quinta-feira, 30 de abril de 2009

Televisão digital terrestre... já arrancou em Portugal!

"A Televisão Digital Terrestre (TDT) arrancou oficialmente em Portugal. A partir de hoje (29 de Abril 2009), começam os preparativos para o switch-off (desligamento) definitivo das emissões analógicas, o que deverá ocorrer antes da data imposta pela União Europeia.
A Portugal Telecom anunciou que conseguiu superar os objectivos iniciais de cobertura. Assim, em vez das oito a 12 localidades previstas para o começo das emissões digitais, há 29 concelhos, incluindo ilhas, que estão a partir de hoje abrangidos pela TDT, o que corresponde a 40 % da população portuguesa.

Até ao final do ano, a PT conta abranger 80 % da população com as emissões de Televisão Digital Terrestre, sendo que em 2010 todos os portugueses terão acesso às emissões digitais. A PT acredita estar em condições para adiantar em 16 meses o prazo imposto pela União Europeia para o switch-off das emissões analógicas, o que deverá acontecer em 2011.

Entre as vantagens das emissões digitais conta-se a maior qualidade de imagem e de som, ou a possibilidade de emitir em alta definição.
" In Exame Informática

É tudo muito bonito neste país...
Isto ia começar já com o lançamento de um novo quinto canal e... foi abortado. Ninguém se entendeu!
A TDT arrancou e serão poucos aqueles que estarão aptos a ver alguma coisa. É que é preciso ter as TVs que já tenham a descodificação da TDT que é emitida na norma em MPEG-4/H.264. Ou então se não tivermos equipamento já tão sofisticado... precisamos de ter um aparelho descodificador para ver estas emissões. É algo assim do género, OK.

As caras envolvidas são sempre as mesmas...


Entretanto, as operadoras de serviços de televisão/net/telefone, trataram de serem elas a resolver o problema da falta de canais HD e lá desenvolveram as boxes próprias para os seus serviços. Quer se dizer... agora ao chegar a TDT, toca lá a juntar mais uma box à televisão... Afinal já temos poucas não é?
Vai daí que também é de se notar que a emissão da TDT é assegurada pela Portugal Telecom e que a proposta da ZON para assegurar o tal quinto canal não foi aprovada. Hummm...

Quer-se dizer, olhando para o mercado, a isenção de servidor do serviço TDT é algio afectada, uma vez que a mesma já anda no mer4cado com a sua própria proposta de serviço de canais (o Meo). Assim a PT passa a ter tudo o que é televisão: a emissão TDT + Meo + canais HD... e por este caminho não me espantará que o quinto canal lhes seja atribuído também. Não me cheira nada bem esta situação monopolista logo á partida.

Agora ide notando também a vertente comercial nas lojas: a vaga da baixa acentuada dos preços dos LCDs e plasmas, etc... Reparai também que serão esses os modelos que não estarão aptos a ver a TDT.
E como as marcas no mercado irão renovar a oferta para terem todos os modelos em catálogo já preparados para a TDT... vai haver uma nova corrida ao LCD.
Vai acontecer que as lojas irão ter lado a lado modelos aptos com os não-aptos. O apanágio da moda do bom portuga é não querer saber de chatices sobre características e tal. O bom portuga só olha para os números do preço que estarão nas lojas... e o que lhe vai saltar á vista é a combinação de ecrãn grande e fino a baixo preço. As lojas gostam de fazer destaques fortes a valores baixos. Está se a ver o "filme"... Escolham muito bem...

Infos de ajuda: site nacional da TDT
Imprensa on-line (por ex): Público + Jornal de Negócios + Exame Informática

4 comentários:

Zé Miguel disse...

Se o preço da box que descodifica o sinal TDT for barata, até é capaz de ser um bom negócio comprar uma destas televisões em saldos

ArmPauloFerreira disse...

Também não está mal esse raciocinio... apesar de ser mais um aparelho perto da TV e a gastar luz só para que a Tv possa mostrar imagem...

Azrael disse...

Não há absolutamente nada de jeito para ver na TV em Portugal! Novelas, novelas, novelas, concursos e mais concursos de pessoal a tentar cantar (toda a gente em Portugal parece querer ser cantor!! Não percebo). Tirando um ou outro joguito de futebol (e mesmo assim a qualidade do nosso vai de mal a pior), só vejo um motivo para comprar um LUXO destes: jogar uns joguitos de consola. Acontece que tal como eu milhares de trabalhadores (excluo do lote os funcionários públicos), matam-se a trabalhar horas e horas por dia para no final do mês receberem uma miséria!! Não há tempo para nada!! Se forem como eu, tenho 3 canais e meio (apanho mal ou a RTP1 ou a SIC - varia com os dias :) ), servem-me perfeitamente!! Dá pra ver os telejornais! Guardem o dinheiro que bem vão precisar dele nos próximos tempos!!!

ArmPauloFerreira disse...

se analisarmos a experiência de ver TV pela miséria dos nossos 3 canais e meio, então nem haveria valor em passar para TDT. No entanto aqui para aquilo que vejo, a maior parte das vezes nem me lembro deles excepto pelos telejornais (o da tvi não conta porque não é um jornal a sério). O que vai valendo são os canais temáticos da nossa cable-tv...
Mas temos de ficar agradados por ver as coisas melhorarem. Afinal, estivemos uma decada inteira para ver as emissoes adoptarem o 16/9 que ver tudo isso acontecer logo de uma vez a par de som e imagem digital e quem sabe algum hd.