quinta-feira, 20 de março de 2008

Terrafugia Transition, o automóvel que voa à venda já em 2009!


Pois é, temos uma inovação revolucionária prestes a estar à disposição de cada um desde que a carteira esteja recheada. Está planeado para venda em 2009, o automóvel voador "Transition" da marca Terrafugia.

Com ele, ficará ao alcance da humanidade uma das promessas da ficção-cientifica que habitou imenso a nossa imaginação. Um veiculo que tanto voa como anda na estrada.

Que ideia mesmo atraente e à distãncia de 100 mil euros!

Veja aqui o video com a simulação 3D do Transition em funcionamento:



Tal como informa a Agência Financeira:
"...o modelo «Transition», que está a ser construído por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachussetts, é capaz de alcançar a velocidade de 140 quilómetros/hora (km/h) em terra, sendo que poderá transformar-se numa pequena aeronave e capaz de atingir uma velocidade de 185 km/h.

O objectivo da empresa é abrir as portas da sua invenção ao grande mercado, embora o modelo não esteja indicado para qualquer um: com um peso de 600 Kg, o «Transition» exige carta de piloto desportivo para ser conduzido e tem um preço estimado em 96,7 mil euros (148 mil dólares).

O carro está preparado para uma lotação de duas pessoas, tem 5,7 metros de comprimento e largura variável: dois metros quando as asas estão recolhidas e 8,4 metros quando se encontram abertas. Já a nível de combustível, o veículo vai consumir 18 litros por hora enquanto estiver a voar.

O protótipo foi aprovado e o aparelho tem tido resposta positiva nos diversos testes aerodinâmicos a que tem sido sujeito.
"

Deixo ainda um video de como funciona o sistema das asas. Podem saber mais sobre este veículo no site da marca Terrafugia


1 comentário:

Bruno M C Castro disse...

Por acaso não tinha visto essa publicação tua...
Vi no portal IOL...
Depois do sQuba, agora o Transition, falta fazerem um que ande debaixo de água, na terra e voe...