sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Uma diferente forma de criar albuns digitais: Citilab Dreambooks

Com uma época como esta, as pessoas tiram imensas fotos com as suas máquinas digitais ou telemóveis. Ver as fotos no computador ou no telemóvel é porreiro mas melhor ainda é vê-las num bonito livro (álbum) digital. Desfolhar as páginas com as memórias a sucederem-se é uma alegria.

Uma situação que tem sido gritante para quem está na plataforma Mac OS X é poder criar álbuns fotográficos digitais.

É certo que todos os Macs têm a aplicação iPhoto instalada. É certo que o iPhoto consegue produzir lindíssimos álbuns digitais mas o problema é que Portugal continua incompreensívelmente sem serviços Apple de impressão.


Eu sei que se conseguem obter álbuns pelo iPhoto ao usar o truque de dar o país como sendo Espanha mas acho que já é sem tempo de a Apple resolver como deve ser esta situação. Acho que não devem faltar laboratórios fotográficos que adorariam trabalhar com a Apple e dar suporte nacionalmente aos serviços de impressão do iPhoto...

Quem usa Windows tem uma vasta oferta de serviços de impressão, onde se faz a download de uma aplicação do respectivo serviço e com ela se cria a bel-prazer o álbum como desejamos. O problema é que essas aplicações só dão para serem instaladas em Windows e não há versões para Mac. (ver artigo onde foi abordada essa situação)

Ora por cá, uma empresa tem funcionado com uma solução mais interessante e que não depende da plataforma de computador. Basta com acesso á internet, ir ao site deles e por lá fazer o álbum digital, apenas e só com o browser.

Estou me a referir á Citilab e aos Dreambooks.

Penso que desenvolveram a melhor solução realmente. Apenas se tem de fazer upload das fotos e depois escolher os layouts dos livros e nos espços meter as imagens. Era assim que deveria funcionar muitos dos outrso serviços que funcionam por aí e que pedem exclusividade de um PC com Windows. Adorava por exemplo que o serviço da Zon Netcabo Fotos funcionasse desta maneira pois poderia dar mais utilidade assim.

Ahh... e esta empresa não faz só álbuns digitais. Pesquisem lá no site deles que eles têm uma enorme oferta de produtos e serviços de impressão (canecas, telas, etc). No fundo são um laboratório fotográfico on-line...

4 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso o único que conheço:

http://www.livrodefotos.com/Free-Livrodefotos-programa

MSilva

ArmPauloFerreira disse...

Excelente dica e que desconhecia. Finalmente existe uma marca que desenvolveu a aplicação também para Mac OS X. Obrigado pela informação.

Anónimo disse...

a citylab esta a desenvolver uma ferramenta nova para mac os x, a melhor que alguma vez ja vi, ainda esta em fase de testes mas estejam atentos ao laçamento no proximo mes... dá para fazer tudo com aquilo... ate ligaçao com as fotos do flickr, smugmug, facebook etc vai fazer... mt bom mesmo... experimentem...

ArmPauloFerreira disse...

Obrigado pelo feedback. Esperemos que isso realmente chegue a quem usa Mac OS...

Se já a viu... e está para ser lançada, quando sair alerta se faz favor.