terça-feira, 4 de março de 2008

O servidor Mac OS X Leopard Server

Quem segue há algum tempo este blogue, sabe que tenho onde ponderado bastante acerca de outro sistema operativo da Apple. O sistema que me refiro é o Mac OS X 10.5 Server. Na empresa, poderei muito em ter para suporte do departamento gráfico um OS X Server. O Leopard Server, o nome como o apelido, já por cá se encontra em funcionamento.

Pela minha experiência, ou melhor pelas diligências que fiz em saber acerca dele e se alguém usava um Mac OS X Server, revelou que é por sinal desconhecido na generalidade. O Mac OS X Server pode fazer muito por um departamento ou empresa mas porque existem ainda imensos tabus no uso de Macs, pensar num servidor Apple é ainda mais difícil de adoptar visto quase todas as empresas de alguma forma já terem um servidor movido a Windows.

O Mac OS X Server, dedica-se a servir de ponto de ligação entre computadores, quer sejam Macs, Windows PCs ou Linux PCs. No fundo ele tem os mesmo principios que todos os servidores têem. É uma máquina que numa rede oferece serviços diversos e poderá ser a máquina que dá apoio, armazena e potencia os dados que circulam numa empresa. O Mac OS X Server pode ainda estar ligado a outros servidores como uma máquina complementar ou dedica a um só departamento. Sozinho pode oferecer todo o potencial que um Windows server oferece mas com outros custos menores (o caso das licenças por exemplo), outra fiabilidade ou ser um Mac complementar num grupo de utilizadores de base Mac OS X.

O Leopard Server, tem contudo uma diferente abordagem para a situação de ser um Mac complementar. Os serviços que oferece vão desde o simples armazenamento e partilha de ficheiros, até algo mais sério mas nunca pensado por quem usa Macs.
Se pensarmos bem, e servindo-me do exemplo que acontece com o ramo das artes gráficas, por vezes podemos estar na presença de um departamento gráfico onde cada Mac de cada utilizador funciona independente. Quando é preciso trocar um ficheiro ou continuar um projecto, acede-se ao respectivo computador e vai-se lá buscar ou depositar o que está no momento em questão. É isso que tenho-me apercebido na maioria dos departamentos gráficos (pré-impressão, de design ou afins). No final, acaba-se a ter os dados dos projectos e trabalhos em curso depositados unicamente nos computadores onde o respectivo operador trabalha. Quando se quer transmitir algo a algum utilizador, faz-se isso verbalmente e a gestão de tantos conteúdos acaba por ser um processo de gestão de todos no departamento.

Os anos passam e os sistemas evoluem. Nos dias de hoje proliferam impressoras num mesmo grupo, os mesmos grupos têm por vezes as mesmas pastas com os mesmo conteúdos. E manter tudo isso up-to-date é uma tarefa que se pode tornar infindável. Outro caso é também, assegurar cópias de segurança e o arquivo digital, que é na verdade o bem mais precioso de uma empresa nos dias de hoje. Mais do que quem temos, é mais um caso do que é que temos.

E com todo este espírito e muito mais, que por mais que me esforce não o consigo transmitir (só a experiência quantifica estas situações), que o Leopard Server pode ser uma abordagem com contornos importantes. Não é uma decisão radical ter a ajudar um departamento um Leopard Server mas pode se traduzir numa boa ideia. É pena que por vezes as empresas que vendem não saibam aludir para esta situação. Nota-se que estão motivadas para venderem qualquer que seja o Mac e respectivos produtos, mas parece que o Mac OS X Server é uma espécie de patinho feio para todos. Existem receios infundados, desconhecimento total e ainda lojas/empresas que o têm em catálogo mas por não saberem o seu valor também se excluem de o mencionar ou recomendar. E o problema aumenta se pensarmos em quem o vai instalar e dar assistência à altura de um sistema de servidor não convencional (Windows é a norma de facto).

Pois bem, eu pela minha experiência (breve ainda) só posso dizer isto:
Empresas e departamentos (com muitos Macs), vocês não sabem o que têm andado a perder!

Ter a funcionar um Mac OS X Server não requer nada demais à partida. Se tem para lá um Mac que G4/G5 (iMac, PowerMac ou Mac Pro... ou mesmo um bom Mac mini) parado por aí... podem lhe dar uso de novo. Os requisitos para um Mac OS X Leopard Server são exactamente os mesmo exigidos pelo Mac OS X Leopard.
O Mac até nem precisa de monitor, rato ou teclado, pois no caso do Server são acessórios opcionais e não obrigatórios. É essa a razão do tão misterioso Xserve não ter nada mais que apenas o "corpo".
Se têm impressoras que todos usam, RIPs, color-proofs e outras situações semelhantes, podem acabar com isso de terem de imprimir através dos computadores dos outros no grupo. Podem ter as impressora a aparecerem nos vossos Macs e imprimir simplesmente que o Server trata do resto, inclusive todos ao mesmo tempo.
Arquivo e cópias de segurança é garantido. Aqui até se pode ter um luxo que é o Time Machine Server. Com ele não é preciso cada Mac ter o seu disco externo e fazer as cópias. O server trata disso pois solicita a informação a cada Mac com Leopard.
E para não ser demasiado extenso nas minhas apreciações, dispõem de muitos outros serviços como a partilha de ficheiros, armazenamento centralizado, gestão de calendários e se tiverem um dominio próprio com IPs estáticos, de toda a solução para e-mail, alojamento das vossas páginas de internet e blog, iChat, estúdio de produção para podcast, quicktime streaming, etc, etc, etc!

Depois destas minhas apreciações, será que já vêem com outros olhos o Mac OS X Server?


Consulte aqui neste blogue mais artigos relacionados com o Mac OS X Server (clique aqui)

10 comentários:

Azrael disse...

por acaso tenho um g3 (blue/white) e estou seriamente de ir expremintar o x server.

ArmPauloFerreira disse...

Esse modelo não pode ter o Mac OS X server. As especificações para o Leopard Server são as mesmas que o Leopard normal exige.
Nao podes fazer muito com esse G3 (blue/white). Paciência.

Atenção quanto ao leopard Server... Não é um simples sistema operativo para se usar como Mac OS X normal. Ele está direccionada para empresas e grupos de trabalho. Como todos os sistemas de servidor...
Só uso o Leopard server no trabalho porque temos vários computadores (Macs e PCs) e especificamente porque no meu departamento gráfico precisava de algo mais capaz para servir melhor um grupo. É isso de usar os computadores de trabalho (que estão ligado em rede) para mais tarefas de apoio revelaram-se ao fim de algum tempo uma chatice.

Off-topic: António, o que é feito de ti ou das tuas actividades on-line?
O teu local no Sapo é algo que ainda não compreendi.
E aquele teu assunto com o monitor/TV como resolveste?

Azrael disse...

O meu assunto do monitor/tv ainda não está resolvido. Está pendente. :P

Bom, sobre o mac x server era apenas por mera curiosidade, que eu tenho sempre curiosidade a tudo que me atrai a nivel mac e informatica. :)

O meu local no sapo é um projecto que estou a elaborar, mas estou a fazendo pouco a pouco. Porque tenho um emprego que não tem nada a ver com programação, apesar de eu gostar de fazer algumas coisas em informatica, mas como eu já disse é falta de tempo.

Anónimo disse...

Olá Paulo,

Ainda estou devendo o desfecho do meu review do Leopard Server... É bem provável que você conclua sua instalação antes da minha!

Um abraço!

ArmPauloFerreira disse...

@Rodrigo: Obrigado pela atenção. Na verdade o meu Leopard Server já está a funcionar há semanas. Recentemente ando-me a debater com problemas no serviço Print. É que a razão nasce de o caso da impressora não ser na verdade uma impressora mas sim um software RIP que não é totalmente suportado pelos Queues do Server. Já inventei para lá e parece que arranjei duas ou três soluções mas como apaguei o programa e voltei a instalar duas vezes, apaguei de forma hostil as queus sem ir ao sistema CUPS e etc, elas agora não desaparecem de forma alguma.

O meu próximo passo vai ser reinstalar tudo de novo e de raiz. E até vai ser bom pois já aprendi que tenho de passar logo a modo Advanced (o serviço Print só está no modo advanced realmente) e já aprendi um pouco mais a lutar com o Server Admin.
Na verdade estou a gostar do X Server. É pena não ter o tempo todo para me dedicar a ele... trabalhar em artes-gráficas e em simultâneamente configurar o Server dá muito que fazer.
O serviço que realmente ficou muito bem foi o Time Machine Server, que é mesmo muito bom e já nos fez jeito com dois desastres que aconteceram com ficheiros.

Tenho pena de não ter mais tempo para publicar um bom artigo sobre o Leopard Server lá no nosso terreno na empresa.

Leopard Server? Recomendo a todos que usam Macs!

Anónimo disse...

Qual RIP você usa? Ele é totalmente compatível com o Leopard?

ArmPauloFerreira disse...

É o ProofMaster 2.x Mezzo da Perfect Proof. Falei directamente com a própria marca antes de comprar o Leopard Server. O director de produto confirmou que era compatível.

O problema de impressão tem a ver com vários factores:
- autorização dos utilizadores;
- o RIP deve ter as impressoras a funcionar por Hotfolders e não por Queues (é outra das soluções);
- e de certeza outros que ainda não me deparei...;

Também por teimosia instalei a aplicação num Leopard normal e realmente aimpressão falhou devido ás autorizações dos utilizadores (penso que, devido aos Macs estarem ligados ao directório do Server, a situação das autorizações acaba por se manter);
Neste momento penso que estou mais perto da solução.

Acabo a pensar que o Server tem a sua razão pois também andei para lá a mexer em vários locais e devo ter provocado desastres. É por isso que vou fazer mais algumas experiências com os outros serviços e quando estiver apto com tudo... apago tudo e instalo de raiz o Server de novo. mas desta vez já saberei as manhas todas da configuração... uma delas é passar logo a Advanced...

JPCarvalhinho disse...

Boas...

Já agora... como é que ele se porta com aquele patinho feio lá dos fundos que tem uma marca com um H e um P e que corre windows?

Que tipo de "serviços" é que o Srv Leopardo pode prestar?

ArmPauloFerreira disse...

@Caro JPCarvalhinho:

Na verdade o Mac OS X Server é um OS de servidor como o é o Windows Server.

Ser a máquina HP ou outra marca para lá colocar um sistema operativo de serviços é indiferente para os casos Windows ou Linux. O Mac OS X Server só pode ser instalado num Mac (G4/G5/mini/iMac/Xserve/etc..).

No entanto, podem ser adicionadas mais características com produtos de terceiros como o Parallells Server (e nele por a correr um Windows server ou Linux) que o X tomará conta dos vários assuntos como se fossem vários computadores servidores ao mesmo tempo.

No meu caso... a empresa já tem um sistema com um Windows 2000 Server mas o meu departamento por ter Macs é tratado à parte. Acontece que cresceu um pouco mais e entendi que necessitava de algo a dar complemento às nossas acções e que fosse uma salvaguarda do trabalho do departamento. Usamos o iCal, partilhamos ficheiros ou temos em cada Mac a mesma pasta igual com ficheiros iguais (são modelos dos trabalhos), é necessário ter um mac para ter o software RIP de provas de cor digitais sempre ligado... e precisava ainda de ter um sistema de backups's dos vários Macs caso alguma avaria aconteça ou outra situação de trabalhos que se possam perder de um momento para o outro antes de gravar as cópias de arquivo.

Pensei em muitas soluções para satisfazer as necessidades alvo. Mas apenas uma solução me dava a resposta completa a tudo: Mac OS X 10.5 Server.
Só para pensares: terás algum sistema de cópias de segurança para cada Mac "gratuito" como o é o Time Machine Server? Ou um serviço como o é o iCal server onde todos os agendamentos e tarefas ficam disponíveis a todo o pessoal do grupo, sendo um factor que promove a transparência e ajuda a gestão?

Escolhi o Leopard Server porque se adapta ao que preciso como uma luva. Não o tenho para fins muito sofisticados e também não os compreenderia. Posso te dizer que a minha escolha tem segundas intenções sim... quem sabe um dia na empresa todos os siatemas são sevidos por um Mac Server? Se ele se portar bem e der tudo o que promete vai fazer gente pensar. E também pelos custos: por menos de 500 euros tem um SO Server para 10 clientes e cada licença de cada cliente 129 euro. Agora faça o mesmo exercício com um ambiente Windows Server e o seus penduras e verá que fica muito mais caro e nem sequer tem as características inovadores e de promoçaõ da colaboração que oferece o ambiente Mac de servidor... pense!

ArmPauloFerreira disse...

@JPCarvalhinho: depois da resposta tão extensa vi que me desviei da resposta que querias mas podes saber tudo sobre as capacidades do Leopard Server consultando sobre ele no site da Apple.

Começa por aqui:
http://www.apple.com/pt/server/macosx/features/

Outras questões mais avançadas sobre os vários tipos de Servidores podes tentar a tua soret e colocar uma perguna desse género ao pessoal do Brasil do blog MBE (vê o no meu blogroll o link). Pode ser que te ajudem a clarificar ainda mais as tuas dúvidas.

Eu fujo do Windows... se ele ainda for mais complicado como o Windows Server... ainda mais fugirei!!!