quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Dia Mundial do HIV...

Dia Mundial do HIV foi no passado dia 1 de Dezembro.



OK... o artigo sai atrasado mas mais vale tarde que nunca.


No entanto acho muito sofisticado este que a MTV desenvolveu:


Não sei o que incomoda mais nesta imagem publicitária da MTV... se é a arma apontada à jovem (também fazendo das mulheres as culpadas -ou perigosamente só elas) ou se é notar que nesta situação a mensagem estará invertida na lógica. Como invertida sugere que o parceiro sem preservativo é quem reivindica a situação e a controla, e assim culminando na ideia que elas são passivas.
A situação também não pode ser lésbica pois a mão a apontar a arma, tem aparência masculina, mas se fosse feminina... como pode exigir o preservativo à parceira? Para colocar onde? E faltam aqui outros "afectados"...

A mensagem da MTV é dizer claramente a elas que se forem permissas à práctica sem preservativo, existe a ameaça de morte para elas.
Daí o aviso: "Meninas, tenham cuidado."
A imagem é poderosa e impressiona.
Até demais...

2 comentários:

Anónimo disse...

sinceramente gosto mais da campanha da morte que escorrega no preservativo. Como que o preservativo é a maneira certa de enganar a morte. E não especifica se o HIV se transmite de homem para mulher, homem para homem ... diz apenas para se usar preservativo.


quanto ao teu post do fraco numero de comentarios, por mim tenho a dizer que visito o teu blog diariamente apesar de o comentar pouco. Não desanimes porque o teu blog é dos que visito obrigatoriamente todos os dias (se não hover forças maiores a impedir), e com certeza como eu haverá mais: visitantes diários não comentadores.

abraço

ArmPauloFerreira disse...

@ Eu (que nome para nickname...): Gosto de todas as imagens destas campanhas, existem muitas mais por aí e apenas destaquei estas 3 porque são bem interessantes e passam a mensagem visualmente de forma bem poderosa.
Por exemplo para se ver o primeiro cartaz, composta por muitos desenhos sequenciais, faz cada um parar para reflectir enquanto descodifica a sequência. Foi muito bem pensado...

A da MTV, é uma só imagem e não encontrei mais, mas espero que não tenham feito só para as meninas o aviso.

O desabafo não era dirigido a nada em concreto, é um desabafo apenas... e a ideia de parar anda pairando na mente há algum tempo (meses). Mas cá continuo como posso. Receber comentários e montes de visitantes diários é optimo mas não a prioridade. É certo que por vezes dedico imenso trabalho e tempo a determinados posts mais elaborados no conteúdo e depois verifico que passam indiferentes...