domingo, 24 de agosto de 2008

Nostalgia dos anos 80: séries de TV -parte 2 (Sci-fi)

Um dos géneros televisivos de muito agrado na altura eram as séries de ficção-científica que nos mostravam como poderia ser o nosso futuro. Na década de 70, o cinema apresentou vários filmes deste género e ninguém pode esquecer o impacto que causaram o "2001-Odisseia no espaço" e muito principalmente o total reboot ao género que causaram os filmes de George Lucas com a sua saga "Star Wars", onde imperava o sentido de aventura.
A TV usou os conceitos de aventuras de Star Wars e criou várias séries que ficaram para a história. Hoje vou recordar uma delas...

Battlestar Galactica


Original de 1978, passou imenso na década de 80 e povoou a imaginação com espantosas aventuras em naves, os robôs Cylons e as suas vozes e sons, etc...



Battlestar Galactica 1980


... depois da série de 1978, que foi cancelada pelos elevados custos, a produtora havia aparecido com uma temporada mais simples em que os acontecimentos se passavam na Terra e não no espaço. O choque do cruzamento da tecnologia espacial e avançada com a a nossa cultura resultou em momentos bem porreiros. As naves a voar nos nossos céus e principalmente as motos que voavam faziam a malta sonhar... e muito.


E quem se esquece da mítica frase "By your command!" dos Cylons?




Consulte neste blogue outros artigos sobre nostalgia dos anos 80.

4 comentários:

Peter Gunn disse...

Nunca tive muitas lembranças da primeira temporada de 1978 mas a de 1980 encheu-me mesmo as medidas... os fatos de invisibilidade, as motas que voavam... ui que doçura para a infancia de uma criança ;)

Porque recordar é viver sabe sempre bem voltar atrás uns anos e sorrir com estas lembranças :)

Um abraço

middle finger disse...

Eh lá .. estes já não conheço nenhuns ... eu sou mais do tempo dos Power Rangers :) ... mas é bom ver estas séries de outros tempos, vou já investigar.
Grande abraço

Bruno M C Castro disse...

Mas que bons tempos que foram, tudo é mais belo quando se é criança...

ArmPauloFerreira disse...

@ Peter Gunn: A BSG era original de 1978 mas repetiu durante os anos 80... por isso me lembro dela. Mas recordo com mais emoção a de 1980 (que também repetiu uns anos depois) pelas peripécias mirabolantes mas não era a mesma coisa que a original.

@ Middle Finger: A BSG foi refeita em 2003 e tem sido de imenso sucesso e qualidade (já passou na SIC Radical algumas temporadas). É muito complexa mas vale a pena seguir. Começa pela mini-serie de 2003...

@Bruno Castro: Podes crer!