terça-feira, 2 de junho de 2009

Kid stuff #1: Clássicos da Disney (Bambi e Pinóquio)

Deixo duas sugestões de dois clássicos da animação (entre tantos outros), ambos da Disney e já com os seus 70 anos:
"Bambi" e "Pinóquio", que podem ser encontrados em DVD ou Blu-Ray, em edições especiais de celebração dos muitos anos destes filmes.




Nos tempos de hoje, tudo é acelerado, inclusive os filmes animados para os mais pequenos. Ver o Bambi (especialmente este) ou o Pinóquio, nas suas versões originais é uma experiência que poderá ser marcante para eles.

É de notar que estas são histórias contadas calmamente, com uso de muitos sons instrumentais. A principio, as crianças que nunca viram nada assim, vão achar muito estranhos estes filmes por parecerem tão longe da produção actual e os vão rejeitar. Mas com uma paciência, à segunda ou à terceira vez, os filmes revelam-se para eles como algo único.

Provavelmente, enquanto a magia destes filmes infantis vai desfilando em frente a eles, o mundo deles pode até abrandar e durante esse tempo eles poderão até nem se mexer.

A magia destas fábulas, a ternura das imagens, as histórias que os fazem raciocinar... enfim, tudo é magnifico.
E no fim, além de ganharem duas histórias que lhes transmitem valores para o futuro, o que eles presenciam aqui é a História do Cinema (e da animação).


Pinóquio (1940)





Bambi (1942)

Sem comentários: