quarta-feira, 23 de julho de 2008

Microsoft faz campanha anti-Mac com o Windows Vista

A Microsoft quer revitalizar as vendas do seu Windows Vista mas para isso precisa de provar aos utilizadores que o Vista é um sistema capaz. Para isso criou uma nova campanha mas para passar a sua mensagem, lembraram-se de tentar destruir alguns mitos e juntamente a isso atacar subtilmente os opositores do Vista.

A campanha tem o seguinte lema:

"At one point, everyone thought the Earth was flat."
"Até uma certa altura, todos pensavam que a Terra era plana."


Só de olhar para a imagem da campanha dá logo vontade de opinar...

Não sei não mas pela imagem da campanha, parece-me que a Microsoft já se afunda em imensa água por lá em Redmond e até já precisam de um navio para navegar nela.
(Xiii... que esta foi mesmo forte!)

E realmente sendo a afirmação deles, significa que eram eles que acreditavam que a Terra era plana.
Então ó Microsoft... só agora é que descobriram que a Terra é "redonda"?
(Eh, eh, eh!!! Eu gosto de dizer umas coisas...)

Com esta campanha a Microsoft ataca a Apple e um dos seus argumentos directos é afirmar que o Windows Vista é mais seguro que o Mac OS X 10.5.
(Coitadinhos... o desespero de se verem ultrapassados...)

Deixo-vos com algumas das afirmações da Microsoft (desenferrujem lá o vosso inglês, tá):

"We know a few of you were disappointed by your early encounter. Printers didn't work. Games felt sluggish. You told us—loudly at times—that the latest Windows wasn't always living up to your high expectations for a Microsoft product"

(...) "Why do I keep reading that Windows Vista won't work with my hardware or software?" (...) "And in its early days, Windows Vista did experience some compatibility problems. But thanks to our industry partners' efforts during the past 18 months, here's where things stand today."

"Windows Vista has fewer than half the security vulnerabilities of Windows XP" (...) "It's also 60% less likely to be infected by spyware or malware than Windows XP SP2. And in early 2008, Windows Vista was shown to have 89% fewer vulnerabilities than MacOS X 10.5, making it the most secure Windows release to date."

Agora sou eu que digo, da mesma maneira que os alunos da escola Carolina não-sei-quê (os tais do "Dá-me o telemóvel, já!" cliquem):

Olhem... vai haver fight!!!
Sai da frente, sai da frente!

Saibam mais sobre este assunto aqui: AppleInsider, AppleMania e ZD Net

4 comentários:

Voyager disse...

Não percebo porque tem de haver uma guerra entre Windows e Mac... Como tantas outras coisas na vida, cada um escolhe a marca que entender...

Quanto a esta campanha (?), parece-me que o objectivo principal não é "atacar" os concorrentes, mas sim tentar melhorar a imagem do próprio produto junto do consumidor. Até porque toda a gente sabe dos problemas iniciais quando o Vista foi lançado...

A minha experiência pessoal com o Vista é muito boa. Sem dúvida, é muito melhor do que o XP a nível de segurança, apesar de consumir mais recursos. Claro que o Vista obviamente não é um SO perfeito, mas também não é como o pintam por aí! Está na moda falar na Microsoft e do Vista em particular, mas é assim com todas as empresas líderes de mercado, em todos os sectores...

Na minha opinião, isto não foi feito para atacar a Apple (muito menos é uma campanha anti-Mac!); o conceito da campanha foi bem explorado e é adequada ao actual momento por que passa a Microsoft. A própria imagem da caravela dá logo a ideia de passado, de mentes retrógadas. E o "At one point, everyone thought Earth was flat" é uma crítica vincada a quem acredita em algo só porque lho dizem, sem procurar saber o porquê, a opinião do outro lado ou sem sequer dar importância à experiência pessoal. Sim, porque há muita gente que fala mal e que vai na onda das críticas sem sequer ter utilizado o Vista...

Resumindo, só enfia a carapuça e só se sente atingido quem quer.

ArmPauloFerreira disse...

Se queres que te diga, Voyager. O Windows Vista é a versão do Windows que mais aprecio. tenho-o no iMac do trabalho (para as cenas do CorelDraw).

Acho-o um passo em frente que a Microsoft precisava dar, com um estilo de sistema operativo próximo do Mac OS X (o que já é um uma boa coisa).

Eu recomendo o Vista e a maior parte diz muito mal dele sem sequer o ter usado mas apenas porque todos dizem mal.

Eu até já dediquei aqui um artigo onde defendia o Vista.

http://armpauloferreira.blogspot.com/2007/12/ma-fama-do-recente-windows-vista-e-da.html
ou
http://armpauloferreira.blogspot.com/2008/06/firefox-3-j-c-est.html

...mas como estou 100% do lado OS X (Apple toda?) tenho de puxar a brasa á minha sardinha... e este artigo é uma continuação do hype que está a ganhar a nova campanha da Microsoft, onde todos a acham muito anti-Mac OS X. E o meu artigo reflete isso, se reparares até nem disse nada mal do Vista apesar de ter sempre uma pontinha de sal a mais (para dar gosto) no meu artigo...

Nos dias de hoje a minha recomendação é o Vista e não manter o XP. O Vista com o SP1 até ficou melhor e mais mexido...

Podes crer que concordo contigo, Voyager!

Miguel Ribeiro disse...

Da mesma maneira que a Apple já tinha atacado os PC directamente (saga "I'm a Mac and I'm a PC", lembra,-se?), a M$ teve que responder na mesma moeda, mas fê-lo mais tarde...

Naqueles sketches, o PC bloqueava, tinha virus e uma inumeras coisas... curiosamente virus nada (de vez em quando la apanhava um viruszito ou trojan, coisa pouca) e boqueios menos ainda...

Em relação à malta dizer mal do Vista, eu passo a explicar a minha ideia (que é a de tantos outros):
uma pessoa tem o XP SP2 ou SP3, contentissimo com a velocidade do S.O. e quando muda para o Vista queixa-se da lentidao... então vamos la ver, para o XP correr a uam velocidade decente é preciso:
-Processador P4 1.8ghz
-512 RAM
-Grafica com 32MB
(relembro que isto para correr sem lags) entao e uma pessoa com esta maquina lembra-se de meter o vista... claro que se queixa... mas vejamos o meu exemplo:
-AMD Athlon X2 4200+
-2GB RAM
-8600GT da nVidia

Quando mudei para o Vista so me queixava dos bugs, felizmente a coisa foi melhorando com os KB's(actualizações).

Aqui ninguem atacou o vista mas so dei esta impressao pq pode vir malta (e vem decerteza) dizer mal do vista...

Abraço e visitem tb o meu blog =P

By the Way: Paulo, sou teu fã :D lol

ArmPauloFerreira disse...

As tuas observações, Miguel Ribeiro, são um reflexo da realidade computacional. Qualquer sistema operativo é feito para os equipamentos da sua época. O XP chegou em 2001 (salvo erro) e foi desenhado para aqueles computadores, como tu bem exemplificaste.
O Vista está feito para tirar partido dos modernos computadores. Tal como no teu exemplo, um computador dos novos não vai ter problemas de potência com o Vista (no entanto acho que mesmo assim o Vista tem imenso processo em background que condicionam a resposta do sistema).

Se formos a pensar bem, no mundo Mac passa-se a mesma coisas pois um moderno e recente Mac corre muito melhor o Mac OS X 10.5 que uma máquina mais antiga que ainda o suporte. É uma diferença assinalável. No entanto o OS X é mais ágil nos processos e na forma que nos permite fazer as coisas, que minimiza essa sensação de old.

Eu gosto muito do Vista. Eu também suspeito que muita gente não gosta do Vista precisamente porque não dá para piratear tão fácil pois quando se tem a versão oficial com o código de activação, ele funciona muito bem e não apresenta nada de assim tão especial para se o detestar. Aliás, tem até detalhes que são benvindos como a pasta de utilizador estar sempre protegida e não dar para entrar nela de qualquer forma externa. Adoro a ideia da aplicação Mail (á lá OS X) e restantes aplicações separadas, etc. É um passo adiante do XP.
O outro problema é a forma de programar para ele e que os developers não apreciam muito pelas dificuldades que impõe (será por ser diferente?).


E obrigado pelo elogio e por gostares do meu blog. Fico lisongeado por seres um fã (na verdade nunca imaginei-me nessa situação).
Já vi o teu e tens por lá material muito interessante (ainda te vou assaltar o teu espaço um dia destes).