sexta-feira, 3 de julho de 2009

Raspas de Fibra Óptica... Meo, ZON e Clix

Actualmente, o mais recente passo que as operadoras estão a dar é com as ofertas de Fibra Óptica.

É um bom sinal e importante pois assim a largura de banda torna-se muito maior e isso permitirá ainda mais interessantes serviços. Pelos menos poderemos contar com melhor qualidade nos canais de TV e mais canais HD a funcionar em mais que uma televisão. Igualmente e mais interessante ainda será o acesso á internet a velocidades realmente muito rápidas na ordem dos 100 Mbps.


Contudo a fibra óptica da oferta da PT com o Meo Fibra e da SmartTV pela Clix, não são servidas da mesma forma como é a oferta da ZON Wideband, que dizem ser uma tecnologia algo inferior á adoptada pela PT.

A PT arranjou uma forma elegante de parodiar a qualidade da oferta de Fibra Óptica da ZON, á qual chama de "raspas de fibra".



A ZON Net Fibra tem velocidades máximas que atingem os 100 Mbps... mas a do Meo Fibra tem como minimo 100 Mbps e pensa em velocidades máximas na ordem dos 1,5 Gbps.
É mesmo: 1,5 Gbps!!!

A PT com este discurso entusiasmado de Zeinal Bava, realmente motiva fortemente quem os ouve.
Eu cá ainda acho que: o maior mal ainda será mas é de quem os ouve...



Agora a um nível técnico (com base em explicação no iSwitch pelo JPCarvalhinho)...

Na PT tecnicamente a solução deles é o regime FTTH (Fiber to the Home) simétrica, sendo depois á porta de casa controladas por equipamento ONT (Optic Network Terminators) que para já regula e limita a uns consistentes 300 Mbps.

Na ZON a solução já é outra pois funciona em HFC (Hybrid Fiber and Coaxial), o tal do Eurodocsis, que é uma norma assimétrica, para já a conseguir funcionar nos limites de 400/100 Mbs oferecida pelo docsys3.0 e a exigir ligações gigabit ethernet dentro da casa do cliente.


O grande ponto que no mercado faz a diferença é que a solução da PT exige que tenham de mudar as infra-estruturas e ligações actuais para acomodar a fibra óptica pelo país.
Bem diferente é a solução o docsis da ZON que por ser por via coaxial, é algo que se muda, apenas com a mudança dos equipamentos das pontas, por isso, qualquer cliente que tenha tvcabo, já pode hoje ter um acesso docsis3, enquanto que a fibra da PT ainda tem que ser “semeada”.
Logo para a PT chegar com Fibra a todo o lado vai levar muito mais tempo que a ZON...


Entretanto a ZON já tem novas campanhas de marketing para os produtos baseados na Zon Fibra, apresentados por gente ilustre: João Pinto e Marisa, Nicolau Breyner e familia, Boss AC...

Fica aqui o video apresentada pelo Nicolau Breyner...



Tudo isto é muito bonito, não fosse estas qualidades da fibra óptica apenas serem reservadas para já para Porto, Lisboa e um ou outro local apenas.
O resto do país... que se aguente à espera!

É aí que me penso novamente no valor da PT.
1,5 Gbps? Pois, pois...

13 comentários:

Anónimo disse...

E tenho de dizer que acredito que se atinja muito próximo disso. Eu em casa tenho o serviço de 18 Mbps e normalmente me chegam 17Mbps. É certo que também baixa para os 16, mas considero muito bom a constante velocidade em níveis elevados.
Aliás a ZON é o melhor fornecedor de Internet segundo a ANACOM, pois o acesso NET da ZON não é partilhado com a TV como é o caso do MEO e MEO FIBRA.

Com estas novas velocidades possui um serviço de internet ultra rápida, uma nova geração de serviços de acesso à Internet da ZON, que reúne o melhor da tecnologia de Fibra Óptica e do EuroDOCSIS3.0 para oferecer velocidades na ordem dos 400 mega bits por segundo.

Deixo um conselho: se vivem numa zona onde a ex-TV Cabo andou nos últimos tempos (1 ano ou 2) a instalar a sua rede (normalmente zonas que não abrangiam o cabo... aproveitem pois normalmente são essas as melhores zonas servidas pelo cabo.

Pelo que me informaram nos foruns da ZON, e que considerei uma grande vantagem é que se pretender aderir á ZON FIBRA não preciso de uma nova instalação na minha casa e posso usufruir dos novos serviços no momento, evitando obras e paredes esburacadas.

Cumps

ArmPauloFerreira disse...

Partilho da mesma opinião e o seu conselho tem sido igual ao meu. Onde a TVCabo/ZON instalou a sua rede onde antes não havia acabam por serem essas as zonas mais bem servidas.
A minha Netcabo também atinge valores muito próximos daquela que contratei.

JPCarvalhinho disse...

Sem dúvida que a rede da ZON já está muito mais avançada, sendo uma rede com mais de 5 anos se não fosse, seria de estranhar.

Quanto ao não ter que esburacar as suas paredes, tudo depende... se quer ter uma rede doméstica wireless, ou via o cabo coaxial, não espere nunca ter os 400 Mbps disponíveis no seu computador...

Terá À mesma que esburacar a parede para equipar a casa com gigabitethernet, ou seja cabo de rede de norma CAT 6...

Já agora, com MeoFibra, a PT passou a disponibilizar cerca de 90 canais em todas as televisões gratuitamente via a sua instalação de TV indoors, por isso, as vantagens da TV Cabo começam mesmo a esbater-se.

Eu quando fiz obras meti rede de tv e gigabit ethernet... e aconselho toda a gente a fazer o mesmo... só me arrependo de uma coisa... devia ter metido dois cabos para a parede da TV, pois assim ligava a meobox e a PS3 directamente ao router Gb... assim tive que meter um switch lá pelo meio para ligar uma porta da parede a estes dois equipamentos... helás... nas proximas obras já sei :)

JPC

JPCarvalhinho disse...

Já agora, foi dessa apresentação do "presidente" que eu vim no dia em que pus online a peça sobre meofibra...

Raspas... porque não é 100% fibra... mas sim e apenas até à célula.

entretanto, experimenta ver esta oferta:

http://www.cored.pt

JPC

JPCarvalhinho disse...

Lembrei-me agora de mais uma coisa... o 1,5Gbps é um valor do momento... pode ir mais alto...

Se pensares que a fibra é um canal de luz, e que já se consegue dividir este espectro em vários canais de cor, cada um com um sinal distinto... que pode ser dividido nas tonalidades das cores... e que não sofre com o microondas nem com o frigorífico do vizinho...

1,5 é só o princípio... se bem que para teres o 1.5 tens que ter uns equipamentos em cada ponta que entram já no domínio da rede de backbone... ou seja... neste momento os tais terminadores estabelecem o limite... (são tipo os modems de hoje em dia)

ArmPauloFerreira disse...

@ JPCarvalhinho: Nota-se claramente que estás muito dentro do assunto. Admito que um dia será a oferta do Meo a melhor do mercado pois eles estão a caminhar para isso. Mas no momento presente a nível mais abrangente penso que a do cabo (ZON) está mais realista e aquela que realmente é mais eficaz.
Em plena cidade de Gaia, estive lá num café (depois da hora de almoço) junto á câmara de Gaia, que tinha TV do Meo e pura e simplesmente não se conseguia ver nadinha do telejornal da RTP1 porque estava sempre a soluçar a emissão. Congelava, dava uns meros segundos, voltava a congelar... enfim.

JPCarvalhinho disse...

POis... por isso é que as instalações de fibra estão a ocorrer principalmente onde a solução MEo ADSL não tem qualidade técnica para prestar um bom serviço...

Natenganes disse...

Até à entrada da fibra óptica o MEO tv/net/voz (chamado de IPTV) disponibilizava - e continua a desponibilizar - estes três serviços através da linha adsl (do telefone) portanto a tv, o telefone e a internet partilham da mesma largura de banda. Isto pode criar lentidão em qualquer um dos serviços, especialmente se morar longe da central que serve a sua linha adsl.
Apesar de algumas falhas, acreditem que o grosso dos clientes ficou bastante satisfeito porque para muitos (Portugal não é só litoral) bastou ter uma linha da PT para poder ter Internet (telefone já tinham, tv até podiam ter por satélite) e para perceber isto basta viajar mais para o interior. Por outro lado é bom lembrar que a rede de cabo da ZON na altura chamada TVCABO foi feita pela PT (a quem pertencia a TVCABO).
Agora com a fibra óptica, a história é diferente e nem tem discussão.
Há duas palavras muito importantes no meio disto: "até" e "garantidos". Em todas as publicidades da fibra da ZON utiliza-se o termo "até XX Mbs", já na MEO é "XX Mbs garantidos", acreditem que isto nao acontece por a ZON não querer utilizar a palavra "garantidos" mas sim porque não pode. Depois de muitos testes foi concedido à PT esse direito. Mas foi a única que passou esses testes. Sei de casos de fibra óptica da ZON a funcionar a 13Mbs (50mbs subscritos). Na casa de um amigo que tem MEO fibra a 100Mbs, fizemos uns testes que deram médias do género 99Mbs.
A fibra óptica da ZON chega a um nó numa determinada zona e a partir daí sai em cabo coaxial para vários prédios, depois segue - tambem em cabo coaxial - do repartidor do prédio para os moradores. Aqui acontece o mesmo que para os utilizadores do MEO tv/net/voz por adsl, têm mais ou menos largura de banda consoante estejam menos ou mais longe desse nó.
Na MEO, a fibra óptica vai até um aparelho dentro da casa do cliente - o que até permite aos mais cépticos ver o cabo de fibra óptica - e só aí aproveita a rede de cabo coaxial dentro de casa para fazer a distribuição pelas televisoes.
Quanto às boxes nem vou falar tal é a diferença entre a melhor (MEO) e a outra, seja na qualidade, seja nas funcionalidades, seja no que for. Mas se alguem quiser eu digo as diferenças.
No que toca a "pacotes" a oferta da ZON começa à volta dos 50 euros e a da MEO a partir dos 30 euros.
A ZON tem 2 pacotes fibra(50 e 100Mbs)que incluem obrigatoriamente tv, net e telefone. A Meo tem todas as opcoes possiveis com fibra tv+voz ou tv+net ou tv+net+voz ou net+voz, e isto tudo em velocidades que vão do 5 aos 100Mbs...

Sou um cliente (insatisfeito) da ZON

Gostava que alguém comparasse os serviços do Clix aos da MEO e ZON pois não tenho muita informação destes.

ArmPauloFerreira disse...

Desconheço a FIBRA da Clix... mas conheço quem tem o serviço SmartTV e aqui funciona muito bem, segundo me contou o próprio. Os canais dão bem e têm algumas habilidades que gostav de ver na ZON (tais como a possibilidade de colocar um programa que esteja a dar de novo no inicio), o videoclube funciona e tem titulos em HD (tenho a ZON box e não tenho acesso ao videoclube).
Ver: http://armpauloferreira.blogspot.com/2009/06/zon-videoclube-e-outros-servicos.html

No entanto a minha net funciona perto dos limites contratados. Contudo, não sou ainda um cliente ZON Fibra (ainda não interessa mas parece que também ainda não a posso ter na minha zona).
Enfim, a ZON anda atrás de cobrir a oferta dos outros e consegue mais ou menos...

Para terminar, no meu entender os serviços que mais precisam da FIBRA são o Meo e Clix, para assim poderem assegurara TV em todas as divisões de uma habitação. A Fibra para o MEO não é bem pela internet mas sim para ter banda suficiente para assegurar aí umas 5 ou 6 divisões com TV em simultâneo. O resto da utilidade dada á FIBRA é só para atirar areia para os nossos olhos...

Reparemos que a ZON conseguiu sempre assegurar TV por toda a casa. A FIBRA na ZON só vai permitir que as várias divisões possam ter pela ZON Box mais canais e com HD.

A Net é secundária: o objectivo é a TV e o HD com a Fibra!

Ana disse...

que disparate é esse que a MEO tem, NO MÍNIMO, 100Mb??

A Fibra da MEO é divulgada com 5 MB até, tudo para não falar da lacuna de não terem capacidade de funcionar em todas as televisões!!

E falaram de 1,5Gb?! Informem-se bem, porque a ZON é a ÚNICA que tem velocidades acima dos 100Mb, nomeadamente os 200Mb e 1Gb...

Antes de criticarem "as raspas da fibra da Zon", tentem atingir essas velocidades!

Anónimo disse...

A MEO Fibra tem o minimo de 20Mb.. Sim, neste momento o maximo é 100Mb..
Mas a ZON 50Mb nem em metade do dia tem essa velocidade, para que 100, 200?? Pura publicidade.. Assim como Zon 1Gb, lool, tem que? 2 casas ligadas com isso? Se bem que ai ja utilizam fibra! Palhacitos!

Unknown disse...

Mudei recentemente para a ZON Fibra (dia 13 de Janeiro, já tinha ZON, mas o pacote com 20MB onde só conseguia uma media de 16/17MB) e neste momento estou a viver um pesadelo, trabalho como freelancer na area da publicidade e tenho publicitado no meu site como uma das formas de contacto o telefone fixo.
Ora a ZON ao mudar o meu serviço, simplesmente cortou-me o telefone e agora quem me tenta contactar ouve a uma mensagem a indicar que vai ser encaminhado para o voice-mail que para mais não tenho acesso. A juntar a isto tive que gastar dinheiro do meu telemóvel para comunicar a situação uma vez que o pacote que aderi inclui uma linha "grátis" e nem essa ficou activa. Após pedir responsabilidades nem isso fazem dizendo que alinha é grátis e como tal não tenho que ser ressarcido de nada, esquecendo que a linha principal me custa cerca de 10euros por mês (chamada ilimitadas para a rede fixa, numeros começados por 2 ou 3). A juntar a isto tudo e após "n" de reclamações tanto por telefone, como por escrito já por 2 vezes que recebi sms's a informar que o serviço já estava ok, o que era mentira. Como se isto não bastasse, todas as pessoas com quem falo na linha de apoio dizem que o problema ficará resolvido o mais breve possível, possivelmente no espaço de 24h, mas que para meu desespero no dia 15 (sexta-feira) o problema nunca ficaria resolvido antes do dia 19 tendo sido iinformado hoje que afinal sria pelo menos 8 dias após a comunicação da ocorrência que nos registos deles só foi comunicado no dia 14, tendo eu contraposto que era mentira uma vez que no proprio dia 13 dia informado por escrito e por telefone do problema, sendo que a resposta que obtive foi que o problema só tinha reportado no dia 14 em virtude de uma anomalia informática do sistema deles.
No meio disto tudo a ZON continua a não querer assumir responsabilidades nem os custos que já tive com todo este processo ainda para mais quando me privaram de uma ferramenta de trabalho e este ser um problema por vistos recorrente quando os clientes "migram" para a Fibra, tendo que ouvir da linha de apoio o descaramento a dizer que a unica coisa que irão fazer é não me facturar o serviço enquanto ele não estiver activo!!!!!!!!! Para terminar não posso deixar de referir que ao fazer testes de velocidade no acesso à net no "medidor" deles obtenho uma velocidade de upload de 1.5MB quando a contratada é de 3MB o que o operador da linha de apoio responde que se trata de um problema do "medidor"!!!!!!!

ArmPauloFerreira disse...

Muito obrigado a todos pelos tão diversos testemunhos.

A impressão que vou mantendo acerca da FIBRa é que os responsáveis nacionais (cada uma das operadoras), usa e vende a FIBRA como uma utopia a entregar ao cliente. O cliente não é tolo e rapidamente se apercebe que nem tudo é o "mar de rosas" que nos prometem e depois... é isto como vemos. Um serviço que prova ser interessante na ideia mas que está mal implementado para poder chegar a todos com as velocidades que uma Fibra tanto promete.

Continuo a alimentar que pensamos em FIBra para obter mais velocidades de net mas as operadoras não vêem dessa forma. A Fibra é apenas uma maneira de a operadora poder criar mais serviços (e não dar mais net). Reparemos no caso do Meo que explicito: a Fibra é para poder haver mais televisões com canais Meo numa habitação e mais box's acederem aos serviços de on-line da meo (videoclube, karaoke, musica, jogos, etc). Não acreditemos que é para nos darem melhores velocidades de net (aí eles travam-na para assegurarem qualidade para os serviços deles).
E a ZON apercebeu-se da vantagem de ter serviços on-line e foi pelo mesmo caminho...

A Fibra é apenas para assegurar os serviços deles que nos façam gastam algum dinheiro acima do que já lhes pagamos! Cheguei a essa conclusão e eles têm sido óbvios para mim...