quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Noite de Halloween!

Halloween ou a Noite das Bruxas é festejada no dia 31 de Outubro.
A palavra Halloween vem de Hallow’s (santos) e eve (noite). É a noite que antecede o dia de Todos os Santos, dia 1 de Novembro que é feriado no mundo Cristão. A noite das bruxas que era originariamente festejada nos países anglo-saxónicos, hoje em dia faz parte da cultura de quase todo o mundo ocidental. As crianças vestem-se de bruxas, monstros, diabos e outras figuras de terror e batem às portas das pessoas para as assustar e receber doces. Esta ritual chama-se “Trick or Treat”. A tradição foi levada para os Estados Unidos pelos imigrantes Irlandeses no princípio do século XIX.

A celebração do Halloween vem da festa pagã Samhain dos Celtas da Irlanda e Reino Unido. Samhain significa fim do Verão e marcava o fim do período fértil da Deusa Eiseria. Acreditava-se que nessa noite os mortos revisitavam a terra e para afastar espíritos malignos faziam-se fogueiras. No dia seguinte iniciava-se um novo período fértil. Nos Estados Unidos acreditava-se que uma mulher solteira que se olhasse ao espelho numa sala escura na noite de Halloween podia ver reflectida a cara do seu futuro marido.

Jack-o-Lantern, (Jack da Lanterna) a abóbora decorada com uma cara feia e uma vela dentro para a iluminar é um dos símbolos do Halloween. Conta a lenda que o Jack era um velho homem do campo, mau e ganancioso e que bebia muito. Um dia enganou o diabo, convencendo-o a subir a uma árvore. Uma vez lá em cima gravou uma cruz no tronco não deixando o diabo descer. Jack foi amaldiçoado pelo Diabo e passou a vaguear sozinho pela terra à noite.

In Astrologia Sapo

Sócrates: só lhe interessam os importantes!

In Portugal Diário: "O momento era de festa. Depois de meses de impasse, os Estados-Membros da UE chegaram a acordo sobre o tratado reformador. No final, era altura de dar os parabéns aos que trabalharam para este acordo. Depois do famoso: «Porreiro, pá!» de Durão para Sócrates, foi altura dos cumprimentos. Com tantos cumprimentos, Sócrates parece ter-se esquecido de alguém que também contribuiu para o sucesso da cimeira, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado."


Não tenho dúvidas que ela ia cumprimentar o ministro dos negócios estrangeiros mas quando Sócrates viu as personalidades mais importantes, já não quis saber dele.
Só lhe interessam os importantes...

Os concorrentes directos do Apple iMac: Sony e Gateway


O famoso modelo da iMac da Apple, ganhou recentemente dois concorrentes de peso no conceito de tudo-em-um. A Sony e a Gateway apresentaram propostas que se assemelham ao estilo iMac.

A marca Gateway desenvolveu o modelo One, em 3 propostas que farão certamente as delicias de quem usa o Windows. Todos já se equipam do Windows Vista Home Premium.
Assim temos 3 modelos One GZ7108 ($1300), ZX190 ($1500) e o topo de gama GZ7220 ($1800).

Todos têm processadores Intel Core 2 Duo, com os dois primeiros modelos à velocidade de 1,5Ghz e o topo de gama a 2,0Ghz.

O monitor igual em todos tem 19 polegadas, widescreen e com a resolução de 1440x900 e todos estão equipados com som 7.1, gravador de DVD dual-layer 8x, webcam integrada, colunas, comando e as comuns ligações USB2, rede, etc.

Os dois primeiros modelos vêm equipados com 2 GB de memória DDR2 e o topo de gama com 3GB de Ram.
As placas gráficas vão do modelos inicial com Intel Graphics Media Accelerator X3100, aos modelos seguintes com ATI® Mobility Radeon HD 2600XT de 256Mb. A capacidade de armazenamento é respectivamente de 320Gb, 400Gb e 500Gb.
Destaquei estes detalhes mas podem saber toda a descrição técnica de todos 3 os modelos no site do Gateway One.




A Sony lançou uma linha Vaio desktop com a linha LS-series desktop PC,  também com o conceito tudo-em-um e já com o Windows Vista Home Premium.

Esta serie tem vários modelos para escolha. Os processadores Intel Core 2 Duo funcionam a velocidades que vão desde 1,73Ghz a 2,0 Ghz. Têm 2Gb de memória Ram, capacidade de armazenamento desde 250Gb a 320Gb e monitores desde 19" a 22" e as habituais ligações, comando, webcam, etc. O destaque vai para a inclusão de sintonizador de TV, podendo o PC funcionar como uma simples TV e a leitura de discos Blu-Ray de alta definição (além da gravação de DVD a 8x). Os preços vão desde os $1800 a $2100 (ou mais).
As opções são muitas e recomendo vasculharam as especificações da linha LS no site do produto.


Por fim e apreciadas as opções da concorrência permanece a conclusão que o Apple iMac é superior a estas propostas. Estas propostas não me convencem e são até muito caras para o pouco que oferecem a nivel de potência. O iMac é ainda mais barato, mais potente, melhor equipado e além de ter já o sistema operativo Mac OS X Leopard (muito superior ao Vista) permite na mesma instalar o Windows Vista e funcionar como qualquer PC e ainda com a vantagem suplementar que é actualmente o computador mais rápido a correr o Vista.

Alguma leitura para Novembro

Algumas sugestões de publicações para Novembro, que se podem encontrar nas bancas.

A edição portuguesa da iCreate deste mês traz como tem feito habitualmente muitas sugestões e dicas para que o uso do seu Mac vá mais longe e se torne ainda mais produtivo. E obviamente as últimas novidades sobre o mundo Apple.



A Blitz de Novembro destaca nesta edição os Led Zeppelin. Contém ainda artigos sobre os Radiohead (novo álbum), Velvet Underground, Eddie Vedder, Dinosaur Jr e muitos outros.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Bicicleta tunning



O fim dos canais Lusomundo e os novos TVCine

Como é sabido já há algum tempo (foi anunciado aqui neste blog), os 4 canais Lusomundo tal como os conhecemos vão acabar e no seu lugar nascerão outros 4 com uma nova filosofia e designação TVCine.

Enquanto isso, os canais Lusomundo aproveitam a comemoração do Halloween (festa importada e sem tradições por cá), para se despedirem em grande com uma maratona de filmes alusivos ao evento. Será o "Especial Halloween" na Quarta-feira 31 de Outubro.

Assim o Lusomundo Premium estreará 3 filmes inéditos na televisão com arranque às 22H com "O Sono da Morte", às 23:35h exibe Hostel (o filme mais importante da noite) e prossegue à 01:15h com "O Bosque Maldito".

O Lusomundo Happy exibirá às 21h o juvenil "Noite de Halloween", enquanto que o Lusomundo Gallery passará 4 filmes seguidos das 21h até às 3 da manhã com a sequência "A Morte Passou de Perto", "As Duas Faces do Dr.Jekyll", "Tortura Diabólica" e "O Sabor do Medo".

Por fim deixam a maior maratona de filmes do dia para o canal Lusomundo Action, desde sempre virado para as sensações mais fortes e para estas temáticas, exibindo 9 filmes dedicados à efeméride com arranque da programação às 11:20h até às altas horas da noite. Passam respectivamente"História de Duas Irmãs", "A Quinta dos Horrores", "Abominável", "Brainscan - Viagem para o Inferno", "O Bicho", "Jeepers Creepers", "Pulse - A Última Dimensão", "Desejos Virtuais" e por fim irónicamente "O Último Filme de Terror" (deve ter sido graçola do programador).

Eu cá vou-me preparar para ver sem falta o tão afamado "Hostel" do Premium. Vai ser cá uma noite...


Sobre os novos canais

Os novos canais passam a chamar-se TVCine 1, 2, 3 e 4, respectivamente e entram no activo já apartir de 1 de Novembro.
E trazem imensas estreias bem documentadas numa mini-revista para os assinantes, vejam só alguns titulos: "Missão Impossível 3", "O Código Da Vinci", "O Diabo Veste Prada", "Babel", "Poseido", "A Casa do Lago", "Apocalipto", "Ultravioleta", "Alex Rider - Operação Stormbreaker", etc, etc...

Quanto a esta renovação dos canais de cinema, não é assim tão positiva como se imaginava...
Primeiro os nomes dos canais provam que a antiga Telecine é que tinha razão, quando começou por designar os canais por Telecine 1 e 2 (1998). Mais tarde em 2001 passou a Telecine Premium e Telecine Gallery. Com a chegada da Lusomundo o anterior nome da empresa foi substitudo simplesmente em 2003, que nos anos seguintes foi adicionando os canais Action e Happy por fim. A ironia é que tantas mudanças no nome e os canais acabam por ficar quase como se chamavam no inicio (era TeleCine 1 e agora TVCine 1).

O pior é o tempo de exibição dos canais...
Até hoje foram sempre 24h de exibição de filmes todos os dias em cada canal. A julgar pela revista com a programação, agora isso mudou e muito. De Segunda a Quinta temos 12h de exibição em todos os canais, começando pouco depois das 15h e terminando ás 3 da manha. Aos fins de semana muda de horário e começa a Sexta às 7h e termina inenterruptamente na Segunda seguinte rondando as 7h da manhã. Pois bem com os TVCine temos redução de horário e durante a semana não há filmes de manhã.

Sabendo isto, pergunto:
Quem está em casa a pagar estes canais extra e está em casa, o que vê de manhã?
Nada...


Actualização em Novembro:
Faço uma correcção. Na verdade os canais TV Cine exibem filmes durante 24 horas sem parar. A minha observação do tempo nasceu da leitura do guia de programação que exibia inexplicavelmente apaneas algumas horas do dia.

Rumor: Será esta a futura PowerBox HD+ da TV Cabo?

Existem já claros indicios que a TV Cabo está a preparar o lançamento de uma nova PowerBox com capacidades de gravação programável dos conteúdos em disco-duro interno (tipo TiVO) e já com capacidade de exibir canais em alta-definição (HD).

Contudo o lançamento tem sido adiado por causa da OPA da Sonae e agora do Spin-Off do grupo multimedia, os projectos todos (PVR Thompson e HD na TvCabo) atrasaram-se até ao final do Spin-off.
A perspectiva geral é que a partir de Novembro, as novidades começem a aparecer, já que a TvCabo (PTM) está em vantagem no mercado de TV (face ao Meo e aos concorrentes) e quer manter a posição.

Especula-se que os prometidos novos canais Mov e Mov+ (pacotes Classico e Funtastic Life, respectivamente) que a TVcabo irá disponibilizar dentro de pouco tempo já sejam em HD apesar de inicialmente as emissões começarem em definição standard. Estas informações haviam sido parcialmente anunciadas aqui neste blog em Setembro. A novidade é que já se decifrou qual será a possível box que permitirá todos estes avanços, a qual disponho aqui em avanço.
Só o futuro dirá mas para já isto promete...



Actualização:
Consultem mais informações minhas sobre o canal Mov aqui.



Actualização de Dezembro:
O Mov, incluido no pacte Funtastic Life  é um bom canal e recomendo! Quanto ao outro canal, várias vezes avançado com o nome Mov+, pouco se sabe mas apenas que seria este o de alta-definição. São rumores e especulações, incluido esta box HD aqui apresentada. Mas onde existe fumo...

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Concorrer por causas ambientais: Miss Terra 2007



Segundo informa o Portugal Diário, "Algumas das mulheres mais bonitas do planeta juntaram-se esta semana, no Hotel Manila, nas Filipinas, para apresentarem as suas candidaturas ao concurso internacional de beleza: Miss Terra 2007.

O concurso junto cerca de 70 jovens e à semelhança dos concursos de Miss Universo, Miss Mundo ou Miss Internacional pretende eleger as representantes da beleza feminina. No entanto, o concurso Miss Terra tem a particularidade de apenas aceitar concorrentes envolvidas em campanhas ambientais.

A eleição final está marcada para 11 de Novembro."

domingo, 28 de outubro de 2007

Transposição da BD para cinema

Recentemente fui desafiado pelo blog Metal Polido a lançar um olhar sobre 3 filmes baseados num mesmo tema. Esta ideia nasceu noutro blog e está a reunir adeptos como se fosse um jogo. Escolhe-se um tema e reune-se em torno dele 3 filmes. É uma escolha que pela vastidão de temas se pode tornar difícil. Acabei por decidir um tema que junta ao cinema a arte nascida na banda desenhada, ou seja, transpor BD.

A banda desenhada sempre me acompanhou desde pequenino. A sério mesmo! Foi aos 6 anos, mal aprendi a ler. A banda desenhada teve sempre na minha vida juvenil um papel importante pois estimulava a minha imaginação e saciava a minha constante procura pela fantasia. Acabou por ser um dos modelos criativos mais fortes dos que dispunha, influenciando desde cedo o meu gosto especial pelo desenho (que já tinha) e a arte moderna. No fundo as minhas origens artísticas começaram na BD e acabaram influenciando a procura do meu futuro, chegando às artes gráficas (design gráfico e pré-impressão).

Os três filmes que apresento baseiam-se não simplesmente na adaptação da BD ao cinema mas sim pela fidelidade da transposição desse imaginário para cinema. Muitos seriam os exemplos para escolher dos grandes filmes que resultaram da BD.
Devo recordar desde o Popeye, Dick Tracy, o Fantasma, Tarzan, Flash Gordon, Barbarella, Astérix,...
...aos grandes nomes como Super-Homem, Hulk, Quarteto Fantástico, X-Men, Spawn, Batman, O Corvo, Blade, etc.
Também existem outras BDs mais "normais" que renderam grandes filmes tais como: Ghost World, Road to Perdition, History of Violence, American Splendor, etc.
Enfim é um vasto mundo impossível de os enunciar aqui a todos. Mas aqueles que são muito fies na transposição contam-se apenas pelos dedos das mãos...


Os três filmes que destaco dos muito bem transpostos a cinema:

Spider-man / Homem-Aranha (2002)

Até então tinham sido feitos imensos filmes de super-heróis mas haviam sempre mutações nas personagens ou no tom do filme que desviavam daquilo que se tinham lido e apreendido das páginas da BD. O Homem-Aranha de (2002) pode ser considerado um marco porque pôs exactamente em imagens todo o imaginário de forma perfeita e ao mesmo tempo numa dose harmoniosa que resultou num grande filme empolgante que agradou pequenos e graúdos (e a crítica). Foi arrepiante quando vi no cinema as poses do Homem-Aranha trepando e baloiçando pelos prédios. O realizador Sam Raimi (grande!) não se fez rogado em incluir o momento em que o balanço do Spiderman faz-lhe passar rente ao chão entre duas viaturas no trânsito. Para quem que como eu "comia" esta BD foi um momento de antologia pura.
E depois a correcta focagem na personagem Peter Parker e todos os seus problemas do dia-a-dia, tal qual como nas revistas. Nas revistas até sentíamos mais pena dele do que quando estava de fato vestido. Em filme o Homen-Aranha 2 (2004) foi ainda mais longe, sendo mais completo até e melhor que o primeiro (inclusive tecnicamente). A saga chegou recentemente ao 3º filme (2007). Mas tendo sido o primeiro a mostrar o tom vale mais. Devem-se juntar a este o X-Men 2 (2003) e o Batman Begins (2005).

Provas e trailer:



Sin City - A Cidade do Pecado (2005)

Frank Miller, um dos mais importantes artistas do mundo da BD, criou a série Sin City dando um novo olhar a temas vocacionados aos adultos. Na verdade criou em Sin City uma realidade em que não existe o bom e o mau. Existe sim é um choque de intenções entre personagens, pois cada uma tem algo que as motiva. Sin City era uma BD, de poucos volumes, com um aspecto visual muito estilizado, sem cor e cheia de alto contraste no uso do preto e do branco.
Robert Rodriguez, esse realizador atrevido no uso das novas tecnologias atreveu-se a levar para cinema uma tarefa à partida impossível. Acabou por dar ao mundo aquela que um dia será considerada a transposição definitiva e fiel de BD a cinema. Tudo porque levou ao limite toda a técnica para dar vida a este mundo da Cidade do Pecado de uma forma nunca vista sem na mesma se impedir de nos dar um filme muito original e empolgante. Na verdade tornou em imagem real cada prancha, usando os mesmos enquadramentos, poses, cenários, situações. No fundo foi a BD que serviu de storyline ao filme. Rodeado de bons actores, teve a seu lado Frank Miller que creditou como co-realizador e o amigo Quentin Tarantino ainda fez uma perninha filmando uma das cenas do filme (quem conhece bem QT sabe bem qual é a cena). A continuação, o Sin City 2, já está planeada.

Provas e trailer:



300 (2007)

Novamente uma obra do artista Frank Miller, que além de Sin City também desenhou imensos Spider-man (curiosa coincidência nos 3 filmes escolhidos) e imensas obras (o Batman Begins é inspirado numa história sua). Desta feita, o realizador Jack Snider fez um filme semelhante em técnica ao Sin City mas o resultado final não satisfez tanto público (foi muito criticado pela critica especializada). Esteticamente estamos na presença de algo muito artístico, que seguiu a BD original como uma storyline e storyboard (tal como Sin City). Junto-o aqui nesta selecção por ser o mais recente e por ser um filme muito interessante e extremamente fiel na transposição.
Retrata a história do acto de bravura do rei Leonidas e seus 300 bravos guerreiros que fizeram frente a 1 milhão de soldados do rei Xerxes na tentiva da conquista de Esparta. A ideia do rei era mostar que se apenas com só 300 guerreiros contra tantos e com os estragos avassaladores que causaram ao inimigo, lhes mostraria o valor de Esparta. Causaria o medo a qualquer inimigo pois bastava-lhes imaginar o que seria o rei enviar milhares de guerreiros daquela qualidade. O filme põe à superficie os sentimentos de bravura, valentia, coragem, lealdade e principlamente o patriotismo. Tudo numa mistura explosiva como nunca se viu.
Vamos gritar também: Sparta!!!

Provas e trailer:



Se achou a ideia interessante aceite o desafio e exponha as suas ideias também (deixe um comentário para irmos ver).

Corrupção: o filme baseado na história de Carolina

Antes de avançarem para o trailer, convém contextualizar os factos que levaram ao aparecimento deste filme em torno de factos polémicos. O "documentário" seguinte ilustra bem tudo o que se passou.
Vale a pena ver.


O filme "Corrupção" estreia a 1 de Novembro e é baseado no livro "Eu, Carolina" de Carolina Salgado. Realizado por João Botelho e com a participação de Margarida Vila-Nova no papel principal, Nicolau Breyner, António Pedro Cerdeira, Alexandra Lencastre e muitos outros.

Durante toda a produção deste filme imensos acontecimentos fizeram falar dele. Desde supostas ameaças de morte aos actores, desentendimentos entre o realizador e a empresa produtora "Utopia Filmes" por divergências na montagem final do filme, a proibição de filmar na Assembleia da República, o não comparecimento da actriz principal e realizador na conferência de imprensa, etc...
E agora o trailer do filme que promete (e pretende) ser polémico.