terça-feira, 21 de abril de 2009

Essa cena do Twitter... Será substituta do blogue ou do IM?


É curioso mas nos últimos tempos parece que anda tudo a migrar-se de blogs para o twitter. Anda por aí muito blog pouco actualizado...

Estará o Twitter a substituir-se aos blogs?
Acredito que não e que também isso não acontecerá.

O twitter, pelo que tenho visto, é algo muito interessante e uma boa plataforma on-line de socialização. Com o twitter cada um vai deixando indicações curtas do que está a fazer, a pensar, o que fez, é também uma espécie de apontador para algo já criado (por exemplo um artigo num blogue) e uma fonte instantânea de contacto com as mais diversas pessoas no mundo (do anónimo aos famosos).

O twitter funciona também como um mini-blog porque tudo aquilo que é dito por lá, fica publicado numa página que pode ser consultada a qualquer altura. É por aí, pela publicação imediata de pequenas frases, obviamente muito mais sucintas e directas, que tem encantado muita gente, ao ponto de oscilarem entre publicarem no blog ou estarem mais em permanência no twitter a lançar regularmente "bitaites". Também ajuda imenso o twitter, ser multiplataforma: publica-se no computador ou mais interessante ainda com o telemóvel (nesse campo o iPhone é até uma das estrelas no twitting).

No twitter pode-se arrancar com um assunto em debate mas com tão pouco espaço para escrever torna-se insuficiente, especialmente para os que imaginam deixar de aparecer no blog. Um blog é bem mais completo e permite um melhor desenvolvimento de assuntos. No twitter com apenas 140 caracteres diz-se o quê? Apenas se lançam frases, pensamentos, observações, recomendações, bitaites avulsos e por aí.

Acho que é só uma febre por enquanto...
Não é inútil mas não me parece ser um substituto de um blog. Mais tarde ou mais cedo talvez se comece a perceber isso.

Acreditem que não vejo nada de especial no Twitter… é algo bem diferente e especial... é uma espécie de IM e não um blog. Só que é um IM de seguimento aberto. Talvez venha sim a ser o verdadeiro substituto das conversas por chat ou ser visto como a verdadeira evolução do IM.

Quanto ao twitter e eu... não tenho e ainda não me interessou precisamente porque pretendo uma certa reserva social on-line.
Gosto de publicar conteúdos aqui no blogue, escrever as minhas reflexões sobre os variados temas e gosto de receber bem os meus comentadores. Mas sempre a manter as correctas distâncias… web é impessoal.
Convívios on-line é algo que não aprecio muito. Afinal de contas somos todos desconhecidos e é preferível conviver com pessoas que nos são reais. Abertamente na web apenas com os meus conhecidos -com video até- familiares, amigos e outros já conhecidos.


Divagando mais um pouco...

Há uns bons dias atrás, o Marco Santos do "Bitaites", a respeito de uma situação fatídica, resumiu bem a sociedade on-line, talvez sem querer porque o contexto não era este mas as suas palavras são valiosas:
É pena que tenhas compreendido demasiado tarde que a Internet só é boa para o orgulho; não faz grande coisa pela solidão.

Esta frase diz muito do que as pessoas estão a escolher recentemente. Mandar bitaites não custa nada por SMS, twitter, chats de IMs, Hi5, etc mas se calhar fazer um telefonema a um familiar ou amigo e conversar mesmo... já é “group”!

Depois queixam-se de estar sós… não receber amigos em casa… não ter aonde ir… há que repensar como todos estamos na vida. Tomos temos telhados de vidro, não é?

No entanto, o twitter também já permitiu interacções curiosas, como a já célebre cena do hamburger e uma jornalista da RTP. Este episódio está bem relatado por Pedro Aniceto no seu blog "Reflexões de um cão com pulgas"

Já agora fica aqui um video, descoberto também no blog de Pedro Aniceto, onde a sua comunidade no mini-blogging fez uma interessante nova legendagem de um Hitler irritado com o Twitter.


Não há dúvida que esta cena do filme de Hitler está ultra-popular pois tem sido possível fazer de tudo com ele. Já aconteceu fazerem paródia com o Benfica também...

2 comentários:

Geração HD disse...

Blogs e twitter complementam-se

( é o meu caso )

ArmPauloFerreira disse...

Concordo.