quinta-feira, 24 de julho de 2008

Batman "The Dark Knight" bate recordes... e algumas observacões!

Pois é... este Batman, chega a Portugal já com recordes batidos nos EUA.
Maior número de salas, melhor dia de estreia de sempre, melhor fim-de-semana de sempre... é impressionante!


Os números dos recordes

O dia de estreia (EUA):

"The Dark Knight conseguiu num só dia aquilo que alguns (poucos) blockbusters conseguiram este ano em três…" (...)
"O filme,.., arrecadou a espectacular quantia de 66,4 milhões de dólares!"
"Até á data este recorde pertencia a Homem Aranha 3, que em 2007, no seu dia de estreia, conseguiu arrecadar 59,8 milhões de dólares em receitas."

e
"...The Dark Knight está em exibição em 4.366 salas, o que por si só também já representa mais um recorde:
O do maior lançamento (maior n.º de salas) para um filme nos EUA.
O filme também agradou à critica, que considera este o filme mais negro, complexo e inesquecível da saga Batman. O desempenho de Heath Ledger no papel de Joker também tem sido elogiado e há já quem peça uma nomeação ao Óscar para o falecido actor."


O fim-de-semana de estreia (EUA):

"158,4 milhões de dólares!
É este o novo recorde de bilheteira conseguído por um filme no primeiro fim-de-semana em exibição e foi conquistado por The Dark Knight, ultrapassando assim o anterior recorde que pertencia a Homem Aranha 3 e que era de 151,1 milhões."

Informações e imagem Batman/Joker no topo: Hotvnews

Saiba mais sobre este filme pelos vários artigos já publicados aqui neste blogue.
Clique e veja tudo já aqui publicado!



Observações e Marvel vs DC...

No entanto há alguns dados a reter destes recordes: é que este filme bate recordes de outro filme também baseado em super-heróis da BD, o Homem-Aranha 3. É caso para pensar que os filmes baseados na BD têm relevância nos nossos dias e pela elevada adesão do público é um género apreciado.

Outra observação que faço é sobre a rivalidade Marvel versus DC Comics.

O Homem-Aranha 3 fez a Marvel deter recordes absolutos de cinema, aliado aos bons resultados que anteriormente já havia conseguido com outros títulos tais como a trilogia X-Men, os outros dois filmes do Homem-Aranha, os encaixes obtidos com os Quarteto Fantástico 1 e 2, a trilogia Blade, etc... e já este anos com os filmes Iron Man e com o Incrível Hulk. A Marvel tem encaixado receitas importantes e tem ganho prestígio com tantos filmes baseados nas suas criações.

A DC tem tido pior sorte... só tem practicamente dois super-heróis que rendem: Super-Homem e Batman.

O recente Superman Returns (que apesar de tudo eu adoro mesmo sendo uma espécie de Hulk de Ang Lee) não animou assim muito o povão e na altura que estreou viu-se o X-Men 3 (da Marvel) facturar muito mais.

Quanto a Batman... depois do sucesso fulgurante dos dois filmes de Tim Burton (de 1989 e 1992), os filmes de seguintes de Joel Schumacher (1995 e 1997) arrasaram completamente com a personagem e ninguém gostou e passaram-se anos e anos com o franchise parado porque um filme com Batman tornou-se em algo de má memória.
Em 2004 a DC apresentou-nos um outro título do mundo Batman: "Catwoman" , interpretada por Halle Berry. De novo um desastre total... e considerado um dos piores filmes desse ano.

A DC Comics coleccionava assim muitos desastres com as suas personagens e só se redimiu com o lançamento de "Batman Begins" (2005).

Redimiu-se, felizmente porque foram afastados os maus tiques do passado que normalmente se verificavam os filmes de super-heróis: elencos fracos, argumentos tontos, efeitos especiais vergonhosos (ou então o único detalhe que se salvavam dos filmes para encher o olho), realizadores tarefeiros e sem visão, desrespeito total pela BD e pelos fãs, etc...

O "Batman Begins"... instaurou uma abordagem séria e realística, onde por acaso a personagem até é um super-herói mas que poderia ser uma comum personagem qualquer num mundo de crime.
Já repararm que neste filme não há figuras CGI e loucuras com efeitos especiais? É que aqui tudo é servido em bom estilo clássico de filmar.

Genial e revitalizou Batman para a sociedade... e agora com a sequela "The Dark Knight", uma personagem DC Comic estabelece um novo patamar no género. E consegue ainda retirar os recordes de bilheteira à Marvel e unir toda a crítica em elogios ao filme.

É a Marvel quem sai derrotada desta vez... e um só filme o conseguiu!
A DC Comics deve estar a sorrir imparávelmente, como o Joker, sobre o Stan Lee da Marvel.


Os mais influentes filmes do género

Eu costumo achar que nos filmes baseados super-heróis BD têm dois momentos de grande elevação:

1º- "Superman - the movie" (1978), datado mas continua um dos melhores filmes de sempre no género. Aquele que nos fez acreditar que um homem poderia voar. Este filme é o "avô" dos bons filmes baseados em BD pois deu uma abordagem séria e com ideias de cinema. Um clássico absoluto!

2º- "Batman" (1989) de Tim Burton, que no seu espirito fervilhante e criativo, este realizador de estilo e visão únicas, ergueu um ambiente gótico, soturno e cláustrofóbico, aliado a um novo estilo de "vestir", em que a pele ou cabedal é o material escolhido mas não obvio para este tipo de personagens (é mais resistente que os colants mas na prática limitaria os movimentos) mas que cinematográficamente ficou como "o standard".
Este considero-o já como o "pai" dos filmes com super-heróis. nada mais foi o mesmo depois dele...


Basta ver tudo o que saiu depois de 1989:
Blade, Spawn, X-Men,etc...
...incluindo até o Matrix (que é o tal filme mais bem feito de sempre com o universo de super-heróis BD mas sem ter origem na BD mas que era para ser uma BD -confuso? não!) 
...e muitos mais filmes de acção.

Depois destes dois só nasceram "filhinhos"...

3 comentários:

middle finger disse...

Parabéns pelo artigo .... Fabuloso!
Sucinto e fácil de ler. Já está nos favoritos. Uma bela explicação da maneira como o cinema tem corroído os filmes baseados na BD.

Já agora se tiveres tempo dá um salto no meu blog, iniciei há pouco tempo, mas vou falar de cinema e outras coisas mais.

http://perturbacoesmentalicas.blogspot.com/

Continua,
Bruno R.

ArmPauloFerreira disse...

"Uma bela explicação da maneira como o cinema tem corroído os filmes baseados na BD."
Ora bem, não foi nesse espirito que abordei o artigo mas talvez tenha atingido esseponto de alguma forma, penso que te referes ao facto de existirem tantas adaptações de BD e também por se pensar nelas como uma forma de fazer lucros e não arte.
Nesse aspecto, Christopher Nolan e os seus dois Batman, parecem primeiro ser pensados pelo aspecto artístico e só por ai obter lucro.

middle finger disse...

Era mesmo nesse ponto que estava a pegar, não me dei a entender, peço desculpa!
Estava a falar das inúmeras adaptações mal conseguídas, como catwoman, o quarteto fantástico (neste caso é a minha opinião, visto que muita gente gostou), Hellboy (simplesmente odiei, espero que o segundo seja melhor), entre outros que não me recordo.
Mas sim, houve óptimas adaptações, estou-me a lembrar do "Punisher", dos dois ultimos batman, do ultimo super-homem que não está assim tão mau.
Quanto ao "Christopher Nolan e os seus dois Batman, parecem primeiro ser pensados pelo aspecto artístico e só por ai obter lucro" permite-me que discorde contigo apenas num ponto, não no realizador que não pensou no filme como um doce para crianças, mas sim amargo e difícil de engolir (não sei se me fiz entender, é um filme que dá luta, é para amantes de cinema e não mainstream), mas no caso da produção a publicidade louca para vender a imagem de um actor falecido há pouco tempo foi um pouco demais, mas são estratégias de marketing. O que interessa é a qualidade do filme.

Força,
Bruno R.