sábado, 18 de julho de 2009

Música da Semana: The Eagles, bem-vindos ao "Hotel"...

Desta vez a edição semanal musical vai ser dedicada à banda rock "The Eagles".

Não tenho muito a dizer sobre os álbuns deles, precisamente porque a banda teve com a canção "Hotel California", um super-mega-hit tão estrondoso mundialmente, que acaba a grande maioria por unicamente saber quem eles são por causa dessa mesma canção.

"Hotel California" é um daqueles clássicos incontornáveis mas como todos queremos sempre mais, o caminho há uns bons anos atrás foi facilitado com a edição da colectãnea "The Very Best Of The Eagles" (1994), que reune o essencial da banda.

"The Very Best Of The Eagles"

Neste registo, que recomendo fortemente, abrange a curta carreira de originais da banda (de 1972 a 1979), se pode notar que a banda oscila entre o rock de estrada (em temas como "Witchy Woman", "James Dean" ou "The Long Run"), o country-pop (como as "Take It Easy", "Peaceful Easy Feeling", "Doolin-Dalton", "Tequila Sunrise" ou "Lyin' Eyes" por exemplo) e as canções românticas.

Curiosamente, é principalmente pelas inúmeras (belas) baladas que a colectânea mais se torna interessante. São quase todas daquelas de fazer descer o coração ás cuecas, daquele género que cria um ambiente de as fazer arrear quase em modo automático. Reforçadas ainda com títulos mesmo muito sugestivos: "Best Of My Love", "I Can't Tell You Why", "Desperado", "One Of These Nights", "Take It To The Limit" e obviamente que teria de descambar num local, neste caso no "Hotel California".

A banda regressou em 1994 para dar concertos e voltar a reviver o reportório. Obviamente que foi neste periodo que foi lançadas a colectânea, que devido ao enorme sucesso saudosista se tornou um grande hit e obrigou a ser várias vezes re-editada e também lançaram um disco ao vivo pelo meio.


"Tequila Sunrise (ao vivo do "Hell Freezes Over" -1994)


Contudo, só em 2007 é que lançariam um álbum novo de originais, curiosamente 28 anos depois do "The Long Run" (1979) com o "Long Road Out of Eden", que tem até um título bem evocativo da demora com o termo "Long" ao mesmo tempo que é similar no nome com o anterior de originais.
Foi longa a espera mas diga-se de passagem que o novo registo emula todos os momentos do best of, pois soa muito semelhante.

Deixo-vos com um video ao vivo de "Hotel California", que sempre me impressionou por, além de ter uma rica manta de guitarras, ser esta canção fantástica cantada pelo baterista. É aliás, um baterista que canta várias e das melhores até. Quem diria...

Hotel California (ao vivo 1976)


2 comentários:

Alexandra Paulo disse...

Tem muito boa música, mas que pouco se houve falar.!!!
É pena.

WL

João Sousa disse...

É uma daquelas associações de ideias que não faz sentido algum, mas sempre que ouço o Hotel California lembro-me de dois versos dos Repórter Estrábico:

"Os solos de guitarra, distorcidos e compridos,
Fincaram a garra na cera dos meus ouvidos".

Agora mais a sério: se pensarmos que este baterista/vocalista se chama Don Henley, senhor de uma carreira a solo bastante respeitável e autor de uma das melhores canções dos anos 80 - "Boys of Summer" -, o seu papel tão visível nos Eagle deixa de parecer tão surpreendente.