quinta-feira, 27 de novembro de 2008

As boxes da Zon e o funcionamento incoerente...

Em sequência dos artigos Zon vs Meo, uma achega ás duas boxes de TV da Zon...

Nem tudo no sistema TV da ZON anda a funcionar lá muito bem.

A box introduzida este ano, a Zon Box, trouxe inovação ao serviço de televisão da ZON mas também trouxe uma série de situações desastrosas para o serviço. Se compararmos a Zon Box, a que permite HD e DVR, com a PowerBox mais simples, notam-se diferenças de uma para a outra que não deveriam existir.

A Zon Box não tem um splash screen como tem a PowerBox. Quando se liga a PowerBox informa o nome da empresa com logotipo e a marca da box e só depois é que passa a mostrar TV.
Ora a Zon Box não faz nenhuma apresentação. É uma forma muito seca de ser introduzido aos serviços da box topo de gama da ZON. Não diz nadainha e nem sequer de quem é... liga e dá os canais.

Ou melhor quando liga logo aos canais, pois o mais habitual e comum é sermos é brindados no arranque da box com a estranha pesquisa de canais. Ver na seguinte imagem a habitual chatice...


Quando a ZON Box saiu, foi um alarido enorme pois com esta box além de se ter acesso aos canais HD, também se podia gravar as emissões de qualquer canal. Uma das mais interessantes características do DVR da ZON Box, era poder ir ao Guia TV e usar a lista da programação de qualquer canal e agendar as gravações dos programas. O Guia TV permitia uma semana da programação do dia inteiro de cada canal e agendar a gravação de uma série era numa brisa.

Acontece é que desde Setembro que o a programação dos canais desapareceu misteriosamente. Como podem constatar pela seguinte imagem, não há nada para seleccionar  e portanto é impossível assim agendar as gravações.

Curiosamente o mesmo não se passa na PowerBox da Zon. Com a actualização do recente firmware da box, essa função do guia da programação de canais existe nesta box. Acontece é que serve de pouco para a PowerBox pois afinal ela não tem capacidades de DVR...
De referir que a recente actualização à PowerBox tornou o funcionamento dela muito penoso. Mudar os canais, aceder ás informações do programa em exibição e do seguinte ficou dificultado. Eu entendo o objectivo da ZON, que era tornar o funcionamento das duas boxes idêntico nas duas. O que verifico é que não foram bem sucedidos em nenhuma das duas. Continuam incoerentes na forma de aceder aos serviços.
Acho também estranho como é possível a box mais fraca, providenciar serviços como o Mosaico (todos os canais exibidos numa grelha e sempre a mudarem), o Video-On-Demand e o Guia TV.
A ZON Box, que supostamente deveria ser o topo de todos os serviços de televisão (pois é a que tem um aluguer mais caro - o dobro), nunca teve:
o Video-On-Demand, o Mosaico e desde Setembro que perdeu o Guia TV. Para todos estes serviços diz sempre "Disponível em Breve"... será que desde Maio é ser breve?
E depois funciona de forma anómala: desliga-se sozinha (mesmo a meio de uma gravação), arranca a fazer pesquisas de canais e tem uma interface que merecia um melhoramento enorme.

A verdade, é que os programadores da ZON parece que têm habilidades rapidas para dotar as boxes com fait-divers. Por exemplo a PowerBox exibe sempre que se muda de canal a porcaria da publicidade à árvore de natal que meteram em Lisboa.... (ver na imagem seguinte)



... e foram rápidos a abrir um canal especial de eventos desportivos temporários, o SCN, para exibir unicamente o jogo de hoje do Benfica. (ver na imagem seguinte)

Para merdas destas eles são rapidos e habilidosos... agora resolver de vez os problemas das duas boxes em vigor é... sempre para breve.

É uma pena assistir a tanto desperdício de capacidades.


Actualização de 30 Novembro
Nesta data a ZON Box recebeu um novo firmware update e passou a contar de novo com a programação dos canais no Guia TV (já é possível agendar gravações de qualquer canal com muita antecedência) e tem agora finalmente o Mosaico. Quando puder publico um post sobre isso.
Assim volta a valer a pena ter esta box...

12 comentários:

Carlos Martins disse...

Eu acho uma palhaçada o serviço da ZobBox, PowerBox ou lá que é...

Aquilo é mesmo uma grande manta de retalhos, mal feitos e mal acabados.

Quando muito, mereceria o nome de versão "alfa" - muito longe de estar pronto para ser usado pelo utilizador final.

No entanto... o cliente paga e come.

(Paga, como quem diz - eu tenho recusado insistentemente todas as "ofertas" que eles me fazem para me meterem uma coisa dessas em casa.)

Aprendam a fazer as coisas em condições, e depois sim... *talvez* eu esteja interessado.

Ainda ontem tinha o AXN a passar a cerca de 10fps...
Ainda estava para ligar para lá a reclamar, mas nem achei que valia a perda de tempo.

ArmPauloFerreira disse...

Tens razão ao dizeres que aquilo é uma manta de retalhos mal acabada... é isso mesmo que parece a Zon Box.

Deixas-me curioso... se não aceitas ter box como vês os canais e principalmente a qualidade de fps deles. Pela internet? Por satélite com outra box?

Carlos Martins disse...

Tenho os canais normais analógicos da netcabo, e não é preciso ser cientista para ver a imagem "aos saltos" como estava no AXN ontem quando liguei a TV, durante os segundos que demorei a arrancar o media center e mudar a TV para a entrada HDMI.
(por isso é que nem me chateio em reclamar... esses são os únicos segundos em que vejo "TV".)

Peter Gunn disse...

Por experiência própria posso assegurar que não tenho praticamente queixas do serviço da Meo Box a nivel de interface ou de programação, sendo que apenas nos canais publicos ocorrem por vezes algumas alterações de horários que a box não consegue prever mas que na altura de colocarmos algo a gravar nos avisa que o horário do programa sofreu uma alteração e então é recomendada uma gravação manual...

De resto os novos canais entram automaticamente na programação, sendo feita assim toda a actualização de canais.

Saudações

ArmPauloFerreira disse...

Ora bem, com este artigo tentei mostrar que lá por ser Zon user não significaria que não falaria do que está mal.

Ainda bem que no Meo funciona tudo bem.

Agora o mais engraçado é que fiz esse artigo e parece que alguém o ouviu...
É que a Zon Box já tem, não só, o Guia TV para fazer as gravações agendadas, como finalmente passou a ter a função de Mosaico. Agora falta só o aluguer de filmes na Zon Box.

Quando agendava gravações, tinha sempre as definições das gravações a iniciar antes e a acabar muito depois. Se atrasasse sempre ficaria gravado tudo.

Peter Gunn disse...

Eu pelo sim pelo não meto sempre mais 5 min no fim das gravações para que algum atraso seja sempre compensado, isto no caso dos canais exclusivos da tv por cabo. Nos canais publicos costumo por 30 min... ;)

ArmPauloFerreira disse...

Eu tenho 5 min antes e a acabar 30 min depois... e espero sempre que as gravações não choquem nesses descontos (quando tenho sorte procuro uma repetição mais tardia para evitar os choques de horários com os descontos que dou).

E a ZON box está sempre longe do máximo das 180h. Até agora o máximo que consegui foi ocupar 60%... mas passei a perceber uma coisa depois.

Aquilo não ocupa por horas mas sim por gasto de disco e aí os canais HD ocupam o dobro dos outros... logo gravo muito material do MOV HD, TVC4 HD, devido ao 16/9 perfeito e isso ocupa bué de espaço e não por horas.

Carlos Martins disse...

É indamissível é o tempo dos intervalos...
Na segunda ainda comecei a ver o Batman Begins... e dei-me ao trabalho de cronometrar os intervalos: 15 minutos cada!

Estes tipos são malucos se acham que vou perder mais de meia hora em secas à espera do filme...

ArmPauloFerreira disse...

é por isso que para mim filmes é em todos os canais de cabo só, com especial dedicação aos TV Cine.
RTP1, SIC e TVI, especialmente as duas últimas é de meter dó. Se somarmos o tempo de todos os intervalos equivale quase à duração do filme...
E depois é uma incógnita... podem começar cedo ou começar MUITO tarde demais.
Assim não dá e a RTP tem se portado mal também... o Begins merecia melhor tratamento.

Unknown disse...

"...logo gravo muito material do MOV HD, TVC4 HD..." -Ñ consigo gravar um filme no TVC4 HD em condições!" FICAM SEMPRE CHEIOS DE DESFRAGMENTAÇÕES!!!

ArmPauloFerreira disse...

@ Dr José: recentemente tenho notado o mesmo. É como se a largura de banda não aguentasse tanto streaming HD. Realmente tem muitos colapsos durante certos filmes.

Curiosamente a qualidade da imagem é notoriamente visível com o recente update ao firmware.
Mesmo numa TV normal com a Zon Box ligada por scart a diferença da imagem é abismal entre a versão standard e a versão HD. Mesmo via scart...

O que me leva a pensar que eles reduziram ainda mais a resolução aos canais standard para aguentarem os HD. E pelo que se vê nem assim... pois no TVC4HD os filmes dão cheios de soluços. Será que no Meo também é assim?

Unknown disse...

Sr. ArmPauloFerreira
Obrigado pelas s/ achegas. Hoje mesmo, fiz chegar à Zon, através do cockpit, esta reclamação. É q eu tenho o azar de perfeccionista... ;)
Cumprimentos
Jose