sábado, 5 de janeiro de 2008

Apreciações ao Mac OS X Leopard (parte 1)


Ando há algum tempo a utilizar o recente Mac OS X Leopard mas ainda não dei uma boa palavra sobre o recente sistema operativo da Apple. Na verdade tem sido dificil visto serem tantas as inovações que ele tem mas que nem sempre as usamos todas.

Acho o Leopard um excelente sistema operativo a dar continuação e evolução ao ponto deixado no Tiger (10.4).
Tenho adorado o Spaces (que é mais útil do que parece), o Mail (muito melhor e depois do Safari o meu maior ajudante como blogger devido à gestão de RSS), o iChat (caminha para ser o melhor sistema de IM), o Quick Look (espalhado por todo o sistema e aplicações como está, deverá ser a melhor invenção do X), o aspecto da Dock (e a criação automática da pasta "Descargas" e o seu comportamento quando tem algo novo) e por fim, todo o melhoramento realizado no Finder (adoro a barra de topo, o CoverFlow, a aparência unificada, o não pendurar em rede, etc).

Tenho de destacar também a linguagem em Português de Portugal, sem dúvida um grande desenvolvimento, que coloca correctamente nos nossos hábitos imensos termos que antes me confundiam na lingua "brasileira" e me faziam ficar no inglês. Com isto regressou o termo "Secretária", do Mac OS 9, para se referir ao que se acabou designando por "Mesa" ao nosso desktop.
Finalmente a verdade pois ainda hoje chama a isso de secretária e os utilizadores mais novos em Mac não percebiam ao que me referia...

O ponto mais negativo encontra-se na funcionalidade Stacks, da Dock, (espectacular funcionamento mas de pouco utilidade e um passo atrás sobre o que o que o Tiger nos deixava fazer - contudo está para breve um update que lhe restituirá a justiça que merecia desde o inicio).
Segundo o Macenstein já no 10.5.2... Passaremos a contar com as características todas que a doca do 10.4 nos dava, opções sobre o modo como pretendemos que determinada pasta da doca abra e ainda a visualização do icone da pasta. Deixo um screenshot que se pode já avançar deste developer mas cliquem no link  que o artigo dele explica mais detalhes e mostra mais imagens... São boas noticias!

É uma questão de paciência e aguardar mais uns dias...


Mais apreciações na parte 2 aqui.

Sem comentários: