sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Round-up news do mundo Apple... e Microsoft

Desde a semana passada que a Apple tem andado a libertar updates diversos...
- Tivemos o update ao iPhone 2.2.1 que não acrescentou nada de novo ao aparelho mas que assegura um melhor funcionamento nalguns detalhes que fraquejavam. E mais uma vez um update pesadão... 246,4Mb! Este facto já me leva a afirmar que a cada vez que o iPhone é actualizado, o sistema operativo iPhone OS X não é melhorado pontualmente em algusn fiucheiros mas que é feita uma reinstalação inteira do sistema, que por sinal é a tal nova versão disponível.
- A suite iWork '09 foi toda actualizada com melhoramentos na compatibilidade com as versões do Microsoft PowerPoint, ambas as plataformas Windows e Mac (as versões 2007 e 2008). Tenho a dizer que gosto muito da abordagem do Numbers ao mundo do cálculo... ;
- A suite iLife '09 está desde a semana passada disponível ao público, incluindo o nacional. Entretanto o Garageband '09 já teve um update...
E confirma-se! Realmente, o novo iMovie '09 e o iPhoto'09 são as grandes estrelas do pack.
A função de reconhecer pessoas em fotografias do iPhoto'09 é muito interessante, no entanto não é assim tão automática quando faz parecer a publicidade. Necessita de se ir aprovando as fotos dos resultados que surgem para que as novas detecções melhorem. Mas esta será uma outra conversa para outra altura mais oportuna. Para já gostei!
Lamentável é, o facto da única verdadeira novidade do Garegeband'09, a "Learn to Play" ter como requisito para funcionar os processadores Intel. A malta com Macs PowerPC (G5 por ex) não têm direito a nada...


Música sem DRM na iTunes Store acendeu altas discussões...
Pelos vistos, Steve Jobs bateu (o pé e mão na mesa) e foram precisas discussões bastante acaloradas com a Sony (e outras), para que a música vendida na iTunes Store fosse sem DRM. As editoras recusaram sempre e chegou a pairar a ameaça de serem excluídas da iTunes Store (bluf de Jobs).
No fim, cederam se permitisse existir níveis de preços diferentes no catálogo. Foi aceite e como é sabido passaram a constar desde janeiro 3 preços diferentes... e música sem DRM.


MacBook Pro 17" adiado...
Era suposto ter saido para o mercado no final de janeiro mas não aconteceu... Alguns problemas de despacho das máquinas fez atrasar a saída destes portáteis. Está adiado para saírem ao mercado apartir de 19 de Fevereiro.


Nova beta de Snow Leopard... e "novos" legacy Macs
- Novos melhoramentos ao OS X 10.6, desenvolvido para tirar ainda melhor partido da potência de processamento dos Macs com mais que um processador ou multiplos-cores. Segundo os rumores, a nova versão beta está mais estável que o imaginado.
- Desta vez foi também incluído CoreLocation (tecnologia já presente no iPhone e que se serve para localizar o Mac pela latitude e longitude) e Multi-Touch APIs (ferramentas para que os programadores possam tirar partido dos gestos e muilti-toques nos ratos dos portáteis).
- Cada vez mais se confirma que o Snow Leopard será "Intel-only". Os Macs com processadores PowerPC parece que não serão contemplados com este refinamento na próxima versão do OS X, pois o facto tem sido evidente em muita circulação de PDFs internos e já havia sido detectado nos requisitos minimos da versão de teste entregue aos "developers" na WWDC08.
Shame on you Apple!
- Soube-se também que em Março a Apple deixará de dar suporte a Macs com processadores G4, ou seja, estas máquinas passam a ser consideradas "legacy" e não serão contempladas nos novos desenvolvimentos de software e tecnologia Apple. Facto triste mas que decerta forma faz sentido, uma vez que o Snow Leopard está posicionado para sair na primeira metade do ano (o que dá tempo para primeiro tornar legacy tudo aquilo que já não suportará). Shame on you Apple!

+++++

Microsoft Messenger para Mac actualizado... mas não muito!
Uma actualização pontual (passa para 7.0.2) que não nos trás nada de novo. Continua a não ter suporte as funções de voz e video como a versão Windows. No entanto, neste aspecto abriu-se nova esperança.
A próxima versão do Messenger (que estava prevista sair no inicio deste ano em 2008 mas que agora que estamos em 2009 já é incerto), já será igualmente Live Messenger (para Mac) e terá funcionamento idêntico á versão do Windows.
Héláss!!! Já não era sem tempo...


Windows 7...
A versão beta do substituto do Windows Vista (ou do XP?), já anda por aí disponível há algum tempo e a critica tem sido unânime em afirmar que está no bom caminho e que é melhor que o Vista e tal.
Eu sempre que vejo screens e artigos do Win7, vejo apenas um Vista mais melhorado... mas devo ser só eu, claro - pois até sou um apreciador do Vista e dos tais que nunca gostou de outras versões Windows,excepto o Vista. se é assim estará realmente no bom caminho.


O que continua no caminho criticável é a opção da Microsoft em fazer imensas versões do Win7.
Deixo-vos com a lista da Engadget:
Windows 7 Starter (limited to three apps concurrently)
Windows 7 Home Basic (for emerging markets)
Windows 7 Home Premium (adds Aero, Touch, Media Center)
Windows 7 Professional (Remote Desktop host, Mobility Center, Presentation mode)
Windows 7 Enterprise (volume license only, boot from virtual drive, BitLocker)
Windows 7 Ultimate (limited availability, includes everything)

Depois do Win7, imagino também um Win7 Server para ajudar à confusão...

Sem comentários: