quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

2001 Odisseia no espaço... interpretado por galinhas!

Uma proposta invulgar: o tema "Blue Danube" do filme "2001 Odisseia no espaço"... mas interpretado por galinhas!

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Balanços de 2008: Mac OS X Leopard Server... revolucionou!

Neste ano de 2008, fiz apostei em dotar o meu departamento de trabalho com um sistema de servidor baseado em tecnologia Apple: o Mac OS X Server 10.5 Leopard



Breve recapitulação...

Ao longo do ano fui dando o meu foco sobre este servidor e o impacto que ele pode ter nas vidas laborais de um grupo de trabalho. A verdade, é que tenho de dizer que nunca tive conhecimentos de servidores e até mesmo pensar como retirar partido de tal tecnologia. Afinal de contas os computadores pessoais de cada um já têm tanto potencial sozinhos que sempre me questionei sobre o que sobraria para um server.

No departamento onde pertenço no local de trabalho, não chegamos à meia-dúzia pelo que o acrescer de mais equipamentos extra, transmitiria a ideia de gastos luxuriantes sem real necessidade. Até porque na empresa já existe um Windows Server... pelo que juntar um outro servidor cai nesse espírito. Mas a verdade, é que acreditei sempre que estaria numa boa direcção, precisamente porque todo o departamento (de pré-impressão) usa apenas Macs e temos um só PC para gestão de dados globais.


Mac OS X Server 10.5 Leopard no terreno...

A ideia que se faz de um servidor é a de um enorme computador, imensos cabos ligados a ele, sistema de funcionamento complexo e muitos mais fantasmas habituais. Na realidade, não é nada disso que sucedeu com a solução que adaptei para a minha necessidade. O Leopard Server funciona e ninguém dá por ele até.

Por motivos de melhoramentos de equipamentos, consegui arranjar forma de libertar um PowerMac G5 dual e nele foi instalado o desejado sistema de servidor da Apple.


A instalação foi simples e é semelhante a instalar um Mac OS X normal... apenas aparecem algumas configurações mais a considerar no acto, mas findo o acto -demasiado simples até- o Leopard server passa a funcionar e por fim é só adicionar os users ao workgroup.




O Leopard Server, digamos que passa a "ver" todos os Macs que lhe estão associados e a dotá-los de serviços extra.
Gostamos muito de passar a ter um calendário de trabalho unificado, locais de armazenamento centralizado, pastas para partilha de projectos e templates, um local final para depositar trabalhos concluídos, etc.

Mas dos melhores proveitos foi: todos os Macs contarem finalmente com um sistema de backup, "gratuito"e  invisivel, que é o Time Machine Server.
Nada de investimentos em discos externos para cada utilizador (ou para todos) ou investimento em software para esse efeito. A solução de backup emerge da simbiose dos Macs estarem equipados com versões 10.5 e de estarem associados ao Server.


É inacreditável que neste momento ainda consiga "resgatar" em Dezembro, a versão de um qualquer trabalho de Abril por exemplo. É impressionante a forma como tudo isto funciona e como passamos a sentir um alivio ao sabermos que, não só temos os trabalhos terminados armazenados num local externo de forma segura, como também sentimos que o que estamos a tratar está assegurado de hora a hora.
Funciona lindamente e na perfeição... e já nos safou algumas vezes!

Um outro grande proveito foi libertar os Macs dos utilizadores de tarefas como o upload de ficheiros grandes para enviar a clientes, tarefas como gravar dvds de trabalhos ou fazer as cópias de arquivo dos trabalhos concluídos. Sim, faço cópias de arquivo mensais do trabalho concluído!


Assim passamos a contar com os vários tipos de cópias: de segurança no momento (hora-a-hora), cópia extra de armazenamento no Server e cópia de arquivo em DVD. Não brincamos com o serviço e recorrer a eles garantidamente é fundamental.

O Leopard Server, dotou-nos também de algumas possibilidades agradáveis, por exemplo:
- mesmo que o utilizador não esteja e o seu Mac desligado, continuamos a ter acesso aos projectos que tinha em mãos desde que os mantenha no server;
- ter um único local com templates de Illustrator, FreeHand, InDesign disponíveis para todos é um must. Acabaram-se os tempos em que tinha de ver as pastas de cada utilizador e ver se existiam novos templates em cada computador. Nos tempos do Mac OS 9, ainda existia a possibilidade de sincronizar pastas mas no mac OS X e com o sistema de segurança com permissões, essa realidade deixou de ser conveniente. Com o Server, cada utilizador tem na Doca do seu Mac essa pasta com templates, que na verdade é uma só que está no servidor. Assim quando há modificações e alguém salva o documento ele fica actualizado para todos. E ajuda imenso a fazer cópias de arquivo, pois é sempre a versão actualizada de tudo.
- o sistema do iCal partilhado, do blog e wiki interna dotaram-nos de meios jeitosos para deixar avisos para os dias seguintes caso alguém falte, de deixar informações de uns para os outros, etc. No fundo ajuda a aproximar um grupo colaborando desta forma;
- redução do gasto de banda-larga com software updates para os Macs unificados no server. O Server descarrega e detém a cópia que passa a disponibilizar para os Macs associados no Directório.
Na verdade, esta opção acabou por se revelar inadequada para o nosso pequeno grupo pois ao descarregar TUDO o que a Apple lança de updates e não os que cada Mac do Directório necessitará... acabou por gastar mais banda do que cada Mac descarregar o que necessita. É uma excelente ideia mas a Apple tem de a melhorar ainda mais e torná-la mais conveniente.


O veredicto...

Foi das melhores apostas feitas pela empresa este ano de 2008 para o nosso departamento. O Mac OS X Server revelou-se um grande aliado, daqueles que pode crescer e fazer muitíssimo mais, não só para o pequeno grupo que sustenta mas sim, quem sabe um dia, para toda a empresa. O preço de uma versão para 10 utilizadores ou utilizadores ilimitados é uma pechincha quando comparado com os preços do Windows Server e continuar com tecnologia Apple num grupo que só usa Apple, é sempre acertado.
Como o investimento foi só adquirir o software Mac OS X Leopard server (o Mac já o tínhamos) e adicionar um disco interno maior... todas estas possibilidades com que passamos a contar custou apenas... 450 €. Foi dos melhores investimentos que fizemos!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Filme: The Curious Case of Benjamin Button

Novos filmes para 2009...
The Curious Case of Benjamin Button, é o mais recente filme de David Fincher, que nos traz uma história insólita e original.

Sinopse (via Hotvnews + posters): "O Estranho Caso de Benjamin Button" (The Curious Case of Benjamin Button, no original) narra a vida de um homem, Benjamin Button (Brad Pitt) nascido com oitenta anos e cuja idade retrocede conforme avançam os anos, desde 1918 até ao século 21. Ao longo da sua vida vê Daisy (Cate Blanchett) crescer, sem se aperceber que ela viria a ser o amor da sua vida. Como seria de esperar a diferença de idades entre o casal acaba por se transformar num empecilho incontornável.

Trailer


Promete imenso ser um grande filme e daqueles que levantam imensas questões, especialmente as relacionadas com a idade nos relacionamentos e com várias fases nesse capítulo (ele "velho" e ela ainda criança vs ela envelhecer e ele cada vez mais jovem).
Estreia em 22 de Janeiro 2009

Sites Flash no iPhone e iPod touch? Parece que sim...

Todos os utilizadores de iPhone e iPod touch por vezes deparam-se com sites onde muitos dos elementos não aparecem ou não funcionam todos. A razão é que o Safari não corre o código Flash e como tal imensas funcionalidades dos sites simplesmente não dão. Mas alguém já se deu ao trabalho de desenvolver um método para que tudo o que seja Flash funcione correctamente no iPhone.

Para já a situação foi resolvida com um forte plug-in para adicionar a funcionalidade de ler flash ao Safari... mas como podem perceber esta solução só dá para quem fez o jailbreking ao iPhone.

O plug-in chama-se iMobileCinema e podem vê-lo a funcionar no seguinte video.



Fonte: WinAndMac

domingo, 28 de dezembro de 2008

Anedota: O "mistério" do padre !!

A barriga do padre crescia cada vez mais. Descartada a hipótese de cirrose, os médicos concluíram por uma cirurgia exploratória, já que não havia razão para aquilo.
A cirurgia mostrou que era mera acumulação de líquidos e o problema foi sanado.
Mas alguns estudantes resolveram intervir e quando o padre estava a acordar da recuperação pós-cirúrgica colocaram-lhe um bebé nos seus braços.
O padre, espantado, perguntou o que era aquilo e os rapazes disseram que era o que ele tinha na barriga.
Passado o espanto e tomado de ternura, o padre abraçou a criança e não quis mais se separar dela.
Como se tratava de um filho de mãe solteira que morrera durante o parto, os rapazes ficaram todos contentes pelo padre ficar com a criança.
Os anos passaram e a criança se transformou num homem que se formou em medicina.
Um dia o padre, já velhinho e sentindo que estava chegando sua hora de partir, chamou o rapaz e disse:
"- Meu filho! Tenho o maior segredo do mundo pra te contar, mas tenho medo que fiques chocado".
O rapaz, que já havia intuído de que se tratava, disse compreensivo:
"- Já sei. Adivinhei há muito tempo. O senhor vai me dizer que é meu pai".
"-Não, eu sou tua mãe! Teu pai é o bispo de Leiria".

sábado, 27 de dezembro de 2008

Video estrondoso para "Death Magnetic" dos Metallica

O mais recente álbum dos Metallica, o "Death Magnetic" (2008) parece ter reunido em torno da banda, os fãs que já dissertavam para outras paragens.
Não sou o mais indicado opinador sobre Metallica mas do pouco que pude apreciar, a banda esforçou-se para ser a autêntica grande banda de metal dos tempos iniciais e nem sequer falta no álbum a continuação da mais famosa balada deles, a "Unforgiven" aqui numa nova parte 3.


Mas não é sobre o álbum que pretendo opinar mas sim sobre um excelente video de uma das faixas do álbum, a "All Nightmare Long".
Puxa vida, que estrondo de video!

Chamar video até é pouco pois está desenvolvido como uma autêntica curta-metragem*, numa história com principio meio e fim ambientada nos tempo da Segunda Guerra Mundial à mistura com conspiração soviética, zombies, robôs, cientistas, laboratórias de experiências genéticas, etc. Até a conspiração soviética contra os americanos, os os soviéticos desenvolvem um virus e espalham na américa. Obviamente que com o intuito de mais tarde virem "salvar" a humanidade ao dar fim ao virús (= matar os americanos).
Não falta nada para nos impressionar neste mini-filme...

Fez-me lembrar vários videos ao ver esta obra: as cassetes abandonadas das estações na série "Perdidos/Lost", o "Thriller" de Michael Jackson está implícito por ele todo, as animações do filme "The Wall" dos Pink Floyd e também filmes antigos como "A guerra dos mundos" e "A noite dos mortos-vivos".

video de "All Nightmare Long"


*Dizia uma curta-metragem porque o video não depende da canção, pois continua a funcionar muito bem, mesmo que se lhe retire o som. Também porque não tem sinais que liguem à banda e ao mundo da música. Recordou-me o fabuloso video dos Prodigy para "Smack My Bitch up" no final dos idos anos 90, que também era assim (mas neste ainda aparecia uma tatuagem com o símbolo da banda no fim).

Observação: É de mim ou a capa deste "Death Magnetic" evoca também a valente pentelheira duma pitaça?

Já agora aproveito para referir que os Metallica eram uma banda contra a música vendida on-line mas em 2008 lá abraçaram a inevitabilidade.
E sim estão no iTunes também!

Fonte: Video descoberto no io9


sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Filme: Terminator Salvation (T4)

Novos filmes para 2009: Terminator Salvation (T4)
Mais um grande filme que 2009 nos vai trazer...


(veja a animação deste poster on-line)

Trailer

Uma diferente forma de criar albuns digitais: Citilab Dreambooks

Com uma época como esta, as pessoas tiram imensas fotos com as suas máquinas digitais ou telemóveis. Ver as fotos no computador ou no telemóvel é porreiro mas melhor ainda é vê-las num bonito livro (álbum) digital. Desfolhar as páginas com as memórias a sucederem-se é uma alegria.

Uma situação que tem sido gritante para quem está na plataforma Mac OS X é poder criar álbuns fotográficos digitais.

É certo que todos os Macs têm a aplicação iPhoto instalada. É certo que o iPhoto consegue produzir lindíssimos álbuns digitais mas o problema é que Portugal continua incompreensívelmente sem serviços Apple de impressão.


Eu sei que se conseguem obter álbuns pelo iPhoto ao usar o truque de dar o país como sendo Espanha mas acho que já é sem tempo de a Apple resolver como deve ser esta situação. Acho que não devem faltar laboratórios fotográficos que adorariam trabalhar com a Apple e dar suporte nacionalmente aos serviços de impressão do iPhoto...

Quem usa Windows tem uma vasta oferta de serviços de impressão, onde se faz a download de uma aplicação do respectivo serviço e com ela se cria a bel-prazer o álbum como desejamos. O problema é que essas aplicações só dão para serem instaladas em Windows e não há versões para Mac. (ver artigo onde foi abordada essa situação)

Ora por cá, uma empresa tem funcionado com uma solução mais interessante e que não depende da plataforma de computador. Basta com acesso á internet, ir ao site deles e por lá fazer o álbum digital, apenas e só com o browser.

Estou me a referir á Citilab e aos Dreambooks.

Penso que desenvolveram a melhor solução realmente. Apenas se tem de fazer upload das fotos e depois escolher os layouts dos livros e nos espços meter as imagens. Era assim que deveria funcionar muitos dos outrso serviços que funcionam por aí e que pedem exclusividade de um PC com Windows. Adorava por exemplo que o serviço da Zon Netcabo Fotos funcionasse desta maneira pois poderia dar mais utilidade assim.

Ahh... e esta empresa não faz só álbuns digitais. Pesquisem lá no site deles que eles têm uma enorme oferta de produtos e serviços de impressão (canecas, telas, etc). No fundo são um laboratório fotográfico on-line...

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Silent Night... por Frank Sinatra

Um clássico interpretado pela voz:
Silent Night... por Frank Sinatra


A todos um feliz Natal!


Feliz Natal para todos!

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Jingle Bells... por Diana Krall

Um toque de jazz ao Natal sabe sempre bem...
Jingle Bells... por Diana Krall

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Não tem Photoshop? Não desanime... use o Sumo Paint!

Quando se fala de imagem de pixels, ou melhor de manipulação ou melhoramento fotografia, não há software melhor que o Photoshop.
E quando não se tem Photoshop? E é necessário ocasionalmente fazer umas coisitas e nos falta a aplicação de imagem capaz de fazer umas manipulações?
Não desanime... use o Sumo Paint!


O Sumo Paint é um potente editor de imagem... mas on-line!
Funciona no seu browser á base de flash e como tal não requer que instale o que quer que seja. Basta abrir o site da aplicação e já está...
No entanto, por conceder acesso on-line gratuito não significa que é um editor fraco ou banal. Na verdade, é uma web-app de nível profissional, com muita proximidade e semelhança ao Photoshop.

E contém muitas das suas potencialidades e ferramentas: layers, blending modes, transparências, pincéis, ferramenta clone-stamp, live-transform, ferramentas para seleccionar, filtros e efeitos, ferramenta de texto, etc, etc.
Até custa a crer, só visto!

Dê uma vista de olhos no site desta aplicação on-line:
Sumo Paint on-line

Ou então abra directamente a aplicação Sumo Paint já no seu browser...

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Photoshop CS4... tornado real!


Excelente recriação... e até faz sentido!

Podem ver a evolução desta construção da Art Snob Solutions clicando aqui.

Fonte: Braind It

Filme: Star Trek... de J. J. Abrams

Novos filmes para 2009: Star Trek de J.J. Abrams



Trailer


Temia o pior sobre a nova adaptação de Star Trek
Principalmente pelo elenco e a história que fariam... mas depois de visto o material que tem saido sobre o filme e o trailer, já não tenho dúvidas que vai ser um acontecimento cinéfilo em 2009 para todos os amantes de ficção-cientifica e para os fãs do universo trekkie.
É um reboot que nos leva desde o principio da saga, até a composição da tripulação da nave Enterprise e avança apartir daí. E Zachary Quinto a fazer de Spock, está muito bem escolhido.
Isto promete fortemente!


domingo, 21 de dezembro de 2008

Os contemporâneos: Salvem os ricos

Na sequência do anterior artigo sobre canções de Natal, fica aqui uma nova versão dos Contemporâneos...

Salvem os ricos


Bruno Nogueira mascarado de Bill Kaulitz, dos Tokio Hotel, Carla Vasconcelos de Adriana Calcanhotto, esteve uma selecção de músicos portugueses na sua própria pele: Zé Pedro, Rui Reininho, Deolinda, David Fonseca, Angélico, Olavo Bilac, Sérgio Godinho e António Calvário - mais algumas versões "livres" de Bob Dylan, George Michael e Axl Rose.

Eh, eh, eh!

sábado, 20 de dezembro de 2008

Música da semana: It's Christmas time!!!

O Natal está a chegar e nada como recordar alguns temas muito interessantes e nostálgicos dedicados a esta quadra natalícia.

John Lennon - Happy Christmas (War Is Over)


Wham! - Last Christmas


Band Aid - Do They Know It's Christmas


sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Workshop Photoshop CS4 na Maia

Os blogs Artes Finais e MaisPhotoshop vão organizar um workshop sobre as novas funcionalidades presentes no Adobe Photoshop CS4, tendo como promotores a Porlande - informática, Lda. a X-Ray Consulting e a Lojamac.com.
O evento terá lugar na sede da Porlande, na Maia, às 14:30 horas do próximo Sábado, dia 20 de Dezembro, e será dinamizado por Rui Silva (Artes Finais/Mac News) e Vasco Dias (MaisPhotoshop).

A participação neste workshop é gratuita, mas os interessados deverão efectuar previamente a sua inscrição, já que o numero de participantes estará limitado ao número de lugares disponíveis.

Para mais informações sobre o local e inscrições para este evento, os interessados poderão consultar o blog Artes Finais

Já atirou o seu sapato a Bush?

A cena que se segue dispensa apresentações... mas resumidamente:
Atiraram um sapato a Bush em pleno discurso!



Depois de ver o video... o que me veio à cabeça é que Bush revelou ter grandes reflexos. O homem é um senhor do desvio!!!
Teria treinado essa possibilidade? É que apresentou-se em "grande forma"...

Entretanto se também quer atirar o seu sapato... atire lá com o seu jeitinho no jogo "Sock and Awe" e ajude Portugal a aparecer no ranking dos países com os maiores arremessos.


Ipsilon oferece download gratuito dos Da Weasel

E já que estamos numa de Ípsilon...

O Ípsilon on-line está a oferecer à borla uma música dos Da Weasel!!!

A canção "Mundos Mudos", desta banda hip-hop nacional, é do concerto "Ao vivo no Pavilhão Atlântico" (2008) e que foi lançado há dias em CD e DVD. Toca a descarregar esta oferta...

...mas há mais! Também pode ver um video e obter um desconto nas lojas FNAC.

Saiba tudo e descarregue da página especial para esta promoção em:

Ipsilon, o suplemento do jornal Público em versão site

Gosto muito do jornal Público e especialmente do caderno P2... mas o suplemento que mais me agrada é o das Sextas, o Ípsilon.

Só esse suplemento faz com que valha a pena comprar o jornal todas as Sextas-feiras. Na verdade, este suplemento já teve melhores dias. Aqui há uns anos era em todos os níveis um suplemento de luxo: tinha excelentes temas, excelentes reportagens sobre música e cinema principalmente e tudo aliado a um design estético superlativo ao que se encontrava no mercado. Nessa altura chamava-se simplesmente "Y"...
Há um ano e tal atrás foi renovado e ampliado e com isso perdeu alguma identidade e estilo mas mesmo assim manteve-se interessante o suficiente para que seja seguido com atenção. E a ampliação de temas até lhe fez bem pois passamos a estar expostos também á música clássica, aos livros, à dança, etc. 

Neste mês de Dezembro, passamos a contar também com uma versão on-line dos conteúdos do Ípsilon e de muitos outros que ajudam a complementar o suplemento.

Vale a pena ver este site cultural: Ípsilon on-line
Recomendo.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Mais imprensa... para Dezembro 2008

Nas bancas...

A edição antecipada da Blitz de Janeiro 2009, para 19 de Dezembro 2008.

Nirvana! Nirvana! Nirvana!
Portanto em Janeiro já vamos pensar nas prendas de Natal... hélás...um ano antes!?
Não teve assunto nenhum, pois ainda há dias comprei uma edição e já ter outra em avanço... é forçar um bocado. Mas tem os Nirvana... logo estão automaticamente perdoados!


No campo on-line...

(flash e PDF)

Muito boa esta edição com excelentes matérias. De fazer corar de vergonha uma certa revista nacional paga... e já agora, em comparação, existe mais justiça nesta capa. Quem merece, merece verdadeiramente estar na capa... (penso que sabem de que publicação me refiro).


... e ainda mais novidades on-line:

Magazine on-line (apenas em flash)que com o seu poder de magnetismo atrai tudo o que é excelência e inovação, sem reservas aborda a literatura, cinema, música, dança, teatro, moda, design, literatura, arquitectura, lifestyle, etc. Gratuita como todos nós gostamos!



Uma revista internacional, em PDF e dedicada ao mundo das bicicletas. Totalmente gratuita.


Cliquem nos nomes das edições para verem/saberem mais...

Momento... de Manuel de Oliveira

O realizador Manuel de Oliveira fez 100 anos, continua bem vivo e com uma audacidade única no mundo.

Talvez seja mesmo o maior realizador do mundo, aquele que é o realizador de cinema em actividade mais velho do mundo.

Apesar de não ter grandes afinidades com o cinema dele, que admito, reconheço no trabalho dele uma imensa arte cinematográfica. Como não sou o mais indicado opinador sobre a obra ímpar deste realizador, celebro e presto a minha homenagem de outra forma mas na mesma com um trabalho dele: um videoclip musical realizado por Manuel de Oliveira

Todo o video desfila a seu estilo de realizar e contém mesmo subtilmente algumas referências, à sua obra: o Porto, a noite, a criança que brinca e corre em direcção ao mar, as paisagens, os longos planos fixos, os elementos que ilustram a narrativa (aqui a poesia da canção), os olhares voyeristas pela janela, etc.
Mesmo "ilustrando" em imagens uma canção de Pedro Abrunhosa, retribuindo o apoio por este ter participado num filme seu, este pequeno video é Manuel de Oliveira condensado em 5 minutos. E será dos seus trabalhos mais curtos... é obra!

"Momento (Uma Espécie De Céu)" - Pedro Abrunhosa & Bandemónio, álbum Momento (2002)

X-Men Origins: Wolverine... em 2009

Novos filmes para 2009... "X-Men Origins: Wolverine"


Ora aí está um filme que não podemos perder. Depois da trilogia X-Men, as atenções da Marvel passam aos spin-offs de X-men ao dedicarem-se às origens de alguns mutantes chave. Um teste á nossa paciência em esperar pelos filmes pois se o primeiro é sobre Wolverine, o seguinte será sobre Magneto (que depende dos resultados de Wolverine). O que virá a seguir a estes não se sabe? O que já se percebe é que Wolverine promete imenso como filme, de tal forma que promete mais que um X-Men 4 até...

Com realização de Gavin Hood, o filme com estreia prevista para 1 de Maio de 2009, contará a origem do mutante Wolverine, a sua passagem pelo programa Weapon X e o seu relacionamento com alguns vilões e aliados.
Mas não teremos só Wolverine pois o filme conta ainda com Deadpool (Ryan Reynolds), Blob (Kevin Durand), Silver Fox (Lynn Collins), Sabertooth (Liev Schreiber), John Wraith (Will.I.Am), Gambit (Taylor Kitsch), que parece ter um papel de enorme destaque no filme, William Stryker (Danny Huston) e ainda Emma Frost.

Trailer de "X-Men Origins: Wolverine"



Personagens em foco:

Este dispensa apresentações...
É "também" conhecido na vida real por Hugh Jackman (o apresentador da próxima cerimónia dos Oscars)

Sabertooth e Silver Fox...

...Gambit, John Wraith (aka Kestrel), Dead Pool e Emma Frost;

Saiba mais sobre as personagens no site da Marvel.

E o dia da estreia lá chegou... clique aqui para mais sobre Wolverine.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Choque: Macworld de Janeiro 2009... vai ser a última da Apple!


Algo se anda a passar em Cupertino...

A Apple anunciou que a "MacWorld Conference & Expo 2009", de 6 de Janeiro de 2009, será a última com a participação da Apple e que Steve Jobs não a apresentará.

Depois de 25 anos com a tradição do arranque do ano com novidades da Apple a serem anunciadas na Macworld... o fim deste hábito é anunciado pela Apple. A última será a do próximo janeiro e depois não haverá mais participação da Apple no futuro. Quem estará em palco no dia 6 de Janeiro será o vice-presidente Phil Schiller e não o sempre esperado Steve Jobs.

Dá-me a sensação que nada de especial será anunciado em Janeiro, que a Apple não tem nada de revolucionário para apresentar desta vez (temos de admitir que a Apple não tem essa obrigação de revolucionar continuamente). Pode-se admitir também que Steve Jobs poderá estar pior de saúde e que o afastamento das keynotes obrigatórias, seja uma decisão que envolva o seu estado de saúde.

Cá para mim, é uma boa decisão da Apple comercial pois deixa de se ter de regular por agendamentos pré-programados e de ter de apressar os lançamentos dos produtos. Nas últimas keynotes, a Apple tem anunciado produtos que só ficam disponíveis várias semanas depois. Assim, fica numa posição mais confortável para desenvolver e apresentar novidades quando são possíveis. E recordemos que a Apple tem feito as suas próprias apresentações quando entende, especialmente as que faz em Setembro e Outubro.

Acho que não haverá nenhum mal em desistir de mais uma Apple Expo... até apoio a decisão.

Tem sido prejudicial para a Apple na altura do Natal, vender em força produtos que muitas das vezes acontecem de ser melhorados duas semanas depois em Janeiro. Isso já me aconteceu a mim...
Espero é que aproveite a oportunidade desta decisão e que passe a anunciar os novos produtos de forma mais ligada à vida dos clientes.

Tipo fazer com que existam ciclos diferentes:
- os produtos mais populares como os Macbook, iMac, iPods e software de uso comum (iLife e iWork) mexer neles por altura de Abril e Outubro (antes do Natal) e só mexer alguns meses depois (repetindo o ciclo)
- mexer na a gama mais profissional, os Mac Pro, MacBook Pro, Cinema Displays, Mac OS X e software Pro, em tempos intervalados com as gamas populares.

Penso que dessa forma, ajudaria a desfazer a barreira que é comprar um Mac para casa e andar aterrorizado se o mesmo vai ser mexido em Janeiro. Comercialmente, muita gente nem compra no Natal só por isso...

Extensis com sensibilidade de Natal: Max Kerning's

A Extensis apresenta livro on-line para potenciar a sua sensibilidade neste Natal: Max Kerning's


Está muito engraçada esta ideia da Extensis, marca especialista em software para gerir fontes, que aborda o tema do Natal de uma forma muito inteligente com o desenvolvimento de um jeitoso livrinho cheio de estilo com recomendações para a época conjugadas com o espirito das fontes adequadas e que ajudam a potenciar as mensagens dos presentes...

Veja o Max Kerning's handbook no seu browser. Clique aqui.

Filme Dragonball... evoluiu!

Novos filmes a estrear em 2009...
Ainda há pouco tempo atrás abordei aqui o trabalho desenvolvido para o filme do Dragonball (ver aqui artigos anteriores), ainda num estado que parecia fraco e... não é que melhorou e evoluiu para um nível melhor!!!

Primeiro, e mais importante, porque o nome do filme passou para "Dragonball Evolution" para se desmarcar da série anime original. Assim os acontecimentos e personagens não se prendem tanto com a série e dá espaço a terem outras liberdades com o filme.

Depois porque finalmente temos um trailer oficial em boa qualidade e ainda um site.
Ahh... e o trailer desta vez cativa muito mais,  é evidente que a qualidade subiu... mas continua a me parecer que o filme não será nada por aí além... mas dá na mesma vontade de ver!

Trailer de Dragonball Evolution

Estreia nos cinemas em Abril de 2009.

Curiosidades: Satã volta a ser verde e as motos Can-Am Spyder são usadas na aventura. Fixe!

E há novos posters também!!!

É claro que todos nós o veremos, não é? Nem que seja a download...

Vamos ter filme!
Vamos ter fight!!!


Imagens: Hotvnews

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Gmail cada vez melhor: agora pode visualizar PDFs directamente no webmail

Caramba que o serviço Gmail da Google está cada vez melhor!

Se até aqui se conseguiam ver as imagens das mensagens era bom, quando passou a apresentar os documentos de PowerPoint ficou ainda melhor e não contentes com isso também se podem ouvir os ficheiros de audio directamente, tornou-o um must.
Agora arranjaram uma forma engenhosa de apresentar os PDFs directamente apartir do webmail.
Fantástico!


É que esta solução é finalmente acertada pois até aqui só se podia ver no Gmail um PDF em html e dessa forma praticamente só apareciam os textos do PDF.
A Google, mostra o PDF sem recorrer ao Adobe Reader ou Acrobat, e consegue-o usando os serviços GoogleDocs... et voilá!
Os PDFs abrem direitinhos numa nova janela. A visualização não é tão rica em qualidade (fica tipo imagem gif) mas serve perfeitamente.

Agora só falta desenvolverem a visualização de videos em pleno Gmail...

Fonte: Official Gmail Blog: Fast PDF viewing right in your browser

Actualização ao Mac OS X (client e server) para 10.5.6

O Mac OS X 10.5 recebeu a habitual prendinha de Natal, que tem acontecido todos os anos por esta altura: foi actualizado para 10.5.6
Ambas as versões cliente e server foram actualizadas mas é interessante ver a forma como se dirige a Apple com a informação do que corrige para cada tipo de Mac OS X. Na versão cliente a informação genérica usada em todas as vezes mas na versão server são mais detalhados.
É claro que quem quiser saber mais deve de ir à página sobre estes updates no site da Apple.


Eu acho que a Apple faz de propósito lançar perto do Natal uma actualização tão importante... é para dar aos novos clientes de Macs comprados no Natal, a possibilidade de verem a actualização de software a funcionar tão bem (e ao contrário do Windows de uma só vez).

A motivação de alguma imprensa nacional...

Aprecio ver as capas dos jornais, principalmente pelos programas televisivos de informação nas manhãs dos fins-de-semana. No Sábado e Domingo passado achei curiosos os destaques das capas do jornais, das "revista de imprensa" nacional (RTPn e SIC Noticias).

No Sábado vendia-se o sonho e esperança e até se destacava a possibilidade de se usar um já esquecido 3º guarda-redes como algo de interesse maior.
No Domingo já não se falava mais no assunto e a atenção era direccionada para outros temas que pareciam voltar a ter de novo o interesse. Afinal é Domingo e convém não danificar ainda mais a moral...

Por exemplo, um deles, o 24horas... (era exaustivo ir apanhar os outros todos):

Antes

Depois

Não sei mas... se os acontecimentos tivessem sido diferentes, ou pelo menos invertidos e a "desgraça" encontrasse outro protagonista que cá sei, as capas do Domingo teriam sido outras... e ainda daria para alimentar a Segunda-feira também.
Assim, o que se faz é não badalar mais isso... nem dar muitas repetições na TV, pois em altura de crise, coisas destas desmoralizam demais o povão...