Jorge, obrigado pelas tuas palavras e o gesto com o post.
http://2magicminds.com/?p=180

@Hugo,
Gostei das tuas observações e admito que me deste pela, tua opinião, alguns pontos de vista diferentes mas importantes. Talvez em certo momento do post tenha saído mais acutilante e nalgumas abordagens tenham ficado incompletas até.
Mas foi o que saiu e o estado de espírito que fui sentindo à medida que redigia. Talvez soe a ataque exagerado sem razão... mas foi o que saiu.
Deve ser por o ano estar perto do fim (e estar a fazer balanços de espirito) ou desta época natalícia (época da família) que mexe muito comigo também... não tenho más intenções.