quinta-feira, 19 de junho de 2008

Firefox 3: já cá está!

E prontos!

Lá instalei também o tão badalado Firefox 3 e participei num recorde do Guiness (porque me inscrevi).
Reparem que eles até um certificado de participação me deram em PDF.


Engraçado! São gestos destes que nos fazem ligar emocionalmente a um produto.
E acho muito interessante o Firefox 3... apesar de o ter apenas como um reforço ou plano B.

O meu principal browser vai continuar a ser como sempre o Safari. Quando chegar o iPhone 3G, usar o Safari vai nos dar vantagem pois quando o iPhone sincroniza com o iTunes também inclui todas as bookmarks do Safari e os sites que foram visitados (penso eu mas não tenho a certeza). Assim teremos no bolso tudo aquilo que visitamos no computador. Mac pois claro!

Também instalei no iMac do trabalho e no Vista do Boot Camp do iMac.


É curioso reparar que o Firefox adapta as características da interface do sistema onde está instalado. Faz com que se pareça com o browser nativa de ambos os sistemas (Leopard e Vista).
Quem usa no Windows Vista vai notar que ele se parece com o Internet Explorer e quem usa Mac OS X Leopard vai ficar com a impressão que é parecido com o Safari.
No fundo este Firefox herda muitas características estéticas dos vários browsers que há, principalmente do Internet Explorer do Vista, do Safari e do Opera. Isso ajuda a facilmente qualquer um o adoptar sem grande esforço.

Na verdade, este aspecto é interessante e um sinal a dar à Apple e ao seu Safari para Windows. É que no Windows o Safari tenta ser tal como é no Safari de Mac OS X, o que o faz parecer uma aplicação estranha em Windows ao não obedecer às regras da interface do Windows.

Num uso global, o Firefox 3 pareceu portar-se bem e gostei de alguns detalhes (que seriam bem-vindos ao Safari) como é o caso de ter um acesso rápido para as páginas web "Mais visitadas".

Se no seu PC ainda usa o Internet Explorer... desista de vez!
No Mac... é consigo decidir qual deles ser o principal.
Eu vou continuar a usar só Safari...

3 comentários:

iCeCube disse...

_não sei pk q s criou essa teoria de q o Explorer é o mau da fita dos Browsers, eu nao troco o meu Explorer7 por nenhum outro browser, parece que é da moda moda usar o FireFox, eu nao gosto :S (nem participei em record nenhum, só no record de usar o browser mais utilizado de sempre)!!!

Safari, acredito q seja bom, ja exprimentei mas...nunca m dedikei muito a perceber akilo, mas para kem tem um mac...será mesmo o ideal!

Vamos esperar pelo Explorer8 :P que está p'ra breve.

ArmPauloFerreira disse...

@ icecube: Na verdade a minha afirmação deve-se da experiência de longa data que fui tendo com o IE. Foi sempre um browser que dava mais prioridade á aplicação que ás páginas que mostrava.

No Windows Vista o IE7 mudou bastante e adoptou muitas características dos chamados browsers modernos (quando estes se comparavam até ao IE6).
O IE7 está melhor mas parece-me algo lento quando comparado com os outros. E acho que lhe falta alguma elegância também.

No fundo, para mim, é um browser OK.

Anónimo disse...

O IE7 é mesmo muito lento. Basta fazer uma pequena experiência para comprovar a diferença.

Então agora com o Firefox 3, a diferença é brutal!

Eu simplesmente não consigo abrir 1 site com o IE7, dá-me raiva esperar tanto!