sábado, 13 de junho de 2009

Música da Semana: Sofa Surfers "Can I Get a Witness"

Por vezes o culto da canção pela canção, a faixa isolada de um álbum apenas porque não nos sai do ouvido, numa espécie de hit-wonder pode não traduzir (até mesmo "nadinha") lá muito bem tudo aquilo que foi pensado para o álbum que lhe dá origem.
Existem "milhentas" canções assim, daquelas a que nem queremos saber do resto do disco. Trago hoje aqui um caso que nunca me abandonou e é do álbum "Encounters" (2002) dos Sofa Surfers, e refiro-me especificamente à "Can I Get a Witness".

Na verdade, desde que ela chegou na altura à radio, que a escutava com imensa frequência na Antena3, daí a uma certa obsessão pela dita foi um pequeno passo... Fiz peregrinação à loja de discos da zona, na altura ainda o fazia à saudosa Valentim Carvalho do Shopping por perto (foi uma pena estas lojas terem sido fechadas... a FNAC é boa mas a "vibe" da VC era melhor).
Lá escutei com atenção o disco e sucedeu aquilo que não esperava: não consegui gostar da totalidade. Um tipo cá como o "je" apreciador das electrónicas, com queda pelo trip-hop e chill-outs, não estava para lá muito virada perante o que escutava. Apenas me enchia as medidas uma só canção, a tal que bem conhecia da radio e que curiosamente parecia uma canção extraterrestre no meio das outras todas. Nem sequer tinha lá uma parecida para ainda me iludir...

- Olhe lá... há pelo menos em single esta canção? Como só esta toca na radio...
- Não! Só o álbum completo. É tipo experimental mas é muito bom!

Gostos são gostos mas neste caso aconteceram duas situações em simultâneo. Uma é chegarmos ao álbum com os ouvidos fervorosamente treinados para uma certa sonoridade, com culpa para a faixa escolhida para rodar na radio. A outra acontece que a banda no álbum todo ofereceu um rebuçado contrastante com o resto. Aliás, todas as faixas chocavam-se de certa forma pelos contrastes que produzem na sua sequência.


"Encounters" é um álbum bom que requer tempo de escuta para começar a fazer sentido. É daqueles discos entre imensos, que são vitimas da escuta rapida na loja: se os sons não nos sons familiares e se não são de ficarem facilmente no ouvido, acabam por ter um fim comum: a rejeição implacável!
"Encounters" foi na altura rejeitado por ter uma maravilhosa faixa no meio de muitas que não convenceram nada.

Saí da loja sem o disco...
A canção ainda hoje brilha para mim e é por isso que a destaco e recomendo.
Ouçam-na!


Sofa Surfers (feat. Dawna Lee) "Can I Get a Witness" (Encounters -2002)



É curioso para mim nos dias de hoje estar a recordar esta situação pois nestes tempos actuais, em que estamos tão rodeados de meios de ter música facilmente e gratuitamente, conseguir arranjar um travão para o acesso desenfreado em que tudo isto se tornou é algo difícil já.
Que o digam os mais novos...

A verdade é que na altura, a voz da razão que se ergueu foi mais forte: o CD tinha de ser pago para o ter e para isso ele tinha de valer e de se justificar.

Se fosse hoje, quer se goste ou não, descarrega-se pela net todo e mais nada.
Sem pagar.

Pagar impede de ter tudo o que queremos mas ao mesmo tempo também coloca justiça em tudo isto. Na música actualmente pagar é a maior voz da razão que resta.
Há algo que está errado nos novos tempos...


Sem comentários: