sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cinedupla: Dragonball Evolution + Street Fighter: the legend of Chun-Li

Yah!
Yah!
Yiiiiáaaahhh!!!

Isto é o que dá ver filmes destes: Dragonball Evolution e o Street Fighter: the legend of Chun-Li


Ambos são semelhantes, ambos são adaptações de um imaginário anime muito próprio e ambos falham redondamente.
Não são mesmo nada de especial mas contudo há algo neles que atrai e pede para serem vistos. São dois filmes que tentaram ser o máximo da actualização do seu género para os tempos actuais.


Dragonball Evolution

(mais no blogue sobre este filme aqui)

O Dragonball acho que era o que tinha a tarefa mais complicada pois o visual da animação de onde origina era demasiado peculiar e até complexo para a transposição em live-act. Há a espaços e em alguns momentos coerência na adaptação para o modernismo e efeitos visuais actuais. No entanto, falta-lhe um sabor a épico greater than life e uma noção mais adequada na tentativa de colocar os eventos num nosso mundo real, pois passa a todo o tempo a tentar ser credível num mundo como o nosso para depois descambar em situações inacreditáveis de tão mal produzidas e até sem lógica.
Tem algum encanto pela curiosidade de ver estas personagens em carne-e-osso. E sim, lá para o final Goku sempre se transforma em macaco... por breves momentos.
Merecia uma produção diferente e mais empenho na história.

Street Fighter: the legend of Chun-Li

(mais no blogue sobre este filme aqui)

Já este novo Street Fighter, está um pouco melhor mas nele não há o tal encanto que o Dragonball ainda tenta dar. A história é mais realista mas banalíssima, que acaba por ser ainda mais traída quando a protagonista passa a usar o seu poder interno (que mais parecem as bolas do Dragonball) que destoa no filme.
A história é quase cliché, com a menina que aprende artes marciais para salvar o querido pai, tornado escravo do vilão de serviço, que é fraquito e inacreditavelmente de ter qualquer medo sequer.

Em comparação com uma outra tentativa há muitos anos atrás (com o Jean Claude Van Damme), esta adaptação está uns furos acima para melhor ao tentar não ser um filme-pateta. Peca ao mesmo tempo por estar concentrado numa única personagem (a tal de Chun-Li, que em apenas uma ou duas cenas aparece com o visual "oficial"), algo que no filme antigo ao menos tiveram a coragem de colocar lá as várias personagens que apareciam nos jogos. Contudo, deixa um final em aberto para um encontro com as tais outras personagens.
É apenas mais um entre muitos e que não tem nada de especial.


Ambos merecem ser vistos, se não houver mesmo mais nada interessante ou então pela curiosidade. Depois de vistos dificilmente se lembrarão que os viram...

6 comentários:

JPCarvalhinho disse...

E não percam o próximo episódio porque nós, também não!

João Sousa disse...

Eh pá, não me recordes essa pretérita patetice com o Van Damme. O filme é tão mau que até poderia gostar dele, não fosse ter sido o último trabalho do Raul Julia. É uma indignidade que aquela seja a última imagem que tenha ficado de alguém com o seu talento.

E ainda mais indigno é terem-lhe dedicado o filme. Quer dizer, eu não agarro numa poia e dedico-a à memória dos meus entes queridos, pois não?

ArmPauloFerreira disse...

@ JPCarvalhinho: Desconfio que não vai haver próximo episódio... o filme nem sequer estreou nos cinemas pois foi relegado pela própria editora para a venda directa em DVD.

@ João Sousa: Por acaso a melhor memória que tenho do Raul Julia provém dos 2 filmes da Familia Addams...

Nuno Pereira disse...

Muito maus, qualquer um deles.

O Street Fighter consegui cometer a proeza de ser pior que o do Van Damme!

Bruno O Que Tem O Apelido Duarte disse...

Sinceramente, eu prefiro a versão com o Van Damme pois ao menos é divertido (e muito muito muito estúpido). Este leva-se demasiado a sério sem realmente o conseguir ser.

ArmPauloFerreira disse...

O Street Fighter foi muito fraquinho, e depois a actriz é algo insuportável (foi de levar com ela durante temporadas seguidas em Smallville)... vale pouco, sim.

O Dragonball... evolution only on their ass!!!