sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Séries de qualidade nas nossas TVs... (parte 2)

Continuação da parte 1...

Nem só de séries altamente famosas, os nossos ecrãs têm sido preenchidos. Nos últimos tempos, a concorrência entre as operadores que têm negócio de televisão têm se apetrechado com mais canais e sendo que muitos deles incidem principalmente em providenciar ainda mais canais e escolhas temáticas relativamente ás séries.

No caso da ZON, nos últimos anos a oferta aumentou consideravelmente e passamos de dois ou três canais dedicados para um número já bastante grande de opções, sendo actualmente a oferta de canais especificos em séries (ou com) principalmente a seguinte: AXN, SIC Mulher, SIC Radical, People & Arts, Fox, Fox Life, Fox Crime, FX e MOV/MOV HD... e até o Hollywood passa alguma coisa. Não desprezar o que é passado na RTP 2 (que tem um alinhamento de extrema qualidade em sinal aberto) e o restante trio, RTP1, SIC e TVI (que por sinal muito maltratam as séries que por lá passam mas é o que temos).

Vou destacar dois canais que se têm revelado uma surpresa interessante: o MOV (e a variante MOV HD) e o FX.


No MOV...
...podemos encontrar uma programação muito diversa em seriados, programas de humor/stand up, animação, filmes e um programa sobre tecnologia (Geração HighTech). No MOV já passaram (ou ainda passam) séries que forma ou têm sido uma grande surpresa e interessantes, para mim.
Refiro-me a séries como as recentes "Greek", "Star Trek - Enterprise", "Generation Kill" e ainda as que muito aprecio e destaco: 

- "Diz que me amas / Tell me you love me" - Acompanha as vidas e dilemas de alguns casais de diferentes gerações (os 20s, os de 30s, os de 40s) com ponto de contacto no gabinete duma sexagenária psicóloga/assistente matrimonial, a quem também se incide um olhar peculiar sobre a sua vida (de casal e como uma idosa); Mais interessante do que parece à primeira vista e muito realística, tem participações no elenco de gente muito bem conhecida como Jane Alexander, Michelle Borth, Tim DeKay, Adam Scott, Sonya Walger, Ally Walker, David Selby, Kate Towne ou Aislinn Paul;

- "Sombras na noite / Night Stalker" - Se até aqui somos sempre servidos por investigadores filiados na lei (policias, detctives, FBI, etc) neste caso a série gravita em torno das investigações de uma pequena equiupa de jornalistas a braços com situações e acontecimentos não fáceis de explicar normalmente.
Só o facto de serem jornalistas dá uma dimensão nova a este tipo de séries, pois nos dias de hoje é a imprensa a mais moderna policia do mundo, não é?
Casos misteriosos, paranormais, a quem o chefe de redacção não tem permissão de publicar no jornal a verdade das histórias. Com a participação de actores bem conhecidos do cinema, como Stuart Townsend e Gabrielle Union, estava aqui uma série sempre adorável de seguir;

- "Kyle Xy" - Uma série ambientada nos dilemas juvenis de uma familia que encontra um dia um rapaz, o Kyle, vindo do nada e sozinho mas que tem a particularidade de ter uma enigmática super-inteligência para imensas coisas apesar de estar aprender a conviver como se fosse uma pequena criança. Tem um comportamento bizarro e é perseguido (sem a familia que o acolheu saber) por uma organização misteriosa. Actualmente passa já a segunda temporada e algumas respostas estão a surgir lentamente. É um bom entretenimento com laivos misteriosos e com ares de ficção-científica;


O canal FX...
...tem se pautado por ter uma oferta um pouco mais alternativa que os restantes canais da grelha e nele se podem encontrar variadas séries de alta qualidade a conviver com outras séries mais antigas mas que foram de grande culto.
Entre séries como "The Office", "Californication", "Deadwood", "A Irmandade", "My name is Earl" entre outras tantas tão boas... destaco algumas muito interessantes:

- "Dexter" - o nosso actual psicopata favorito!
Depois do Hannibal Lecter... Dexter. É uma personagem ricamente complexa pois é um hábil serial killer mas que trabalha também, espantem-se, como analista forense num departamento da Policia. É até dificil de exprimir a série pela imensa originalidade que nos tem brindado e não deve sequer ser julgada por dois ou três episódios pois é na continuidade que a complexidade e dilemas da personagem e todas as situações nos fazem apreciar todo o valor desta série. Michael C. Hall é quem dá vida a esta personagem, que tanto mata por necessidade como por decisão de eliminar os males da sociedade e fá-lo de forma irrepreensível e imaginativa. É cativante ver esta série e a cada novo episódio melhora. Recomendo!!!

- "Eureka" - Eureka é uma cidade escondida algures na América onde se desenvolvem as mais avançadas tecnologias e experiências. Obviamente que o mundo de nada sabe... excepto os militares e uma parte secreta do governo. Pelo meio ainda se juntam tensões amorosas, situações que tecnológicas que não lembrariam a ninguém mas descontroladas e a causar problemas a quem o homem-forte da lei tem sempre de arranjar solução e resolver as crises. Muito imaginativa, coloca temas de ficção-científica em ambientes normais e pacatos de um cidade do interior e bastante recatada. Como nos nossos canais (da ZON) não há practicamente séries de ficção-ciênctifica (espaciais e tal), esta surge sempre refrescante no ecrã. É um bom entretenimento...

- "Big Love" - A vida de uma "familia" que não segue os padrões normais da sociedade: é uma familia polígama!
Um marido com 3 mulheres e vários filhos de cada uma, a viverem segundo o Principio da Poligamia e disfarçadamente a viver numa zona rica e bem católica. Uma série que em vez de julgar o Principio nos faz ser cúmplices das dificuldades, desventuras e acontecimentos desta família e restantes ligações com os seguidores do Principio da Poligamia. É de excelente qualidade e com um casting impressionante: Bill Paxton, Chloë Sevigny, Jeanne Tripplehorn, Ginnifer Goodwin, Harry Dean Stanton e Amanda Seyfried. Uma série de eleição, com duas temporadas (que já passaram e com direito a repetição).

- "Millenium" - série de culto do final dos anos 90, de Chris Carter, o criador dos X-Files. Tal como os X-Files , é ambientada em torno de um investigador profiler e a organização secreta "Millenium" que tem como propósito assegurar os eventos profetizados sobre o que acontecerá em determinado dia no final do milénio...
A série é acima da média e teve como ponto alto uma segunda temporada com acontecimentos paranormais e aparições, e episódios impressionantes para a altura (ainda hoje cativantes).
Um bom elenco povoava a série: Lance Henriksen (como o profiler Frank Black, que tem visões do mal), Megan Gallagher, Brittany Tiplady, Terry O'Quinn (actualmente na "Perdidos") e Kristen Cloke (como Lara Means a personagem que tinha visões de anjos).

- "Twin Peaks" - outra grande série dos anos 90, de David Lynch, onde este já explorava em formato TV muitas das suas bizarrias narrativas e situações estranhas.
Tudo em torno da investigação de um detective do FBI para apurar uma verdade: Quem matou Laura Palmer?
Em torno deste mistério somos convidados a explorar situações totalmente fora do normal...



...e ainda: uma mini-série do Fox!
(só para não ser injusto com o excelente canal Fox)

Neste Verão passou uma muito curiosa mini-série: "Revelações / Revelations".
Esta pequena série de 6 episódios colocava nos nossos dias a religião e as profecias bíblicas do livro das Revelações. Um dia o mundo voltaria a receber na terra o anti-Cristo e o caos e a ordem seriam abaladas. Começariam a emergir forte manifestações de fé, de ambos os lados: do bem (Deus) e do Mal (Diabo). O mundo voltaria a assistir a factos inexplicáveis, aparições e o nascimento do anti-Cristo em simultâneo com o nascimento de uma criança especial como forma de equilíbrio (a manifestação de Deus com um novo Cristo nascido de uma mãe e sem progenitor). Etc... etc... Esta mini-série coloca em cena tudo isso e a passar-se nos nosso tempos e a apontar para factos que se passa já (guerras, governos, dinheiros, etc) como os preparativos da chegada do Mal. O rapto de crianças e manifestações de santidade numa criança desaparecida, faz unir um pai a uma freira no sentido de a resgatar dos planos de um satanista e descobrem uma verdade maior que a vida.
Esta mini-série tinha participações de alto nível e prova uma vez mais, a apetência dos grandes actores de cinema em quererem andar no mundo televisivo. O cast é de luxo com destaque para Bill Pullman e Natascha McElhone, rodeados ainda de Michael Massee, Mark Rendall, Martin Starr, etc.



Uma vez abordado algum do panorama televisivo, sob a minha visão de interesse é certo, é tempo de "atacar" ao que de novidade nos tem chegado e abordar algumas das novas temporadas de séries que acabaram de regressar.
Será esse o tema da terceira parte (clique aqui)...

12 comentários:

Carlos Martins disse...

Tirando aquelas 2 mais românticas, o resto já vi/acompanho. :)

ArmPauloFerreira disse...

São ambas dramáticas mas a Big Love é de excelente nível e com excelentes actores/actrizes.
A maior parte destas séries prova a teoria que desenvolvi na primeira parte deste artigo: esvaziaram o cinema de Hollywood de bons actores e actrizes para ter na mais juventude mediática e vistosa... a TV está a passar a perna ao Cinema. Bons elencos e ideias refrescantes num mix viciante e semanalmente.
Se em Portugal fizéssemos menos novelas e mais séries assim...

Carlos Martins disse...

O problema é conseguir que as series sejam rentaveis... ve quantas delas não acabam por ser canceladas ao fim de uma season (ou nem chegando ao fim.)

E depois inundam-nos de series tipo CSI, policiais, advogados, etc...

Felizmente, que por agora nao tenho razao de queixa quanto a series de ficção mais "pura e dura"... mas com o adeus do SG Atlantis e a Galactica a terminar, espero que surja rapidamente outra série "espacial".

ArmPauloFerreira disse...

Já dizia isso mesmo "Como nos nossos canais (da ZON) não há practicamente séries de ficção-ciênctifica (espaciais e tal)..."

Deveriamos ter um canal semelhante ao americano Sci-Fi. Isso é que era...

Por exemplo, não há nenhum canal na Zon a passar a Gallactica. Porque não?
O Stargate Atlantis está na primeira temporada no FOX e temos ainda a fraquitas "Star trek - Enterprise" no MOV.
Mas só isto é bem pouco. Tem de haver mais. Advogadso e policias ou investigadores até já mete nojo...
Fox Crime para quê afinal... falta é Sci-Fi "pura e dura" como deve ser. E um canal de séries clássicas de culto, pois Millenium e Twin Peaks sabe a pouco!

Bibitcanus disse...

Como verdadeiro fã do mistério e do suspense me agradaram muito Millenium e a Twin Peaks. O Linch é um diretor muito imaginativo e cheio de recursos "sureias", talvez o único a investir nesse caráter, e de uma forma que dá certo, nos U.S.A.. E por sinal, não é que o "perdidos" lembra um pouco as surealidades do Linch? Bem, pra mim me parecem de alguma forma. Quanto a este seriado, o Terry O'Quinn é meu favorito, grande ator. E falando em Ficção científica, caro Paulo, é um assunto que me agrada bastante, não vejo a hora de conferir o novo Star Trek nos cinemas.

Carlos Martins disse...

Veremos se o mistério de J.J. Abrams em Lost chega à sua versão do Star Trek. :)

Pelo menos, o novo Spock tem todos os motivos para ser bem sucedido. Ehehe

Bibitcanus disse...

Realmente, estava aí a associação que me levou de Lost para Star Trek. hehe

Bem, penso que não é qualquer um que pode tomar o papel do grande Leonard Nimoy. Mas tomara que o ator que "encarnará" o Spok supreenda tal como o Coringa do último filme do Morcego o fez.

Carlos Martins disse...

Se vês o Heroes, já viste o novo Spock de certeza... é que faz do vilão "corta-cabeças" Sylar.

ArmPauloFerreira disse...

@ Bibitcanus: Oi de Portugal para o Brasil!!!
Millenium e Twin Peaks foram séries de excelência... e realmente o que une "Millenium" a "Lost" é o actor Terry O'Quinn, que actua sempre magneticamente.
Este artigo sobre séries de TV focou apenas dois canais um pouco invulgares na oferta de cabo portuguesa. Há muitos mais canais e imensas mais séries magníficas (no entanto estes dois têm reunido muito do que mais aprecio na TV daqui).
tenho sim uma apetência pelo fantástico e isso inclui ficção-ciêntífica, suspense, mistério, variantes de super-heróis, etc...

@ Bibitcanus & Carlos Martins: Eu acredito que no novo filme Star Trek de J.J.Abrams, o melhor será mesmo a personagem do Spock na versão de Gabriel Gray (o Sylar do Heroes). Acho que foi uma excelente escolha e com futuro para sequelas...
Quanto ao Star Trek em filme e avaliando os nossos tempos e tudo o que já vimos de "moderno" terá de ser muito mais que a versão "Next Generation" e não ter nada das variantes menos sérias como a "Entreprise"... se tiver um pouco do nível da BattleStar gallactica (2003) e uma história "bigger than life"... teremos filme!!! Mas o Star Trek terá de nos arrebatar com situações pertinentes e desafiar as teorias que o Homem sabe de Ciência.
Por exemplo... aquele filme da década de 90 (acredito que o Carlos viu), o "Event Horizon" tinha uma premissa absolutamente fabulosa (a nave dobrava o espaço-tempo e passava entre dois pontos do Universo quase sem viajar). Fugir da banalidade visual ultra-realistica do Star Wars (I, II e III), nada de Klyngons e outras espécies feitas em 3D...
Star Trek merecia reviver... mas em grande e sériamente e ainda colocar questões!

Bibitcanus disse...

[Mas o Star Trek terá de nos arrebatar com situações pertinentes e desafiar as teorias que o Homem sabe de Ciência.]..
Certamente caro Armpauloferreira, tal como o espírito da antiga atração da tv. Sem dúvidas J.J. é competente para entender estas essências e se afastar das banalidades espaciais.
Por falar no filme, fiz duas postagens recentes sobre.

Como comentei antes aqui, só espero ser supreendido pelo Zacary Quinto, pois não é qualquer um que revive o papel de alguém como Leonard Nimoy. Na época da escolha do elenco cogitaram o nome de Tobias menzies, ator britânico que eu torci para que fosse o escolhido. Bem, o Quinto ficou com o papel.
Creio que ele seja um ator competente para o seriado Heroes, mas (e estou ansioso para isso) vamos verificar como o gajo ficará no papel do vulcano.

ArmPauloFerreira disse...

Também estou curioso para ver no que dá.
Para já e pelas imagens que têm aparecido parece um Spock com expressões muito Sylar...

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

Eu gosto bastante de Kyle XY, ando a rever