quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Catálogos Pantone Bridge

Uma das melhores ideias da Pantone nestes últimos anos, para servir os criativos, pessoal de pré-impressão, web-designers e designers, publicitários e outros mais interessados no objectivo de definir a cor, foi a criação do catálogo Pantone ColorBridge.

O catálogo ColorBridge, é especial por apresentar em simultâneo a cor Pantone impressa com tinta directa e o resultado desse tom de cor mais impresso em CMYK. Isto acontece com todos os tons e lado a lado. Mas não se fica só por isto pois acrescenta ainda os valores em sRGB e a coordenada HTML do tom Pantone.
Assim com todas estas informações instantâneas, tem sido de enorme ajuda na escolha de cores, pois a escolha passa a ser mais objectiva e permite-nos observar quais são as cores mais indicadas para certos projectos multi-meios (nestes casos aquelas que diferem menos são a maior ajuda). No fundo faz a "ponte" entre os resultados da impressão sólida com a impressão a 4 cores e com o processo digital (monitor e web).



Que ninguém se iluda que existem conversões perfeitas de cor sólida para CMYK, mas a verdade é que o nível atingido pela Pantone no ColorBridge é muito realístico e bastante mais credível que os anteriores resultados noutros catálogos (Pantone Solid to Process, etc). Com este catálogo fica inclusive exposto os limites cromáticos das cores CMYK.

O ColorBridge, para ser usado em Portugal (na Europa) tem de ser escolhido na versão Euro. É óbvio porque na realidade, temos diferentes standards de impressão na Europa, que diferem do Japão e dos EUA. Neste sentido a Pantone, demonstrou o seu rigor profissional ao fazer duas versões (normal e Euro), assim como facilitar por download os guias de cor para o software gráfico (Illustrator, Photoshop, InDesign, FreeHand, XPress, etc) e demais documentação útil.


Uma novidade recente, foi o facto de a Pantone ter decidido tornar a nova geração de cores GOE em formato Bridge. Assim lançaram o novissimo catálogo GoeBridge, que é a razão deste artigo.

Como profissional gráfico, nunca valorizei o Pantone Goe (e o sistema que lhe está associado) desde que este surgiu há um ou dois anos. A razão passava exclusivamente por ver na altura a Pantone apresentar (e muito bem) um catálogo que aumentava para o dobro o leque de tons de cores a escolher (agora em 2058 cores) mas que as mesmas não tinham correspondência para CMYK ao nível Bridge.

Ora como já o fizeram, sinto-me impelido a finalmente dizer que o GoeBridge poderá ser finalmente o melhor catálogo de cores Pantone de sempre. Especialmente porque conjuga tudo: as muitas novas cores e a correspondência para impressão ou digital. 

No entanto, temos de aguardar pela chegada da versão GoeBridge Euro...
Aquele que espero ter aqui por perto o quanto antes. Nem imaginam o quanto melhora ao nível das decisões de cores quando se tem um catálogo Bridge á mão.

2 comentários:

dznpuro disse...

Em Portugal onde se pode adquirir os novos catálogos da Pantone, mais em concreto o Color Bridge?

Bom artigo e bastante útil!

ArmPauloFerreira disse...

Em Portugal existem vários revendedores de material gráfico que normalmente também vendem os produtos Pantone, mas não espere encontrar isto pelos Shoppings e lojitas quaisquer.
Cá no Norte, posso referir principalmente a Tecninprensa, mas também revendedores como a RH Pro, mas existem muitos mais.