segunda-feira, 25 de maio de 2009

iTunes e os CDs desconhecidos

Se há coisa maravilhosa que o iTunes tem é a capacidade ao enfiarmos um CD original no computador, ele apresentar os títulos todos do CD.
Sempre adorei isso e mais tarde a capacidade de adicionar as capas. Ambas são um must...

Parece magia... ele saber qual é o disco, de que banda, os nomes todos das faixas, o ano, e mais algumas coisas (como quem escreveu as faixas, etc). Claro... desde que haja ligação à internet mas nos dias de hoje... ela está sempre presente (senão não estavam agora a ler este artigo).

Longe vão os tempos, de termos de escrever esses dados todos. Mas de vez em quando lá vai aparecendo um ou outro CD em que o iTunes não faz a sua magia.

O iTunes para apresentar esses dados, vai buscar a informação à base de dados da Gracenote CDDB.
Se lá existir... há magia!
Se não existir nada lá... toca a sermos nós a escrever tudinho.

Normalmente acontece muito com os CDs promocionais que acompanham revistas ou jornais. Ou então daquelas bandas mesmo muitíssimo obscuras... ou regionais, etc.

Agora o mais interessante é que com o iTunes, esse trabalhinho todo que tivemos a adicionar as informações pode ser colocado na base de dados e assim, somos nós quem ajudamos também nessas informações.

Por exemplo, acabou de me acontecer isso com o CD promocional dos Taxi...


É simples!

-Coloca-se o CD, selecciona-se o referido disco na barra lateral, pedimos as informações no menu File/Ficheiro e preenche-se os campos todos. Com este passo o CD passa a ficar identificado (banda, álbum, ano).
-Depois é avançar para os nomes das faixas uma a uma.

-Estando tudo escrito direitinho é avançar para o envio desses dados. No menu "Avançadas" ou Advanced, usar a função de "Enviar nomes das faixas do CD".
-Et voilá! É só isto...

A ripagem das faixas fica logo bem organizadinha... adicionem a cover art do álbum (procurem bem na net ou digitalizem-na) e ficará tudo perfeito.

2 comentários:

Peter Gunn disse...

Sem dúvida que é uma função excelente =) mas que o Winamp (por exemplo) também já utiliza à uns quantos anos e por acaso também através do Gracenote. Se bem que o iTunes é bastante mais completo ;) o que o torna uma optima base de dados discografica :D

Cumprimentos

ArmPauloFerreira disse...

Na verdade o iTunes já tem estas habilidades há bom tempo... referi a função porque passa ao lado e entendi referi-la.