quinta-feira, 26 de junho de 2008

Novos filmes em estreia: Speed Racer


Estreia hoje o filme "mais visual" do ano: Speed Racer.

Baseado numa série de TV de animação japonesa de finais dos anos 60, "Speed Racer" salta para o grande ecrãn pela mão dos irmãos Wachovsky, os realizadores da trilogia Matrix.
Este filme de acção para a família, baseado em corridas automóveis, usa os mais avançados efeitos visuais aos quais lhe acrescentaram cores super-berrantes ao estilo tecnicolor que nos dá uma sensação visual quase psicadélica. Tudo para trazer para a imagem real toda a essência do desenhado animado. É bastante bem protagonizado por Christina Ricci, Emile Hirsch, Susan Sarandon, John Goodman, Matthew Fox (da série Perdidos), entre muitos outros.

Como sempre qualquer dos filmes destes dois realizadores, Andy e Larry, são exímios na forma de abordar a imagem pelo seu estilo e deleite visual. Este "Speed racer" não é excepção, onde talvez tenham levado o seu estilo muito visual a limites nunca vistos. Se pensarmos bem já os anteriores filmes que realizaram o eram assim, Bound e toda a trilogia Matrix, e ainda o filme que ajudaram a produzir, o V for Vendetta.
Tanto o estilo visual como o argumento têm gerado imensas criticas negativas dos "críticos" não só pelo aspecto do filme ser demasiado centrado nos efeitos visuais mas também por dizerem ser uma história totalmente vazia de argumento. Eu cá só saberei depois de o ver... é que de críticos está mundo cheio e cada qual tem a sua própria visão que pode não coincidir com a dos outros. Se a ideia é passar algum tempo no cinema, gostarem do género e de muitos efeitos visuais... ide ver!

Speed racer trailer do filme (2008)


...e para compreender melhor o contexto deste filme:
Speed Racer animação original (1967):

3 comentários:

JPCarvalhinho disse...

Olá!

Já vi o trailer deste filme no front row À tanto tempo que pensei que já tinha estreado e estava em DVD.

nao em atraiu muito... muito mais atenção despertou-me o wall-e :) que estranahmente sairá tarde (Agosto) o que é uma má época (férias de verão, muita gente fora)

ArmPauloFerreira disse...

Realmente... o filme estreou o mês passado nos EUA e só agora chega cá.
Também estou de olho nesse Wall-E, o próximo da Pixar (Disney). Está soberbo mas a história parece ter muito sumo. Mal vi os trailers lembrou-me logo o AI de Spielberg (o tal que grande S. Kubrick não pode fazer). Há ali um argumento muito pertinente mas que tenho pena se for simplesmente avaliado como um filme infantil, como têm sido avaliados todos os recentes da Pixar apesar de as crianças os poderem ver obviamente.
Estou de olho nesse Wall-E e quando estiver para sair farei um destaque, é claro!

Obs.: É realmente pena o Front Row não ter uma forma de mostrar os filmes do nosso país. É a função que mais gosto do Front Row: ver trailers. Tenho imenna pena de não ter um AppleTV...

Anónimo disse...

Este filme está envolto em alguma "polémica". Muitos dizem que é excelente, outros dizem que é apenas mais um filme, eu só depois de ver é que consigo opinar sobre o assunto.

O Wall-e, pelo trailer parece ser um filme de outro mundo, como é habitual dos filmes/animações da Pixar.