sexta-feira, 4 de julho de 2008

Sobre Adobe: observação de updates e novo Adobe Reader 9

Estes dias tive actualizações no Adobe Updater... como habitualmente vão aparecendo para instalar.


Até aí tudo bem mas o que me tem aborrecido há já algum tempo é ser obrigado a desligar aplicações que não são as que estão em actualização. Ainda estes dias tive de desligar o Safari e o Adobe Illustrator CS3 porque o Adobe InDesign estava a actualizar.
Vi que era o InDesign CS3 o implicado, desliguei-o e continuei no Adobe Illustrator e entretanto tinha o Safari num segundo espaço do Leopard, (ver Spaces do Mac OS X para perceber) com algumas abas abertas.


Caramba, como fiquei danado de ter de desligar o trabalho e o browser só porque o Adobe Updater tinha de terminar a tarefa (irrita-me ter uma aplicação aos saltos na Dock).
Acho que a Adobe deveria de ter este mecanismo mais bem feito.
Enfim...



Novo Adobe Reader 9

É verdade, já saiu o novo Adobe Reader, agora na recente versão 9. Continua gratuito e recomendo a todo e qualquer computador (Mac, Win ou outros) a ter sempre instalado este leitor de PDF's. Afinal, é a aplicação oficial para a leitura deste tipo de ficheiros!

Só não percebo é porque razão a Adobe continua a ter para o Mac OS X, várias variantes do Reader. Estou-me a referir a terem a mesma versão da aplicação mas uma é feita para Macs com PowerPC e outra variante para Macs com Intel.
Não me entra isto na cabeça...

Então não era mais conveniente ter uma só programada com binários universais, as chamadas aplicações Universais para OS X?
Fogo... que até a Microsoft tem o as recentes aplicações em modo Universal. E é a lesma da Microsoft...
Porque razão a Adobe não o faz também e assim unifica e simplifica a versão para descarregar, e deixa de ter o menu para escolher?
Parece que anda tudo a andar para trás...

Para o descarregarem gratuitamente, é só ir a site do Adobe Reader. Para ter o reader 9 para Mac tem de ter Mac OS X 10.4.11 ou 10.5.3 e é essa a versão que devem escolher, caso contrário descarregam a versão 8.  Clique aqui.


Leia mais artigos aqui publicados sobre a Adobe e os seus produtos.
Os timings dos upgrades da Adobe
Onde anda a guerra vectorial no mundo Mac? (parte 1)

2 comentários:

Bruno M C Castro disse...

É pena ainda não ter saído a versão portuguesa do 9...

Anónimo disse...

Quanto a ter de fechar aplicações (especialmente os browsers) para fazer uma actualização ou instalação é uma coisa que me chateia muito...