quarta-feira, 6 de maio de 2009

Mini-Roundup tecnologico: La Fonera, Ubuntu, Kindle, Win7

Para não estar sempre só a abordar as news do mundo Apple, vou fazer uma inflexão por algumas tecnologias recentes que tenho observado serem do interesse geral.




Talvez mesmo o mais interessante router da actualidade seja o FON 2.
Nesta nova versão melhoraram imenso as características e passa agora a contar também com uma ligação USB e imensas habilidades, tais como: descarregar ficheiros da internet (torrents, rapidshare, megaupload, etc) sem necessitar de computador (uau!), possibilidade de fazer backups automáticos dos dados dos computadores agregados para um disco externo, partilhar por wi-fi a ligação de internet 3G (directamente das populares pens), ligar a impressora, etc..

Convém dizer que o FON é um router desenvolvido para o principio da partilha de internet por wi-fi por todo o mundo. Ou seja, o objectivo é ao ter um router destes, é tornar-se um Fonero ao disponibilizar num acess point wi-fi uma parte da nossa ligação de internet para todos os inscritos nesta comunidade. E mediante as solicitações de partilha é se reembolsado monetáriamente. Imaginem chegar a um país qualquer e ter acesso à internet no seu dispositivo móvel e gratuitamente (é até disponibilizado mapas dos access points disponiveis nas redondezas). Uma excelente ideia!

Por cá a ZON aderiu ao movimento e tem já disponivel na sua oferta o router FON. É pena que ainda seja o 1º modelo (que é menos interessante que o 2º).

Outra vantagem é que são bem baratos para aquilo que fazem e possibilitam.
Custam cerca de €50 apenas.



Amazon Kindle 2 ....e Kindle DX!

O e-book mais badalado do mercado (há bom tempo já): Kindle 2.


É um aparelho da Amazon, destinado a fazer aos livros o que a combinação iPod/iTunes fez com a música. Portanto, serve para se meter dentro dele montes de livros e desfolhar as páginas electronicamente. O ecrã é monocromático, o que ajuda ao descanso visual.

A maior novidade dos últimos dias é a chegada da versão Kindle DX, agora ainda com mais ecrã (9,7") e parece que dará suporte ao formato PDF.





Sistema operativo open-source. Uma variante de Linux, livre, gratuito, repleto de funcionalidades e talvez mesmo a mais interessante do género avaliando pela popularidade e promoção que a comunidade faz.
Há versões Desktop, Server e para netbooks.
Tudo gratuito claro!



Windows 7... versão RC1 gratuito

A Microsoft quer fazer do Windows 7 o melhor sistema operativo que já fez e salvar-se da má fama gerada com o Vista. Pessoalmente acho o Vista o mais interessante Windows lançado até hoje, pelo que o W7 será interessante pois não é nada mais que a evolução do Vista (ou como deveria ter sido o Vista).
Este novo Windows tem muitas novidades, sendo uma delas o XP Mode, que habilita o funcionamento de aplicações desenhadas para XP como se estivesse em pleno... Windows XP! Uma solução engenhosa para permitir uma mais rápida adopção do W7 (lembrem-se que o XP já está arrumado para a MS e que o suporte a ele terminou).

O Windows 7 RC pode ser descarregado gratuitamente do site da Microsoft e usado até 1 de Junho de 2010. Depois desse prazo o Windows 7 RC passará a desligar-se ao fim de 2 horas de uso...

1 comentário:

Geração HD disse...

O fon2.0 estou tentado ... por 50eur ... com Print e File Server ... dá muito jeito para por ao lado do Belkin :-P


Quanto ao Windows 7 , estou a testar desde as primeiras betas ( até ao RC ) no VMWARE , e promete ! Venha a RTM em Agosto :-)