segunda-feira, 14 de julho de 2008

O mundo dos servidores... com Mac OS X Server!


O iSwitch publicou um série de artigos dedicados ao mundo dos servidores e em especial aos que são potenciados pelo Mac OS X Server da Apple.

O nosso camarada blogger, João P. Carvalhinho, fez uma excelente abordagem a este "mundo dos grandes" e reparem que ainda tive oportunidade de colaborar simpaticamente no seu estudo, que originou 4 bons artigos.


Parte 1: Começou por nos dar uma abordagem de forma um pouco diferente para que qualquer um possa compreender o mundo onde se inserem servidores e o que se pode ganhar com esta tecnologia.
Mac OS X Server. Introdução ao mundo dos grandes! Parte I


Parte 2: Depois passou á acção e mostrou-nos como é a oferta da Apple neste meio. Fala-nos de equipamento e do sistema operativo server da Apple e o que este nos pode oferecer. E na lateral ainda temos direito a entrevista com o Sr. Vitor Domingos da LojaMac/blog MacNews. A não perder!


Parte 3: Para que a sua análise ficasse completa, decidiu fazer uma incursão pelos custos de um sistema deste género.
Não se impediu ainda, o JPC, de inquirir uma empresa PME e saber o que pode ganhar uma pequena empresa com um sistema destes. Devo-vos dizer que neste capítulo o exemplo foi prestado aqui por mim a convite do JP Carvalhinho. E não é que o case-study saiu bastante interessante!
Recomendo vivamente a lerem o artigo (na lateral da publicação) e a apreciarem aquele que foi o meu contributo neste assunto. (Tenho de puxar a brasa à minha sardinha, é claro!)


Parte 4: Por fim, abordou uma das maiores empresas tecnológicas nacionais, a SAPO (sim usam Mac OS X Server também) e a entrevista com o Celso Martinho da Sapo, é muito interessante e dá-nos algumas revelações curiosas do mundo da tecnologia e o modo como ela se usa e conjuga. 
Mac OS X Server. Introdução ao mundo dos grandes! Parte IV


Tudo isto começou por alguns inocentes desabafos que fui largando aqui no blogue por raramente alguém falar de Mac OS X Server. Há tantos por aí a falar de Macs, OS X, iPhones, iPods, aplicações Apple, etc... mas raros são os que abordam o OS X Server, actualmente na versão 10.5 Leopard Server.

Se for motivo de interesse podem consultar aqui neste blogue os artigos onde este sistema já foi abordado. Clique aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Otimos saber que empresas grandes como sapo utilização soluções Apple. Mesmo que seja apenas 10 % :)

ArmPauloFerreira disse...

É mesmo. Por acso também fiquei entusaismado e reforçou muito a minha escolha solitária. Acreditei no leopard Server e apostei nele... sozinho.

Mais tarde tive o apoio da MBE e claro, da empresa que vendeu aqui (assistência tipo formação). Eu por estar muito no mundo Apple não trocava este Server por outro. Satisfaz todas as minhas necessidades e por isso recomendo.