terça-feira, 5 de maio de 2009

Escutando podcasts... Triplo Expresso

Já não abordava esta rubrica sobre podcasts há algum tempo e hoje é dia de o fazer porque o podcast Triplo Expresso comemora já um ano de existência. Como o tempo passa... há um ano que o acompanho!
Desde já felicito o projecto e esperemos que se aguente por mais algum tempinho por aí.

Mas afinal o que é o Triplo Expresso?

É um podcast de 3 pessoas à conversa: o Phil (blog iPhil), David Rodrigues (blog Sixhat Pirate Parts) e Maria João Valente (blog Mac ao Quadrado).

Os 3 juntos abordam os mais variados assuntos, normalmente incidem mais no campo da tecnologia informática mas isso não quer dizer que deixem de pôr na mesa temas muito opostos ou que até tragam aquilo que mais os motiva individualmente para a conversa.

A graça toda do podcast reside aí mesmo: os temas são imprevistos... mas normalmente discutidos com interesse para escutar. Modestia à parte e salvas as diferenças e distâncias... é um pouco como neste blog que lêem agora.

Não é também um podcast perfeito, onde certas vezes os assuntos acabam por se desviar para as posições individuais. Um dos pontos comuns a todos os 3 é usarem Macs mas não quer se dizer com isso que as abordagens aos temas Apple sejam muito abonatórios para a marca, especialmente quando se trata de software da marca para o público em geral e se não é a participação do Phil a fazer contra-ponto...
Contudo, a nível do hardware Apple e experiência de utilização são mais positivos. O mundo Linux e open-source é também muito bem mencionado e referenciado, principalmente pelo David Rodrigues. Por este andar já estão a perceber qual é o sistema vilão...

Por mim, revejo-me mais no que dizem quando fogem das tecnologias e abordam as outras culturas, especialmente cinema e séries de TV, as piratarias, temas gerais da sociedade, etc. É aí que, para mim o podcast se torna muito rico e interessante e convenhamos que é até um serão de longa conversa com mais de 1 hora de duração, pelo que tem de ser interessante para valer a escuta.

Acho uma pena, não dotarem o podcast de algumas características muito úteis, tais como marcarem as mudanças de temas com capítulos para fácil acesso (quando se repete a escuta por exemplo) e até fazerem acompanhar as conversas com imagens alusivas ao que está a ser debatido. Afinal, com 3 Macs a potenciar o podcast, isso seria pratico de fazer até com a aplicação Garageband presente em todos os Macs...

Normalmente, é lançado um podcast novo por mês e o mais recente, o #13 é dedicado unicamente a e-books. Foi pena, pois em dia comemorativo teria sido bem melhor e mais a condizer, um podcast semelhante ao #12 onde saltaram de tema em tema com graciosidade.
E temos de estar satisfeitos por termos assiduamente já há um ano, que agora se comemora. Estão de parabéns!

O podcast pode ser encontrado na página do Triplo Expresso ou via iTunes Store podcasts.

OutrosPodcastsAbordados aqui.

Sem comentários: