quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Será este o tão falado ultra-portátil da Apple?

Os sites de rumores andam em pulgas e bem agitados com noticas de que a Apple poderá apresentar já este mês, na MacWorld 2008 (Janeiro), um novo tipo de portátil. Ficaria na categoria de ultra-portátil, seria muito mais leve que os normais portáteis, mais pequeno, não teria drive de DVD/CD incorporada (até afirmam que a drive acompanharia em separado o produto) e principalmente que teria um novo tipo de interacção por multi-touch (como o iPhone).
A agitação tem sido muita sobre este produto e os rumores já circulam há anos. Mas intensificaram-se muito mais recentemente que já se acredita que a Apple finalmente dará luz a isto daqui a alguns dias.

Até já há quem avance com fotos da máquina.
Será este o tão falado ultra-portátil da Apple?


Actualização:
Não! Não é este. O tão falado ultra-portátil acabou por ser o macBook Air que foi apresentado na MacWorld 2008. Vejam aqui, aqui e aqui. saberão tudo sobre ele devidamente actualizado.

Ao mesmo tempo a Apple registou uma nova patente (cortesia da noticia pelo blog Appletuga), bastante interessante, que consiste num ultra-portátil a ser alojado dentro duma espécie de monitor. Esta ideia remonta aos tempos de um produto que a Apple lançou em meados da década de 90, o DuoDock. O DuoDock era um portátil que se alojava dentro de uma espécia de computador já ligado a monitor, teclado e rato para a comodidade do utilizador em cas ou no escritório. Nessa altura a Apple tinha ideias geniais antes de tempo, como foi o caso do Newton (o pai de todos os PDAs na altura em que nem sequer havia internet).
Vejam as imagens:


O que acham disto conjugado com um ultra-portátil?



Eu adoro a ideia e acho que ela vingaria nos dias de hoje. Seria um produto practico de trazer em viagem e em casa era um desktop autêntico como o iMac. Fabulosa re-interpretação de uma ideia antiga. Acho que teria imenso sucesso e abriria portas para ideias maiores... a caminhar assim toda agente poderia ter um portátil e um de mesa, sem compromissos.
Se imaginarmos bem o cenário ficávamos dotados de ambas as situações.

Uma "carcaça" alojadora como essa poderia ter a função de carregar o ultra-portátil, teria o hub para as ligações, deveria ter wi-fi para poder emitir para o portátil... tipo tê-lo no quarto em casa e andarmos com o portátil na sala e continuar a ter internet, acesso às impressoras, discos externos, etc.
Para utilizadores simples nem precisavam de ter um router wireless em casa pois a base alojadora fazia isso a apartir do momento que recebesse uma ligação à net.


Com esta solução acabava o dilema de escolher um portátil pelo tamanho do monitor pois um pequeno chegaria bem. Fora de casa 12" serviriam para desenrrascar e em casa teriamos o conforto de umas boas 20" ou 24". Aliado a isso o teclado completo e um rato normal.
Era o sistema perfeito para os dias de hoje.
Podem consultar o site do registo da patente aqui.

Steve Jobs: autoriza lá isso, sim!

2 comentários:

Jorge disse...

Não está mal pensado. Mas por outro lado acho que não convenciam os gamers. Eles gostam de ter grandes e potentes máquinas, que fazem muito barulho com a refrigeração.

ArmPauloFerreira disse...

Essa está boa!
Nesse caso um ultra-portátil também não lhes serve e nem um portátil por melhor que ele seja.

Os "gamers" são um pessoal à parte com exigências de um computador que por vezes nem aqueles que trabalham em aplicações muito sérias (para multimédia, filme, 3D, ciência) chegam a precisar.
Fuck gamers! Já foram inventadas a PS3 e a Xbox, especificas para o efeito...