domingo, 14 de setembro de 2008

Nostalgia dos anos 80: os reis da musica Pop

Desta vez, vou abordar a música dos anos 80 e nada melhor do que começar pelos reis da Pop.

E eles eram nada mais nada menos que... Madonna e Michael Jackson! Respectivamente a rainha (ainda o é) e o rei (já foi já) da Pop nos idos anos 80.

Campeões de vendas sem igual e consistentes nas carreiras e nos tops mundiais... trilharam carreiras únicas!
São influência no mundo da pop mas não me parecem copiados. Não existem outros artistas como estes dois... muitos surgiram (e desapareceram) e fizeram-lhes concorrência, pontualmente lançaram até coisas melhores que eles, mas nunca os conseguiram fazer esquecer.

Ladies and gentlemen, Madonna and Michael Jackson!!!


Madonna

Like a virgin - 1984


O quanto este video chocou quando saiu!
Ninguém estava preparado para a Madonna e todo o seu arsenal cénico irreverente.
Marcou definitivamente a cena pop com a sua ousadia e sensualidade. Ela vendia a imagem de "femme fatale", despudorada e imensamente criticada, trilhou a sua marca e nada mais foi o mesmo. Dá para perceber de onde nasceu a influência visual de toda a geração MTV, especialmente do lado feminino.

Tem uma extensa discografia de sucesso e repleta de hits incontornáveis.
Atravessou décadas e foi-se reinventando sucessivamente a cada novo trabalho e consolidou uma carreira na música (no cinema nunca convenceu e a própria desistiu com tantos flops e critica negativa), que ainda hoje é considerada como a artista mais relevante de sempre na música pop.
Tentou fazer a passagem de testemunho à nova geração com um beijo a Spears e Aguillera, mas estas já se perderam antes dela...

Madonna é um ícone incontornável do showbiz!




Michael Jackson


O menino prodígio do mundo do espéctaculo, que cantava e dançava desde criança com os seus irmãos nos Jackson Five, trilhou uma carreira a solo de extremo sucesso. Lançou-se na sua estreia a solo em 1978, o muito bom "Off the Wall", mas foi na década de 80 que se tornou a maior estrela do showbiz.
Lançou aquele que é somente o álbum mais vendido de sempre na história de toda a música, o "Thriller" (1983 -e reeditado em 2008 em edição comemoratiova de 25 anos) e que conta também com aquele que é considerado como o melhor video musical de sempre: "Thriller". Anos depois surgiria com outro enorme sucesso mediático, "Bad" (1987) e ainda o louco filme "Moon Walker" (1988).

Michael Jackson para além da sua música, era célebre pela sua arte na dança, onde executava com magia passos únicos como o "moon-walking", que consistia em andar para trás como se estivesse a caminhar para o outro sentido. A primeira vez que o apresentou no show da Motown, fez toda a plateia levantar-se e bater palmas sem parar. Nunca ninguém tinham visto o passo tão bem executado e isso lançou a histeria.

"Billie Jean" - Motown live act


Wacko Jacko, tornou-se famoso pelas alterações estéticas na sua face e corpo. Operações ao nariz e cabelo liso já o acompanhava na edição de "Thriller" mas foi ao cometer a proeza de passar de negro para branco que fez o mundo exclamar de espanto. Só que essas intervenções desenvolveram mais tarde problemas físicos no rosto. Acabou os seus, dias depois dos anos 80 como um ser esquisitóide, uma espécie de anomalia, com casamentos falhados e e ainda ilibado de acusações pedófilas.
Ao contrário de Madonna, a sua influência nos dias de hoje desvaneceu-se totalmente no campo musical mas para a história ficaram os excelentes passos de dança.




Curiosamente, os reis da pop fizeram ambos no passado mês de Agosto 50 anos de vida.
Parabéns aos dois!

Consulte neste blogue outros artigos sobre nostalgia dos anos 80.

25 de Junho 2009:

2 comentários:

Jorge disse...

O Jackson fez 50 mas é como se estivesse "morto" para a sociedade há muito tempo.
Abraço Paulo.

Alexandra Paulo disse...

O Michael Jackson era o que se chama de "verdadeiro artista", mas com muita pena perdeu-se.....

A Madonna... bom.... é a Madonna....