sábado, 21 de fevereiro de 2009

Musica da semana: Dido e o retrato de Portugal


Dido lançou em 2008 o álbum "Safe Trip Home", assinalando o regresso aos discos 5 anos depois do anterior trabalho. Sobre o álbum não tenho nada a dizer pois não me cativou muito (calminho e tal mas...).

No entanto, faço um destaque porque a Dido está a desenvolver um projecto que abrange mini-documentários para ilustrarem cada canção do álbum e com isso a convidar realizadores de top neste segmento. A façanha fez com que Dido convidasse uma conceituada realizadora portuguesa, radicada em Londres, para uma certa canção mas no entanto a realizadora propôs-se fazer sobre outra e com isso fazer um certo retrato de um Portugal pescador e tradicional, que imediatamente agradou a Dido.

Na verdade, o video está muito bom e as imagens filmadas na Nazaré adicionam mais uma sensação de globalidade ás várias já realizadas noutros locais e que podem ser vistas no site desenvolvido para esse mesmo propósito.
Vejam mais em Dido's Safe Trip Home 11 short films

"The Fisherman" (para o tema The day before the day), realizado por Cristiana Miranda
Nazaré, Portugal


Obs: Apesar de tudo, de certa forma o video acaba por me deixar um certo travo triste.
Vendo bem, neste mini-filme o que se deixa a perceber é que a imagem que o exterior tem de Portugal mantém-se inalterada ao longo do tempo.

Essa imagem é a de um país costeiro e cheio de sol, país muito pobre, de gente trabalhadora normalmente no meio rural, das pescas ou das obras. É um Portugal envelhecido, de mulheres com bigode e de homens simples, trajados normalmente com as fardas quase folclóricas e onde os filhos destes seguem as profissões dos mais velhos. Ao ver este video desta realizadora portuguesa que mora em Londres, fico com a sensação que a mesma ainda mantém essa ideia do país.

O que se passa na realidade é que Portugal já não é só o que este "retrato" dá a entender. Talvez seja necessário fazer-se mais retratos de Portugal. Se calhar a ideia da Dido até que é boa mas poderia ser mais localizada: todos os 11 videos deveriam ser dedicados a actualizar os vários retratos do país... de Portugal.
talvez depois disso surgisse em video o verdadeiro Portugal pluralista e dos tempos modernos.



MusicaDaSemana

Sem comentários: