quarta-feira, 17 de junho de 2009

Pensamentos sobre as mais recentes news da Microsoft

Parece que a Microsoft planeia lançar uma versão do Windows 7 sem o IE 8. Até aí tudo bem mas isto faz-me pensar como será que a malta consegue lá instalar um browser se não tiver nenhum para poder ir á internet e assim descarregar um browser (Firefox, Chrome, Safari, etc).
A Comissão Europeia, que tem sido muito penalizadora com a Microsoft na Europa precisamente por esta ter de base o IE já isntalado, também reagiu preocupado por agora estar perante o cenário de o Windows 7 vir sem um browser e vai daí pensou nisso e sugeriu que ao arrancar o sistema numa primeira vez surgisse um balão de aviso a questionar se qual browser o utilizador quer descarregar.
Novamente pensei cá para mim: e se nesse balão apenas surgirem poucas opções de browsers? Será que as outras marcas de browsers não se irão sentir ofendidos também pela ausência e discriminação?
Acho que mais valia deixarem vir o IE8 pré-instalado no Windows e a Comissão Europeia desistir de bater nesta tecla...

A Microsoft vai lançar uma aplicação para defender o Windows de virus, spyware e semelhantes ameaças.
Tem um nome muito curioso na lingua portuguesa:
Microsoft Morro Antivirus

Como? Com... Windows Morro?
Eu se usasse Windows quereria viver! Até assusta...

Vai ser gratuito e promete defender o Windows de tudo e mais alguma coisa.
Em que posição ficarão agora as imensas marcas que desenvolvem aplicações de defesa destes problemas para Windows?
Desconfio que ainda virão a ser essas marcas (McAffe, AVG, etc) a desenvolverem novso vírus de propósito para criarem novas falhas no Windows e depois virem alarmar o mundo que só o seu produto consegue fazer uma defesa efectiva...

3 comentários:

Nuno Pereira disse...

Sou completamente contra a comissão europeia nestas "regras«" de browsers e WMPlayers...!!!

Se o sistema é da Microsoft, claro que terá software da Microsoft após a instalação!!!

É mau para a concorrênçia? Não interessa, eles (concorrênçia) é que tem que melhor o software para que possa vir cada vez mais a ganhar confiança dos utilizadores...e os utilizadores claro, tem que ter mais curiosidade em experimentar essas alternativas.

Não vejo justiça nenhuma nestas "leis" da comissão europeia, tanto se fala da Microsoft e da sua larga percentagem de dominio no mundo dos PCs.. e sempre de olho nos §milhões, mas não haverá aqui também um aproveitar da comissão europeia em ganhar "dinheiro facil"???

E quanto ao Anti-Virus, há imenso tempo que faz falta e é uma jogada brilhante de Microsoft...e para mais se for freeware, tẽm o meu voto de confiança.

Não é uma questão de pensar que tou a defender a Microsoft, para mais quando o Windows já deixou de ser o meu primeiro sistema operativo, mas é por uma questão total de justiça, na meu entender estas questoẽs na realidade nem merecem ser questionadas.

ArmPauloFerreira disse...

Também concordo e acho que andam a abater demasiado na Microsoft pelo Windows.
Para mim, obviamente que nem faz sentido não ter o IE8 e se uma das maiores criticas ao Windows é os virus e spyware e afins, obviamente que é totalmente lógico que deveria o Windows ter essa componente já na base do Windows e ser a própria Microsoft a fazê-lo.
Nos últimos tempos tenho notado que da parte Windows estão a surgir finalmente coisas boas e com um rumo correcto. Admiro terem desenvolvido o Vista e o novo W7, este anti-virus Morro, todo o conceito net do Windows Live e a SkyDrive... nada mau tudo isto.
Eu acho que o problema maior deles actula é a máquina por trás do mundo Windows, que é o negócio comercial e os programadores de aplicações.

Mas é claro que Windows me afecta muito pouco com tudo isto: uso Mac OS X!

Geração HD disse...

Penso que o IE8 nao virá pre-instalado no Windows 7 ... mas vai la estar na mesma ... no " turn on/off windows features " no control Panel ...