domingo, 28 de setembro de 2008

Nostalgia dos anos 80: séries de TV -parte 4 (viaturas)

Regresso aos temas nostálgicos sobre séries dos anos 80... desta vez com especial foco nas que tinham como vedetas do show viaturas.


Os Três Duques (The Dukes of Hazzard)

Quem diria que dois irmãos do interior americano, Bo e Luke, conseguiam meter-se sempre em tantos sarilhos... Tinham ainda a cúmplice das suas façanhas a prima Daisy e o avô Jesse... contra os idiotas dos corruptos agentes da lei e demais gente sempre a tentar controlar estes "cowboys". No entanto, o que mais emocionava era o magnifico carro que conduziam... o vermelhinho Dodge "General Lee".
As perseguições, acrobacias e os saltos que esta valente máquina da estrada realizava eram momentos de puro deleite televisivo.
E quando o carro saltava... soltavamos um valente grito cowboy:
Yyyyiiiiiiaaaaahhhh!!!


Recentemente, foi alvo de remake para cinema com direito a dois filmes, o interessante e ainda muito fiel à série "The Dukes Of Hazzard" (2005) e ainda um outro (muito fraco e juvenil) que remonta às origens no "The Dukes Of Hazzard: The beggining".


O Raio Azul (The Blue Thunder)

Nesta série o grande atractivo residia no helicóptero negro e em todo o seu manancial tecnológico e bélico (ai aquelas duas armas frontais...). Este veículo voador ultrapassava a importância das personagens, que eram uma equipa especial no combate ao crime.



O Justiceiro (Knight Rider)

Esta é das mais memoráveis séries dos anos 80.
Misturava ao género de aventuras de acção, os temas policiais e de investigação num todo cruzado com o fantástico tecnológico atingindo mesmo a ficção-científica.
Tudo porque existia um automóvel, o K.I.T.T., que por via da sua inteligência artificial (muito mais que um mero "computador de bordo")... conseguia pensar, falar, agir e conduzir-se sozinho, totalmente carregado da mais avançada tecnologia de bordo (videochamada, raio-x, tudo num interior digno de "cockpit" de avião)... e fazia também as mais imaginativas peripécias acrobáticas. Bastava carregar num botão (Turbo Boost) e ele saltava pelos ares... foi marcante o KITT ou melhor... o preto Pontiac Trans AM era um sonho.
Era "pilotado" por Michael Knight, um galã interpretado por David Hasselhof, sob a orientação da secreta Knight Industries 2000 e que juntos combatiam o crime.
Como era uma das muitas séries de Glen A. Larson, o KITT tinha na frente a célebre luz vermelha que se movimentava de um lado para o outro (ao bom estilo dos Cylons da Galáctica de 78/80).

Intro da 2ª temporada (mostra mais a espectacularidade do KITT que a original)


Algumas temporadas mais tarde o KITT sofreu um upgrade de características e passou a contar com o modo de super-velocidade (de fazer inveja ainda nos dias de hoje á malta do tunning) e também com um venerável modo descapotável. E o automóvel, apesar de tudo isto era sempre o mesmo... como era possível tanta "artilharia" no mesmo chassis?

O modo cabrio...


...e o vistoso modo de super-perseguição.


Esta série teve imensos episódios fabulosos, das quais me recordo de grandes rivais como o Goliath (um camião indestrutível conduzido por um sósia de Michael Knight) e o KARR (uma primeira versão do KITT que saiu errada e que virou para o lado do mal).
Actualmente, esta série teve um remake neste ano de 2008, num telefime-piloto (já revisto aqui neste blog) e que já rendeu uma nova série estreada a semana passada.


Consulte neste blogue outros artigos sobre nostalgia dos anos 80.

3 comentários:

Alexandra Paulo disse...

Lembro-me perfeitamente das minhas tardes de Domingo a ver "O Justiceiro", espectacular...... bons tempos!

;)

ArmPauloFerreira disse...

Grande série sim mas também gostei muito das outras...

Alexandra Paulo disse...

Bom .... quanto á série "O Raio Azul", acredito que fosse boa, mas não me lembro de ver.

"Os Três Duques", vi muito pouco ....

;)