quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Zon Multimédia: a nova designação da ex-PT Multimédia

Para assinalar a conclusão do spin-off do grupo PT (Portugal Telecom), a agora ex-PT Multimedia passa a designar-se ZON Multimédia. Este é o nome corporativo que entenderam adequado para agregar todas as competências desta nova empresa.

Onde antes, na ex-PT Multimédia se juntavam as empresas Lusomundo e a TVCabo, passa agora a unificar-se tudo como uma só entidade. Zon Multimédia é o nome e marca institucional da empresa, sendo ZON TvCabo, ZON Conteúdos, ZON Lusomundo Audiovisuais e ZON Lusomundo Cinemas as marcas das empresas do grupo, que nestas se integram as marcas comerciais ZON Netcabo, ZON Phone, ZON Lusomundo e ainda o futuro serviço móvel ZON Mobile.
A filosofia da ZON Multimédia é apresentar-se não como uma empresa de comunicações mas sim como uma empresa de conteúdos e disponibilização de conteúdos.

Assim, TVCabo passa a ser usado apenas como a designação do serviço de televisão ao invés de ser como era sinónimo dos 3 serviços de comunicações (TV/Net/Telefone fixo). Contudo, esta é uma mudança operada de forma pacífica e de maneira a não provocar o choque actual cliente. Na verdade, se nos dirigirmos ao site TVCabo tudo nos vai continuar a ser familiar como era até aqui.
Segundo afirmou Luis Lopes, o administrador de marketing da empresa, a mudança da PT Multimédia (PTM) para ZON deverá estar concluída até ao final do terceiro trimestre deste ano, implicando alterações graduais no "design" de 30 lojas próprias, de mil pontos de venda de agentes da marca e o vestuário e fardas dos colaboradores e decoração das viaturas.
Até acho que foi uma ideia ponderada fazer a mudança de forma progressiva.

Quanto ao nome ZON acho-o forte e com impacto ao ser pronunciado apesar de achar que fica demasiado conotado com a designação da rival Optimus Zone.  Luís Lopes explicou que a marca ZON "não tem um significativo propriamente dito" e que as razões da escolha prendem-se com o facto de ser um "nome fácil", com potencialidades gráficas, e à qual os consumidores atribuíram características positivas nos testes de mercado. "Mais importante do que a marca em si, é o que ela transmite", sublinhou.

Com a Zon Multimédia passamos a contar com mais uma remodelação de imagem. Para já acho a imagem do  logotipo simples e interessante. Dá para notar que pode ser usado na horizontal ou na vertical e ainda na diagonal que as 3 letras mantêm a leitura da marca (o que já é um bom prenúncio de soluções gráficas).

Curiosamente o nome ZON já era utilizado por uma empresa de design no Brasil... a Zon Design.

Este estilo gráfico faz-me lembrar os desodorizantes AXE pois faziam muito uso do preto a fundo, as 3 letras (também 3) em branco com um efeito colorido por trás. Foi o que me chegou imediatamente á memória...

Para já acho muito curioso também o facto de termos disponíveis 3 endereços que nos levam aparentemente ao mesmo site. Aparentemente apenas... porque exibem diferenças menores os sites de cada endereço.
Reparem, nas imagens onde mostro esse facto respectivamente nesta ordem: www.zon.pt , www.zonmultimedia.pt e www.tvcabo.pt .

Pois podem notar no imediato que cada endereço resulta numa cor diferente de fundo (variadas cores surgem como fundo). No entanto, o endereço da TVCabo mantém as designações dos nomes dos produtos na lateral direita de forma diferente dos outros.
Outra curiosidade é o título do site que é indicado aos browsers: apesar de os endereços serem diferentes todos ainda não denominam ZON qualquer-coisa mas o nome anterior "TV Cabo". Acho que aqui ficava bem melhorarem isso para figurar já a marca ZON.

Acho também que no site deveria estar mais implícito os tipos de serviços que a ZON tem disponíveis e não os ter descriminados pelas denominações que a marca usa. Assim invés de TVCabo / Netcabo / Phone / Lusomundo poderiam estar de forma mais objectiva termos mais simples como Televisão / Internet / Telefone Fixo / Conteúdos Lusomundo (ou algo parecido). Penso que quem desconhece os termos da TVcabo poderá não associar de imediato os termos que a ZON usa.

São detalhes da tal "remodelação progressiva". Acredito que dentro de dias ou semanas ou meses, se digite qualquer endereço e eles sejam todos re-endereçados para um único site, pois isso é sempre mais correcto e que o site já tenho o nome de ZON também.

De referir também que com esta remodelação "vão-se á vida" as 3 meninas que tanto ilustraram a TVCabo anterior. Vejam este artigo a respeito disso aqui (contém imagens bastantes sexy).

Sem comentários: