terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Balanços de 2008: Mac OS X Leopard Server... revolucionou!

Neste ano de 2008, fiz apostei em dotar o meu departamento de trabalho com um sistema de servidor baseado em tecnologia Apple: o Mac OS X Server 10.5 Leopard



Breve recapitulação...

Ao longo do ano fui dando o meu foco sobre este servidor e o impacto que ele pode ter nas vidas laborais de um grupo de trabalho. A verdade, é que tenho de dizer que nunca tive conhecimentos de servidores e até mesmo pensar como retirar partido de tal tecnologia. Afinal de contas os computadores pessoais de cada um já têm tanto potencial sozinhos que sempre me questionei sobre o que sobraria para um server.

No departamento onde pertenço no local de trabalho, não chegamos à meia-dúzia pelo que o acrescer de mais equipamentos extra, transmitiria a ideia de gastos luxuriantes sem real necessidade. Até porque na empresa já existe um Windows Server... pelo que juntar um outro servidor cai nesse espírito. Mas a verdade, é que acreditei sempre que estaria numa boa direcção, precisamente porque todo o departamento (de pré-impressão) usa apenas Macs e temos um só PC para gestão de dados globais.


Mac OS X Server 10.5 Leopard no terreno...

A ideia que se faz de um servidor é a de um enorme computador, imensos cabos ligados a ele, sistema de funcionamento complexo e muitos mais fantasmas habituais. Na realidade, não é nada disso que sucedeu com a solução que adaptei para a minha necessidade. O Leopard Server funciona e ninguém dá por ele até.

Por motivos de melhoramentos de equipamentos, consegui arranjar forma de libertar um PowerMac G5 dual e nele foi instalado o desejado sistema de servidor da Apple.


A instalação foi simples e é semelhante a instalar um Mac OS X normal... apenas aparecem algumas configurações mais a considerar no acto, mas findo o acto -demasiado simples até- o Leopard server passa a funcionar e por fim é só adicionar os users ao workgroup.




O Leopard Server, digamos que passa a "ver" todos os Macs que lhe estão associados e a dotá-los de serviços extra.
Gostamos muito de passar a ter um calendário de trabalho unificado, locais de armazenamento centralizado, pastas para partilha de projectos e templates, um local final para depositar trabalhos concluídos, etc.

Mas dos melhores proveitos foi: todos os Macs contarem finalmente com um sistema de backup, "gratuito"e  invisivel, que é o Time Machine Server.
Nada de investimentos em discos externos para cada utilizador (ou para todos) ou investimento em software para esse efeito. A solução de backup emerge da simbiose dos Macs estarem equipados com versões 10.5 e de estarem associados ao Server.


É inacreditável que neste momento ainda consiga "resgatar" em Dezembro, a versão de um qualquer trabalho de Abril por exemplo. É impressionante a forma como tudo isto funciona e como passamos a sentir um alivio ao sabermos que, não só temos os trabalhos terminados armazenados num local externo de forma segura, como também sentimos que o que estamos a tratar está assegurado de hora a hora.
Funciona lindamente e na perfeição... e já nos safou algumas vezes!

Um outro grande proveito foi libertar os Macs dos utilizadores de tarefas como o upload de ficheiros grandes para enviar a clientes, tarefas como gravar dvds de trabalhos ou fazer as cópias de arquivo dos trabalhos concluídos. Sim, faço cópias de arquivo mensais do trabalho concluído!


Assim passamos a contar com os vários tipos de cópias: de segurança no momento (hora-a-hora), cópia extra de armazenamento no Server e cópia de arquivo em DVD. Não brincamos com o serviço e recorrer a eles garantidamente é fundamental.

O Leopard Server, dotou-nos também de algumas possibilidades agradáveis, por exemplo:
- mesmo que o utilizador não esteja e o seu Mac desligado, continuamos a ter acesso aos projectos que tinha em mãos desde que os mantenha no server;
- ter um único local com templates de Illustrator, FreeHand, InDesign disponíveis para todos é um must. Acabaram-se os tempos em que tinha de ver as pastas de cada utilizador e ver se existiam novos templates em cada computador. Nos tempos do Mac OS 9, ainda existia a possibilidade de sincronizar pastas mas no mac OS X e com o sistema de segurança com permissões, essa realidade deixou de ser conveniente. Com o Server, cada utilizador tem na Doca do seu Mac essa pasta com templates, que na verdade é uma só que está no servidor. Assim quando há modificações e alguém salva o documento ele fica actualizado para todos. E ajuda imenso a fazer cópias de arquivo, pois é sempre a versão actualizada de tudo.
- o sistema do iCal partilhado, do blog e wiki interna dotaram-nos de meios jeitosos para deixar avisos para os dias seguintes caso alguém falte, de deixar informações de uns para os outros, etc. No fundo ajuda a aproximar um grupo colaborando desta forma;
- redução do gasto de banda-larga com software updates para os Macs unificados no server. O Server descarrega e detém a cópia que passa a disponibilizar para os Macs associados no Directório.
Na verdade, esta opção acabou por se revelar inadequada para o nosso pequeno grupo pois ao descarregar TUDO o que a Apple lança de updates e não os que cada Mac do Directório necessitará... acabou por gastar mais banda do que cada Mac descarregar o que necessita. É uma excelente ideia mas a Apple tem de a melhorar ainda mais e torná-la mais conveniente.


O veredicto...

Foi das melhores apostas feitas pela empresa este ano de 2008 para o nosso departamento. O Mac OS X Server revelou-se um grande aliado, daqueles que pode crescer e fazer muitíssimo mais, não só para o pequeno grupo que sustenta mas sim, quem sabe um dia, para toda a empresa. O preço de uma versão para 10 utilizadores ou utilizadores ilimitados é uma pechincha quando comparado com os preços do Windows Server e continuar com tecnologia Apple num grupo que só usa Apple, é sempre acertado.
Como o investimento foi só adquirir o software Mac OS X Leopard server (o Mac já o tínhamos) e adicionar um disco interno maior... todas estas possibilidades com que passamos a contar custou apenas... 450 €. Foi dos melhores investimentos que fizemos!

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom saber que o Leopard Server ajudou a melhorar a qualidade do trabalho no seu departamento.

Os méritos são todos seus, que se interessou, pesquisou e colocou para funcionar um servidor departamental! Fico feliz, pois creio que nosso blog aqui teve uma pequena parcela de ajuda no seu feito.

Mais do que nunca, passo a acreditar no slogan do Leopard Server: "No IT Department required"

Em breve escreverei um artigo contando a migração que estamos fazendo de 4 servidores em 2 cidades diferentes.

Feliz 2009!

ArmPauloFerreira disse...

Reconheço que o blog MBE ajudou bastante com Os excelentes artigos que publica e especialmente porque ajudou a afastar receios e fantasmas de quem não tinha conhecimentos nenhuns do mundo de servidores.
E sim... fica confirmado que precisa pouco de intervenção profissional pois com alguns passos apenas qualquer um põe em funcionamento este server.
Feliz 2009 também!

Juliano Leme disse...

Bacana que o Os, ajudou em seu trabalho fico feliz que hoje em dia não temos mais monopolio na area tecnologica sempre encontramos alternativas. belo post parabéns

ArmPauloFerreira disse...

Obrigado pelo interesse!

A situação deu algumas voltas e o equipamento onde funcionava o Server foi-se à vida. Depois disso acabei por voltar á estaca zero e actualmente aguardo o Mac OS X 10.7 Lyon, que já traz com ele imensas capacidades de servidor e com isso, reduzir a experiência de um server ao grupo de trabalho. Vai ser bom o novo método também!