terça-feira, 13 de maio de 2008

Nostalgia dos anos 80: genéricos de programas infantis (parte 1)

Estou a abrir uma nova rubrica aqui no blogue para regressarmos todos no tempo... por momentos!
Para os mais novos poderá soar a novidade estranha mas para para a malta acima dos "30 e quê" concerteza que irão imediatamente identificar a maioria (ou todo) do material que aqui aparecerá de tempos a tempos.

Começarei obviamente "por nós", de quando éramos "mais pequeninos". As memórias são tantas que até será dificil de representar como deve ser em artigos... mas fica aqui a minha boa intenção.

Esta será a parte 1 de 2 artigos dedicado aos genéricos infantis dos programas mais icónicos.
Vamos lá a começar...



Abelha Maia


Tom Sawyer


Verão Azul



Como o tempo avançou...
Hoje em dia qualquer um destes programas infantis quase se poderiam considerar "kitch"!
A pequenada fica pasmada a ver qualquer um destes genéricos e logo de seguida pensarão lá para os seus botões:
"Os meus pais são mesmo foleiros... "atão" eles conseguiam gostar disto!?"
Mas desenganem-se também todos aqueles que agora andam na casa dos 20 e que começaram a ver desenhos animados desde o inicio dos anos 90. É que desenhos animados e alguns programas infantis que passavam na TV eram acontecimentos na vida de uma criança.

Nos dias de hoje a maioria da miudagem vê a sua "macacada" em gloriosos plasmas, lcds e/ou outras televisões convencionais de grande tamanho. No meu tempo tínhamos TV (a maior parte que tinha) a preto-e-branco, com o vidro em "bola" (não havia flat-screens ainda)... e era o delírio total. E acreditem que nas imagens cinzentas da tv até as cores víamos. É mesmo, lembro-me de ver o filme "Superman, the movie" (de 1979), quando deu pela primeira vez na RTP (na altura não vi a última parte -a melhor-  por ter de ir para a cama) e no dia seguinte na primária todos falarmos que o víamos em fato azul e capa vermelha!

Estes programas tinham hora marcada para dar e não repetiam, não os tínhamos em video pois só para o fim dos anos 80 é que se começou a generalizar o video e o VHS/Beta. Portanto não tinhamos cassetes/DVDs para ver até à exaustão (e paciência). E só tínhamos um canal que exibia programas destes, o primeiro canal da RTP.

Recordo com nostalgia estarmos todos na rua nas brincadeiras habituais e mal chegava a hora, as 17h e... desaparecia tudo. Ía mesmo tudo embora para ver aquela rápida meia-hora (mais ou menos) de animação. E claro cada genérico de programas destes eram abrilhantados a rigor. Naquela época um programa infantil era pensado para ajudar na formação das crianças, com inocência e até não tinham violências como hoje muitos mostram (há excepções mas eram muito estilizadas).


Quando as aulas começavam após as férias "grandes", no recreio da primária até competíamos uns com os outros, qual desgarrada, cantando por assobio o genérico do "Verão azul" e de mais alguns também.
Isto é que eram tempos, juventude (a malta da minha época que me está a ler sabe bem do que estou a falar).

Ó tempo, volta p'ra trás!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Que saudades :)
O toque do meu telemóvel é o "Verano Azul"

ArmPauloFerreira disse...

Podes crer, Kanhas!
Ver estas coisas faz-nos ficar com um sorriso dos grandes, não é?