terça-feira, 29 de julho de 2008

Morangos com Açúcar: o que pensar desta série da TVI?


Um dos programas mais conhecidos pela juventude é os "Morangos com Açúcar".

Conceito de série juvenil mas não só...

O conceito da série é muito interessante e tem sido uma forma para o canal TVI, juntamente com a produtora da série, de revelar novos talentos na representação. Pelo menos, se o caso dos talentos não tem sido assim tão evidente como se desejaria, o aspecto de continuamente lançar novas "carinhas larocas" não tem falhado. Com esta série já surgiram algumas actrizes que merecem crédito como a Diana Chaves, Rita Pereira, Joana Duarte, Mafalda Pinto, etc.




Na verdade, é até elogioso os esforços que este canal de TV nacional tem apresentado pois com tantas novelas portuguesas sempre em produção por lá, uma das formas de preparar novos e jovens actores/actrizes para a arte da representar tem de ser com séries em que o seu próprio público perdoa facilmente as ainda poucas qualidades desde que se apresente com muito estilo, vistosos (ler jeitosos e jeitosas) e que neles se revejam como o que gostariam de ser.

Não pretendo, ir muito mais longe com explicações dos conceitos de "Morangos com Açúcar" mas ao fim de tantos anos em exibição se nota perfeitamente que não temos o mesmo nível que os nossos camaradas brasileiros evidenciaram desde sempre. Como exemplo desta série remete-nos para "novela" brasileira "New Wave" que muito apreciava há uns anos atrás quando passava na SIC. No entanto a "New Wave" tratava dos mais diversos assuntos e sem que as relações amorosas fossem quase o único fio condutor, que é o ponto negativo que encontro na série "Morangos com Açucar" desde que começou.

Na década passada, a RTP também teve uma série semelhante na ideologia da "New Wave". Chamava-se "Riscos" e era muito interessante porque acompanhava os dilemas dos jovens e da sua implícita vida de estudante (nesta fase da vida quase todos os jovens ainda estudam), mas sempre tratados de uma forma séria e onde se procurava reflectir adequadamente esta faixa etária em série de TV. Eu acho que deixou saudades tanto a "New Wave" como a "Riscos" mas não podemos negar o impacto que actualmente tem "Morangos com Açúcar" nos adolescentes (e alguns mais graúdos).


"Morangos com Açúcar", tem como componente negativa, no meu entender, o facto de também situar a juventude numa realidade de imensa riqueza que não existe totalmente pelo país (pelo menos não me revejo nessa riqueza e até testemunho dificuldades em geral por todo o lado).
Todos os actores apresentam-se exageradamente muito bem vestidos, tudo é das melhores marcas, as personagens exibem no seu dia-a-dia penteados muito elaborados constantemente e ainda calçados ao mais elevado nível. O facto de se apresentarem muito sexys, considero-o como uma plena vontade de toda gente. Agora as situações em que tudo isso se passa é que me parecem menos comuns na vida do estudante. São reparos apenas mas que transmitem valores para a realidade de quem vê, muito diferentes da vida real e que os podem pretender imitar.

Poderão na generalidade todos os jovens ou crianças se apresentar assim?
Poderão os pais suportar os exemplos destes modos de vida como a série faz crer existir?
Cada qual (ou familia) é que deve responder e pela sua condição.

Outro facto são os diálogos dos adultos serem tão estilizados que a meu ver se tornam exageradamente infantis. Nem parecem adultos a falar. E quando me refiro a adultos, são os professores, pessoal da escola, gente de estabelecimento e outras personagens que pontualmente se juntam ao elenco e por fim, os mais importantes, os pais.

Há certos pais e familias, que são caracterizados de forma tão juvenil, como bonecos, que penso transmitirem a ideia que os pais têm de ser aqueles tipos permissivos com tudo o que os seus jovens filhos fazem, dizem e comportam. A série chega mesmo a dar a entender que estes jovens adolescentes já têm uma vida própria pois as suas saídas, o pernoitar fora, o estarem de férias e fazer tudo o que lhes apetece. E depois, é uma fantasia que os envolve em situações muito à frente do que é comum.
Não tem problema nenhum falarem assim, comportarem-se como fazem ou exibirem os sinais luxuosamente impossível no dia-a-dia.


A questão para mim onde falha os "Morangos..." é:
Que tipo de audiências tem esta série e para quem ela serve de modelo?

Tem-me parecido que quem mais aprecia a série são os pré-adolescentes e as crianças que ainda andam na primária. Os jovens gostam de ver (obviamente porque é uma série muito visual e nela encontram paralelismos ... e sempre dá para apreciar as personagens, claro) e também não há rivalidade na TV em programas juvenis.

Mas e se a mensagem hiper-estilizada de crianças e jovens a viverem as situações de adultos e a terem adultos infantilizados que noções de vida juvenil e estudantil sairá da série? 
Será que quando olham para as suas próprias famílias não farão comparações? Não passarão a achar os pais uns tipos do contra quando os exemplos que vêem na série são de tipos que permitem tudo e mais alguma coisa.
Não sei responder mas daqui a uns anos todos saberemos.


Actualmente na nova série que está a passar TV

Recentemente, na nova série de Verão 2008, os acontecimentos acentuaram ainda mais o tom de cariz sexual e das relações amorosas. Os diálogos proferidos pelos adolescentes são bem avançados e incutem ideias, que apesar de serem o que lhes passa pela cabeça, são aqui a meu ver muito acentuadas.

Recentemente, na série deste verão 2008, logo ao primeiro episódio, a personagem Mariana interpretada pela jovem actriz, Mariza Perez, ficou em topless na praia.
E, como não poderia deixar de ser houve logo quem filmasse a cena...



Fica aqui um video com o resumo dos momentos dos episódios 1 e 2.



Nos episódios 5/6, temos deixas como estas(1:00 min):
"Raquel, desculpa lá mas porque é que não te despes?"
(...)"Os rapazes gostam de ficar a olhar para os nossos corpos."


No episódio 9/10, a cena da jovem sedutora que diz em pose lasciva para o rapaz desinteressado (1:20 min):
"Podes ajudar-me aqui a apertar o laço?
E também de novo a cena que gravaram com o telemóvel da jovem em topless mas agora visualizada no YouTube (2:16 min)


Ahh... e tudo isto passa na TV ao fim da tarde e repete pelas manhãs para os mais pequenos não perderem...

Fonte dos videos e cena da série
Site oficial dos Morangos com Açucar

1 comentário:

iCeCube disse...

_eu gostava da New Wave!!! O Catraca era o meu personagem favorito...e a Vaga Banda dava 10 - 0 aos D'ZRT!!! :P