sábado, 8 de dezembro de 2007

Uma conversa em iChat entre amigos

Uma conversa que aconteceu um dia destes com um bom amigo que tenho.

Há imensos anos que mantemos via telefone, iChat, Skype, e-mail e pessoalmente longas conversas sobre tecnologia. São sempre muito produtivas e deveras interessantes. Uma troca de opiniões e pontos de vista, apesar de ambos sermos macusers, temos maneiras de ver diferentes em muitos aspectos e oriundas de caminhos diferentes.

Recordo com nostalgia quando ele ainda era um cliente da empresa e ele ainda utilizador Windows ficava maravilhado com os Macs a trabalhar. Eram os tempos do Mac OS 9 ainda...
Hoje é um grande utilizador Apple. Sai uma novidade Apple e é instantânea a nossa conversa. Tentamos sempre testar as novidades tecnológicas, etc. Á distãncia...
Por exemplo, recentemente foi o screen-sharing do iChat do Mac OS X Leopard. Funciona impressionantemente bem.
Curiosamente, só para terem uma ideia, quando a Apple anunciou o iPhone eu adorei o produto e ele não via nada de especial nele. Enqunato espero ansioso pelo dia que Portugal dispõe do iphone oficialmente, ele a cada dia que passava foi se encantando com o iPhone. Hoje em dia, ele não aguentou e já tem um...

É um grande amigo e aquele a quem recorro para discutir os mais variados assuntos, da tecnologia, da vida, de tudo. Tem me dado incentivo em muitas coisas e eu tenho desde sempre feito o mesmo.

Apesar de a conversa ser sobre um assunto que me tenho empenhado em perceber (sobre Mac OS X Server), este post acaba por ser dedicado a esse bom amigo, ficando aqui um exemplo de todo o seu apoio incondicional.




me: Olá! Recebeste os meus e-mails directos do blog?
 
Amigo: sim
 
me: OK
 
Amigo: Desculpa, estava ao telefone.
Quando enviaste o mail, ja tinha visto o teu blo
g.
 
me: Não tem mal. Era só para perguntar isso.
Ok, estou a ver que andas encima das minhas novidades.

 
Amigo: Todos os dias.
 
me: Ainda não obtive feedback nenhum sobre o Server. Tenho andado a espalhar a palavra por vários blogs por aí.
 
Amigo: eu comprava o server!
 
me: Porque dizes isso? Entusiasmou-te?
 
Amigo: Sim, muito. Em mac temos que ir pela nossa cabeça. Em Portugal não há mente para isto.

me: Estás me a dar razão mas tenho de ter certezas pois não quero ficar com uma criança nas mãos...
É um sistema bem diferente e com outros propósitos...
Tenho receio de estar a pensar de forma errada e querer de um server opções banais... Eu ando agora a supor que um Leopard simples faz isso sem problemas nenhum... excepto o iCal Server.
Gostava de obter feedback de outros na matéria. Sinto-me naquela situação de quem tem um Windows e não sabe se o Mac OS X é uma boa opção, apenas porque nada sabem sobre ele.

 
Amigo: Eu não queria outro Mac normal. Gosto mais de um server ou um disco. Para o trabalho ser comum a toda a gente.

me: E concluo que as empresas que vendem não se andam a aproveitar do Server como mais um optimo produto para venderem. Se calhar ajudava imensas empresas, mas não sei nada.
Pretendo ter esse Mac também como possível máquina de trabalho ocasional quando uma outra avaria ou tem de ir á assistência.


Amigo: Eu gostava mais de server
 
me: Estes dias um PMG5 queimou a fonte de alimentação e estivemos 4 dias a partilhar para 3/4 pessoas dois computadores e a estrangular o trabalho todo. Só ficamos com um Mac potente, pois o antigo G4 amarrava. Aí tínhamos de levar a "tralha" toda para o mais potente e à vez...
 
Amigo: Com server podes trabalhar em qualquer computador.
 
me: Por isso gostava de ter um Server e até o imaginei a gerir todo o parque informático da empresa no futuro. O tipo dos PCs mais tecnológico é que nem sequer quer ajudar a pensar. Não participa em nada.
Tens alguma experiência nisso?

 
Amigo: Concordo contigo 100%
Em Itália é só server. Podemos consultar todo sobre a empresa com informações reais.


me: Pois, acredito. Existem pessoas motivadas para isso. Na empresa, temos um Windows Server 200(?) que me parece nem sequer funcionar como server. Cada PC vive por si. Ele apenas se ocupa de ter lá todos os dados do programa de gestão, facturação, produtividade, etc. e ter um sistema de gravação do arquivo e backups.
  O tipo consultor (da empresa que nos vende os Macs e dá assistência) quando cá veio ficou espantado quando reparou que nem sequer tínhamos um dominio e a gestão de cada utilizador.

 
Amigo: É Portugal amigo!!!!!!!!!!!!!!

me: Pois e já recomendei ao consultor para desistir do meu projecto ambicioso de ter tudo associado a um server único. Até pensei na altura em ter um mac com Intel novo para lhes dar suporte completo e juntando as cenas só Windows.
 
Amigo: Não podemos evoluir porque estamos contra os nossos colegas de trabalho que não querem aprender. É um obstáculo a evolução!!!!!!!!!!!!!!
 
me: É verdade! Eles não querem saber. Só há dias descobriram as contas Google... Tanto lhes recomendei uma conta Gmail (há mais de ano) para terem e-mails próprios para não misturarem a brincadeira que chega por e-mail dos assuntos de empresa...

Amigo: Uma empresa como a vossa já devia ter domino próprio há muito tempo!!!! Não admira, eu tenho clientes com net, preferem usar antes o fax, na vez do mail, pensam que fica mais barato.

me: Estás totalmente certo. Já debitaste aqui frases precisosas. É a nossa triste realidade...
Tenho um clienet que quando envio-lhes e-mail com PDF para aprovação e eles apreciam mas respondem por fax...sempre.


Amigo: Estamos em Portugal!!! As empresas pagam uma mensalidade de net, depois usam o Fax. Isto é de loucos!!!!!

me: É mesmo. É de loucos. E parece que gostam de fazer sempre maus investimentos. Só olham para o dinheiro e não para as melhorias que algo melhor permite.
Estes dias compraram para o escritório um Multi-funções laser (fotocopiadora + as outras funções). Mas só que ainda é a Preto e branco. Uma fortuna e nem a cores imprime... quando estamos a chegar a 2008 ainda não há cores...

 
Amigo: Só pensam para o imediato, nunca na solução ao longo do tempo mais rentável e económica.
A vida tem destas coisas!!!!!

me: É assim amigo. Vou perder mais um pouco de tempo a fazer charme aqui pela net, a ver se arranjo feedback para a minha causa.
 
Amigo: Ok.

me: Fica bem!
 
Amigo: Obrigado. Também para ti.



Ahh... e esta conversa aconteceu mesmo. Não é inventada.
Graças ao Google, o seu Gmail arquiva as conversas feitas por chat/bate-papo. Como tenho a conta GoogleTalk configurada no iChat, é só mais tarde consultar on-line no arquivo do Gmail...

Sem comentários: