sexta-feira, 8 de maio de 2009

Nas bancas em Maio '09: novo jornal "i"

Mesmo com a crise, a baixa acentuada na venda de jornais, ainda há quem entenda remar contra a maré e lançar para as bancas mais uma nova publicação. É um novo jornal e diário, mas que pretende ser inovador, irreverente, interessar, etc... desde que comece o termo por "i" pois é esse mesmo o nome da publicação. Apenas e simplesmente: i
Acho graça o uso do i... e no jornal funciona como um logo tal como acontece ao "P" no Público...

Boa sorte!

i
(também com presença web em i-online)




Adenda (com reviews):

A edição de hoje (Sexta-feira) "já cá canta" (juntamente com o outro, o Ipsilon... ooops... desculpem, queria dizer o Público) e na minha sincera opinião é um jornal que privilegia muito o design e a estética das páginas sendo esse o factor mais relevante. Boas cores, aliás é todo ele a cores, mas os tons berrantes adocicados pelas fotos, a força da fonte Helvetica em frases multicolores, os espaços e o paginamento são refrescantes e tornam a leitura leve. Seguidamente o formato do jornal: tamanho menor que o Público e com as folhas todas unidas por agrafos.
Se juntarmos o design e o formato, quase poderíamos afirmar que o "i" é mais revista que jornal. E será isso mau? Não!

Ao nível dos conteúdos, parecem ser igualmente leves e não muito explorados para se tornar jornal de referência. Fiquei um pouco desapontado no que toca à parte cultural. Afinal com tanto destaque no topo da capa no berrante amarelão, pensava que estaria aqui um grande desenvolvimento. Tem muita coisa mas desilude pois com tanto design desde o inicio do jornal quase nem se dá pela diferença nestes conteúdos.


É um jornal muito agradável à vista e que promete interesse. Mas está a começar ainda e temos de dar um tempo para que estabilizem a edição.

Não há ninguém perfeito e num lançamento as situações menos bem conseguidas podem acontecer facilmente.

É que realmente a capa da 1ª edição (mais acima no inicio do post) estava muito fraca para uma estreia.
Facto explorado e muito bem argumentado no Bitaites mas que é na minha opinião demasiado contundente para uma edição que ainda está apenas a arrancar. Só vi a capa e não vi o jornal de ontem (Quinta-feira) e como são estreantes ainda andarão a afinar muita coisa e algumas delas terão de melhorar (tais como refere Zone41 acerca do site).

Por exemplo, ainda há imensos aspectos ao nível de pré-impressão que merece ser revisto (para mim o mais gritante é o logo, o tal "i" grande no topo da página que por estar a preto se lhe meteu um overprint automático mas não repararam que assim o "i" iria ficar amarelado pela enorme caixa amarela, que só seria aceitável se o "i" ficasse todo no interior do amarelo. Mas ao ficar meio acento de fora produz ali um efeito de pretos diferentes... eeu detesto preto-amarelados. O logo deveria estar permanente em preto reforçado a CMYK e sem overprints e assim assegurariam os tons do logo coerentemente uniformes em todas as edições.

Temos de compreender que esta equipa está a começar, pelo que julgar por apenas duas edições é demasiado cedo e até injusto. Com muitas mais semanas pode ser que sim... que se saiba o verdadeiro valor e vocação desta nova publicação.

2 comentários:

edu disse...

Também acho bastante injusto que se façam julgamentos do género quando ainda estamos a assistir ao início projecto.
A nível de conteúdos, gostei do que vi, e considero positivo o esforço revelado pelo i em implementar uma estratégia informativa de rigor.
No fundo, acho que tudo o que é imprensa escrita só tem a ganhar, uma vez que sendo maior a concorrência, mais selectividade e rigor informativo serão exigidos por parte dos leitores.

ArmPauloFerreira disse...

Exactamente. E não se deve esquecer também o impacto de design que o jornal i trás ao mercado.
Gostava de ver muitas outras edições concorrentes com uma imagem assim tão cativante.
Obrigado pelo comentário!