quarta-feira, 29 de outubro de 2008

As TV LCD Sony Bravia da gama W4500

Aqui há uns meses havia feito observações sobre a TV LCD Sony Bravia KDL-46W4000 (ver artigo "Sobre o novo modelo Bravia W4000 da Sony") e desta vez regresso com observações sobre um novo modelo da gama W da Sony.

Dizia na altura assim: "Fiz uma pesquisa no site americano da Sony e eles têm por lá esse modelo mas mais avançado já: 46W4100 (...)… espéctáculo!
A Sony deve pensar que nós, os europeus, temos de comer qualquer merda e os americanos merecem mais cuidados…

É que parece que nos dias de hoje a televisão está a andar para trás: a maioria dos LCDs sofre de problemas de contraste, de excesso de processamento de imagem, de arrastos, pouca fluidez de movimentos, cores vergonhosas, etc.
Longe vai o tempo em que compravamos um televisão (CRT) e não havia problemas nenhuns do género. Cores boas, contrastes excelentes, etc, etc...
"

A verdade é que o CRT está morto e desfasado da realidade emergente da alta-definição e dos novos media. Nos dias de hoje para se falar de TV HD, tudo começa e acaba no painel: tem de ser bom! E a Sony parece que nos deu finalmente um á prova de defeitos...


Refiro-me á recente gama Bravia W4500 (em tamanhos de 40", 46" e 52"), que já apreciei "ao vivo" (tanto na Expo Electrónica 2008 do El Corte Inglés como na Media Market Gaia) e desta vez fiquei impressionado mesmo.

Na verdade, esta gama W4500 é uma evolução que mais parece ter a intenção de corrigir as lacunas das W4000, que falhavam precisamente por não terem movimentos tão fluidos nas imagens como a nova série faz.

Não se deslumbrem muito por todos estes simbolos de atributos... a diferença encontra-se principalmente na tecnologia Motion Plus 100 hz, a característica principal e diferenciadora pois a anterior ficava-se nos 50 hz apenas.
Agora, com estes 100 hz, já se acompanham os creditos finais de um filme sem ser aos saltos e muito bem fluidos...e sem desfocar! O que significa também que agora é visivel o efeito do novo processador de imagem BE2, pois os momentos de muita acção e rapidez continuam desta vez bem nítidos e ricos em detalhes.
Um espanto de imagem finalmente!



Mesmo assim, a Sony conseguiu ainda dar mais um passo em frente e atribuir ainda mais contraste dinâmico (passa para 50.000 vs 33.000 da W4000) e os tons negros estão mesmo bem pronunciados e com imensos detalhes. O contraste ajuda imenso nas cores ricas e brilhantes que apresenta também.

Tudo o resto de bom, já se encontrava presente na gama W4000 (3x HDMI, USB, modo Picture Frame, etc...).

É obvio que um painel destes está afinado para nos dar o melhor da alta-definição, não estivesse a Sony muito bem posicionada nesse campo de ambos os lados (do equipamento: LCDs, leitores Blu-Ray e PlaySation3; e dos conteúdos: filmes e jogos). No entanto este W4500 até que tem um bom comportamento com a imagem standard (definição normal presente nas emissões dos canais ou nos DVDs).
Impressionante!

É pena é a gama W4500 ter um preço ligeiramente acima do que se já aceitou como norma: passa dos 1500 €!
No entanto, o que é bom normalmente custa bom dinheiro e reparem que nem valorizei a gama mais acima da série X4500 (então estas é que são um sonho).

Gostei e adorava ter assim uma de 46" na minha sala, pois começo finalmente a ficar convencido pelas TVs "fininhas".
Isso é que era espantoso!


Saiba mais sobre este modelo no site desta gama na Sony e
E para terem um sinal que as minhas impressões não devem estar erradas, veja a review da What HiFi -Sound and Vision


2 comentários:

Peter Gunn disse...

Realmente o arrastamento da imagem é um ponto que ainda deixa muito a desejar nas TVs "fininhas". Ou se investe umas valentes notas de euro ou então ainda não ficamos completamente convencidos com o que vemos :(

Vamos esperar que os preços continuem a baixar e a qualidade a subir (será compativel esta relação?)

Cumprimentos

ArmPauloFerreira disse...

O que é bom custa dinheiro... mas estas Bravia W4500 merece ser vista a funcionar. Recomendo!