sábado, 11 de outubro de 2008

Música da semana: Buraka Som Sistema "Black Diamond"

Imagem via Blitz

Os Buraka Som Sistema editaram no passado dia 1 de Outubro o seu primeiro álbum. Apesar de ser o primeiro registo de longa duração deste colectivo, como é sabido, eles já nos tinham brindado antes com um excelente EP que mais parecia um verdadeiro álbum (mas não era - simplesmente um EP um pouco maior) com o "From Buraka to the World E.P." de 2007 (já neste blog apreciado e revisto - cliquem aqui para rever o artigo).

Desta vez, Lil' John, DJ Riot, Conductor (todos produtores) e Kalaf (MC), apresentam-se com "Black Diamond" e a noção de colectivo torna-se mais evidente pois têm vários convidados a vocalizar muitos dos temas ao longo do álbum e a ajudar no som. Se M.I.A. é super conhecida para quem anda atento ao mundo da música, outros desfilam em autêntico festival de quem é quem: Dj Znobia, Saborosa, Puto Prata, Deize Tigrona, Pongo Love, Bruno M ou Virus Syndicate. Todos eles fazem com que o conceito de som de Portugal seja até redutor pois a projecção deste colectivo é até maior além fronteiras. E bem merecido pois por cá parece que se gosta só um pouco dos Buraka Som Sistema e se lhes dá atenção por terem conquistado o público estranjeiro.


"Black Diamond" (2008) continua pelas mesmas linhas do anterior EP, conduzindo a sua versão de kuduro progressivo de apelo altamente dançável. E que álbum espantoso!!! Puro e duro, não abre concessões a momentos de descanço e é sempre a abrir... incansável e viciante, tal como toda a boa música dançável.
Este colectivo consegue apartir de Portugal, dar o frenesim imparável do som africano (kuduro) ao mundo, polvilhando-o de tecno, baile funk brasileiro e com a bagagem das participações que o alargam ainda mais para o resto do mundo com paragens pelos mais diversos locais lusófonos (Angola, Brasil) ou não.
A destacar, se é que se pode só destacar só algumas, "Luanda/Lisboa", "Sound Of Kuduro", "Aqui Para Vocês", "IC19" ou "Beef", a verdade é que quando acaba queremos mais. Play outra vez... que Buraka rules!!!
Altamente recomendado!

Sound Of Kuduro (Feat M.I.A., Dj Znobia, Saborosa, Puto Prata) - é a música da semana!


Consulte aqui mais artigos sobre os Buraka Som Sistema.

2 comentários:

Anónimo disse...

Além desse "Sound of Kuduro", que eu acho simplesmente genial, muito por culpa da menina M.I.A., já tem também vídeo para o "Kalemba" do novo disco do Buraka Som Sistema. Assista aí:
http://cotonete.clix.pt/quiosque/artistas/videos.aspx?id=12806

ArmPauloFerreira disse...

Ok. Não sabia que já havia um novo video... obrigado pela dica.