quinta-feira, 21 de maio de 2009

Moblin... um novo Linux para netbooks

Nos últimos tempos tem se notado a crescente moda de usar netbooks, que são pequenos portáteis de baixo custo e vocacionados para um uso de computação muito simples e baseado na internet.
Ora como a maior parte tem visto nos netbooks algo mais do que a sua génese, iludidos pelo factor de que se até tiver instalado um Windows XP, aquilo passar a fazer o lugar de um portátil a sério a um fracção do preço.

Ora era precisamente pelo sistema operativo, que ainda não me tinha convencido nada disto. E as variantes Linux que acompanham alguns modelos também não me encantam por aí fora. A razão é que se o Netbbok serve para tarefas simples, porque razão não teriam um sistema operativo mais simplista e totalmente virado para o acesso rápido?
Tal como acontece no iPhone, a Apple adaptou o OS X ao uso de acesso rápido, criando uma variante móvel impressionante. Assim sempre entendi que um Netbook deveria ter algo como sistema operativo mas nesse sentido. Nada de full-Windows XP!


Pois bem... e não é que a Intel decidiu desenvolver um sistema operativo pensado para netbooks, onde o acesso às tarefas é directo ao assunto e com uma única interface para tudo!
Assim foi desenvolvido pela Intel o projecto Moblin.org

Moblin, que significa MOBile LINux e que estes dias foi apresentado já na sua versão 2.0 beta.

E pelo que se percebe é mesmo algo muitíssimo interessante e até muito acertado.


Quanto ao funcionamento do Moblin nada melhor do que realmente ver no seguinte video, que é totalmente esclarecedor do ponto de simplicidade do sistema.



Como, poderam notar, com uma só "janela" aberta, que é a interface, se tem acesso a tudo rapidamente. Basta usar a "tab" do género pretendido e imediatemente o acesso directo a esse tema ou conteúdos.


É totalmente gratuito e como é open-source, é disponibilizado no site todas as ferramentas para se desenvolver aplicações para o sistema e por aí fora.
Segundo percebi, a instalação é realmente simples e pode ser mesmo testado o seu funcionamento sem ser necessário desinstalar o que está. Basta descarregar do site e usar a imagem de instalação...
O requisito para funcionar é que requer um precessador Intel.
Portanto... se não for Intel... népias!

Está mesmo altamente e merece estarmos atentos a esta variante linux.


Tão simples que até uma criança do pré-escolar saberá usar!
Hummm... isso até que já me está a dar cá uma ideia de como libertar o computador dos meus "pestinhas" lá em casa...

2 comentários:

Nuno Pereira disse...

Parece-me algo semelhante, mas ja um pouquito mais avançado que o que a Asus usa actualmente nos seus portateis e nalgumas boards. o EXPRESS GATE.

humm, soluções, soluções...

ArmPauloFerreira disse...

Eu gostei bastante da simplicidade deste sistema. Convida qualquer um a usar e até dá a sensação que nem é preciso ter conhecimentos para o fazer.
Está mesmo à maneira este projecto.