terça-feira, 12 de maio de 2009

Séries de TV round-up: está tudo no fim!

Tudo o que começa tem um fim... e as séries da temporada 2008-2009 estão de despedida.
Nunca acompanhei tantas séries como desta vez... e dar prioridades de visualização a tanta coisa é uma tarefa que ocupa bastante, pelo que as vou vendo conforme há tempo para tal.

Normalmente acabei por notar que certas séries sabem bem melhor quando vistas de 2 em 2 episódios (ou mais) como Lost, Fringe, Smallville, Kyle XY, Dollhouse, Terminator TSCC, etc. Outras há que só vislumbro um episódio de cada vez de tempos a tempos (Knight Rider, Ghost Whisperer).

Fora da cena das séries que são "importadas" via net, também lá acompanho algumas pela TV e com muita ajuda do DVR, pois neste caso a ZON Box* revelou-se um parceiro excelente para não se perder o que de bom passa (ou passou) na TV (True Blood, Dexter 3T, Eleventh Hour, My Own Worst Enemy e muito recentemente a Weed 1T).
Claro que muita boa série que é exibida na TV e que nem todas acompanho com regularidade. Vai-se vendo quando estão a dar... como se pode...


Assim já terminaram há algumas poucas semanas as mais recentes temporadas de:
- Knight Rider 1T (fim-da-série -única temporada pois não vai mais ser renovada... e ainda bem!)
- Terminator: The Sarah Connor Chronicles 2T
- Battlestar Galatica 4T (definitivo fim-da-série)
- Big Love 3T
- Kyle XY 3T (definitivo fim-da-série)
- Heroes 3T

E também a... Dollhouse!
Óóóó...

Terminou na passada Sexta-feira, com o 12º episódio... mas atenção que vai surgir com o lançamento da temporada em DVD, mais um exclusivo 13º episódio, "Epitaph One", a funcionar como um complemento do final da temporada onde vislumbraremos um futuro "doll" apocalíptico. É o tal episódio que a cadeia televisiva se recusou a passá-lo e há até quem já imagine que ainda possa sair desta visão apocalíptica um spin-off da série.


Quanto à série deixa a sensação que todas as personagens principais da série são na verdade, eles mesmo também "dolls" como a Echo...
Depois da doutora, também serão: o cientista que faz as impressões?, o agente que protege a Echo (como pode ele aceitar tão bem a Dollhouse?)?, a admnistradora?, o responsável pela segurança (o traidor Mr.Dominic...), o agente do FBI Ballard? e mais alguns?...

Mas a questão mais curisosa seria saber:
Como reagiríamos se tivéssemos 40 personalidades a funcionar em simultâneo?


Pois é... dá que pensar!
Esperemos que a série seja renovada (está em perigo de não o ser e apenas vir a ter produção como uma mini-série para lhe dar fim).
Que venham é muitos mais episódios pois soube a pouco!



E para nossa tristeza esta semana diremos adeus a mais algumas:

- Supernatural
(Não adianta... não sigo esta série interessante e não sei porquê! Excesso de séries? Narrativa desinteressante? Sei lá...)

- Fringe 1T

O dramático e revelador episódio que marca o final da primeira temporada de Fringe. Alguém perto da Divisão Fringe é inesperadamente atacado e o bioterrorista David Robert Jones volta, enquanto que Walter desaparece inexplicavelmente.

Encontre-se no meio de mais eventos mistérios a rondar o trio de investigadores ao mesmo tempo que questões são respondidas, observações feitas e lealdades testadas.

E J.J. Abrams volta a dar-nos mais uma surpresa trekkie (já o tinha feito em Lost -lembram-se ao inicio desta temporada, da cena na praia onde aparece um jovem aos berros com uma t-shirt vermelha? Pois... foi esse!).
Vejam só quem está na foto e que vai participar em Fringe neste último episódio e na já garantida 2ªT que aí vem!
Só lhe faltam as orelhas pontiagudas...
Eh, eh, eh!




- Lost 5T
Jack quer colocar as coisas em ordem na ilha, mas encontra uma forte resistência daqueles que são próximos dele, enquanto que Locke direcciona Ben para uma dura tarefa.


- Smallville 8T
Oliver (Justin Hartley) avisa Clark (Tom Welling) que Davis (Sam Witwer) precisa de ser morto, pois este é uma grande ameaça para ele e deve ser detido. CLARK E DOOMSDAY ENFRENTAM-SE. Enquanto que Clark não aceita tornar-se num assassino, o Arqueiro Verde e sua equipa decidem cuidar do problema por si próprios. Entretanto, Chloe (Allison Mack) fica dividida na guerra entre Oliver e Clark sobre matarem o Davis.



...e até a muito fraquita Ghost Whisperer 4T termina (finalmente -pois esta temporada foi algo penosa).


Assim parece que a silly season televisiva está a chegar. Há que pegar em filmes para entreter... ou talvez não pois há mais séries já a começar... em Junho já temos a 2ªT de True Blood!!!

No entanto há imenso a dizer sobre todas estas séries, algumas foram mesmo fabulosas e outras tiveram temporadas que voltaram a re-erguer a fasquia que parecia perdida.

E dizer "perdida"... já estão a perceber onde quero chegar pois depois da chata da 3ªT de Lost, o que não seria se não tivessem introduzido a personagem Faraday na 4ªT, com todas aquelas novas variáveis que ele carregou para a série. Mas nunca se imaginaria que esta 5ªT nos levaria até onde nos tem levado. É impressionante.
E venha lá a próxima 6ªT, a final e derradeira temporada, para que todos os mistérios se resolvam.

Mas a série que anda mais "perdida", sem saber onde quer chegar e que até se torna penoso acompanhar tem sido Heroes, que parece cada vez mais caminhar para um beco sem saída. E o problema começou exactamente desde o inicio da 2ªT, melhorou um ligeiro nada na 3ªT... mas a sensação que tem deixado é que Heroes precisa de ver o final definitivo e para isso deveria ter mais uma temporada curta (12 a 15 episódios) e ser escrita com um final á vista. Esta coisa de andarem a fazer um série que mais parece funcionar em loop dos mesmo acontecimentos over-and-over again...


Se tivesse de eleger as 5 melhores que acompanhei, diria que era muito difícil mas sempre avançaria com destaques para as excelentes surpresas que se tornaram:
True Blood, Dollhouse, Fringe
+ excelentes temporada que nos deram Lost e Smallville.

As mais chatas foram:
Heroes, Knight Rider e Ghost Whisperer.



Adenda:
*Uma palavrinha especial para a ZON Box HD+DVR:
É mesmo muito mais practico ver uma série gravada pela box DVR do que realmente estar a ver as séries apanhadas na net.
É que a estas da net é preciso fazer um monte de tarefas (descobrir os torrents, descarregar, gerir o armazenamento -quando são muitas começam a comer imensos Gigas-, arranjar e aguardar pelas legendas em versão PT, passar a DVD ou melhor ainda passar para o leitor USB ligado á TV... Ufa! Que dá mesmo uma trabalheira!
Ao passo que na Zon Box HD+DVR (ou a do Meo ou SmartTV)... é só fazer agendar e mais tarde clicar em play... e já se está a ver.

Um outro problema das TVs, é o lapso temporal que as séries têm de exibição perante a origem (normalmente dos EUA)... se elas dessem com uma diferença de apenas um mês, nem valeria a pena tanto download. E também ajudaria muito se as operadoras optassem também por mais canais com mais séries diferenciadas e que não sejam só de casos policiais/tribunais/advogados/romances.
Às vezes os canais parecem-me todos repetidos e a dar a mesma merdinha... arrisquem mais seus administradores do caralho!!!

3 comentários:

Nuno Pereira disse...

Com o fim da knight Rider, agora onde é que eu vejo a Deanna Russo???

ArmPauloFerreira disse...

Pois, pois... ainda imaginei que opinasses sobre a 2ªT de Terminator TSCC... que apenas pecou por ser longa e por ser mais drama que acção... mas até tenho gostado de ver. É uma variante complementar ao assunto Terminator!

Nuno Pereira disse...

depois de Terminator Salvation, é que os produtores sabem se há ou não 3ª temporada